Orçamento Via WhatsApp

Fale com um especialista
Nostrali pelo WhatsApp

Audiência na Corte Constitucional: tudo sobre o dia 24 de junho

10/07/2025 | Cidadania italiana
Audiência na Corte Constitucional: tudo sobre o dia 24 de junho

Em 24 de junho de 2025, a Corte Constitucional Italiana realizou uma audiência pública emblemática para examinar a constitucionalidade da legislação sobre a cidadania italiana. Durante a audiência, foi debatido principalmente o critério de descendência, o chamado ius sanguinis

O argumento era se a transmissão ilimitada da cidadania por sangue está em consonância com a Constituição Italiana e os princípios da União Europeia. No conteúdo de hoje, te explicamos tudo sobre o debate e quais os próximos passos.

 

Contexto e origem dos processos 

 

Vários tribunais italianos, incluindo os de Bologna, Milão, Roma e Florença, apontaram possíveis inconstitucionalidades na Lei 91/1992, que permite o reconhecimento da cidadania italiana a descendentes sem limites geracionais ou exigência de vínculo cultural ou residencial.

Durante a audiência do dia 24 de junho, o principal caso debatido partiu do Tribunal de Bologna envolvendo 12 brasileiros que solicitaram a cidadania italiana com base em uma ancestral nascida em 1874. O juiz levantou a questão de que, embora os requerentes cumprissem os requisitos documentais, não possuíam vínculos culturais, linguísticos ou sociais com a Itália.

Segundo o tribunal, a legislação atual, que não impõe limites temporais para o reconhecimento da cidadania por descendência, é uma das mais amplas do mundo. O argumento central do Tribunal de Bolonha é que essa prática pode ser incompatível com os conceitos de cidadania previstos na Constituição italiana. 

A ausência de restrições geracionais, para alguns, é considerada um potencial desvio dos princípios de razoabilidade, além de suscitar questões sobre o impacto social e econômico para a Itália.

Em contraponto, como argumentado pela defesa, o que se vê nas regiões de imigração italiana é justamente uma forte ligação dos ítalo-descendentes com a terra de origem. No Rio Grande do Sul e em Curitiba, Paraná, neste ano, foram organizadas diversas comemorações em homenagem aos 150 anos da chegada dos imigrantes.

 

Assista a websérie especial que desenvolvemos em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no RS

 

Enquanto os tribunais afirmam não existirem conexões, o que se vê nas regiões de imigração italiana ao redor do mundo é um orgulho profundo dos antepassados. Muitas tradições são mantidas intactas, desde a gastronomia típica até os grandes encontros familiares. Ainda, a fé, a identidade e a força que representam os italianos que chegaram no Brasil também são passadas de geração para geração.

 

Veja como a cultura italiana resiste ao tempo na Serra Gaúcha, graças ao orgulho e à memória dos descendentes

 

Nova lei também foi abordada na Corte Constitucional


Além disso, apesar do principal debate da audiência ser relacionado à lei 91/1992, a nova lei 74/2025, convertida do decreto-lei 36/2025, também foi abordada durante as falas dos advogados de defesa na Corte Constitucional. 

Eles defenderam que a cidadania italiana tem um valor histórico e simbólico. Alegaram que a naturalização pela descendência é um direito transgeracional que fortalece os laços culturais e não representa ameaça à ordem democrática. Em relação à nova legislação, apontaram principalmente a inconstitucionalidade da retroatividade da lei. 

Estavam presentes associações como AUCI (Avvocati Uniti per la Cittadinanza Italiana) e AGIS (Associazione Giuristi Iure Sanguinis), que participaram ativamente da audiência. As associações reforçaram que o ius sanguinis não é apenas uma regra jurídica, mas um elemento histórico e identitário. Ainda criticaram a nova normal, que cria ônus probatórios impossíveis para os descendentes, contrariando o princípio da razoabilidade.

 

Descubra como os corações ainda batem no ritmo da Itália, mesmo a milhares de quilômetros de distância

 

Próximos passos da Corte Constitucional

 

Com o encerramento da fase oral no dia 24 de junho, agora a Corte Constitucional entra agora em fase reservada de deliberação, analisando os argumentos e as normas questionadas.

A possibilidade de autoconvocação para examinar a Lei 74/2025 ou retorno dos autos aos tribunais inferiores com instruções é real.

A decisão final será proferida por escrito e publicada oficialmente no site da Corte Constitucional. Nenhum prazo oficial foi fixado, mas espera-se que a sentença seja publicada entre julho e setembro de 2025, considerando os prazos médios da Corte Constitucional para causas complexas e o recesso de verão europeu em agosto.

 

Qual o impacto da decisão da Corte Constitucional nos processos de cidadania italiana?

 

Para brasileiros e outros descendentes, o resultado do julgamento da Corte Constitucional pode determinar se eles precisarão atender novas exigências ou terão seu direito reconhecimento nos tribunais.

Caso seja mantido o reconhecido ilimitado, milhares de pedidos pendentes seguirão normalmente; por outro lado, se a Corte acatar o pedido dos tribunais, a adequação afetará diretamente milhões de ítalo-descendentes.

Além disso, a sentença já poderá refletir a posição da Corte para os novos pedidos de inconstitucionalidade da lei 74/2025. Neste sentido, pode inclusive existir a possibilidade que a Corte se posicione de forma conjunta sobre o tema, antecipando-se diante dos novos pedidos. 

Caso a Corte Constitucional reconheça a inconstitucionalidade da nova norma já neste momento, poderá instar o Parlamento e o Governo a promoverem a revisão ou revogação da legislação vigente, a fim de adequá-la aos preceitos constitucionais, especialmente no que tange à irretroatividade da lei e ao princípio da continuidade do status civitatis.

Na Nostrali,  estamos atentos a todas as movimentações para alinhar nossa estratégia jurídica e defender os direitos dos nossos clientes. Acompanhamos diretamente na Itália a audiência e seguiremos atualizando a todos com novas informações.

10/07/2025 | Cidadania italiana

deixe um comentário

Ao enviar o Comentário, você declara quem leu e aceitou os termos da nossa nova Política de Privacidade.

comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

veja o depoimento de quem já fez a cidadania italiana com a Nostrali

ver depoimentos

Cidades Atendidas

Rio Grande do Sul - RS
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.

Santa Catarina - SC
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.

Paraná - PR
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.

São Paulo - SP
São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras, Barueri, Americana, Indaiatuba, Cotia, São Carlos, Araraquara.

Goiás - GO
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.

Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Espírito Santo - ES
Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.

Minas Gerais - MG
Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.

Bahia - BA
Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.

Sergipe - SE
Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.

Alagoas - AL
Maceió, Arapiraca.

Pernambuco - PE
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.

Distrito Federal - DF
Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.

Mato Grosso - MT
Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.

Mato Grosso do Sul - MS
Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.

Paraíba - PB
João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.

Rio Grande do Norte - RN
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.

Ceará - CE
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.

Piauí - PI
Teresina, Parnaíba.

Maranhão - MA
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.

Tocantins - TO
Palmas, Araguaína.

Pará - PA
Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.

Amapá - AP
Macapá, Santana.

Roraima - RR
Boa Vista.

Amazonas - AM
Manaus, Parintins, Itacoatiara.

Rondônia - RO
Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.

Acre - AC
Rio Branco.

OK
Carregando

Carregando

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.

ENTENDI E FECHAR