Orçamento Via WhatsApp
blog
Quais os sobrenomes italianos mais populares no Brasil

Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados do Censo 2022 relacionados aos nomes e sobrenomes mais comuns do país. Por aqui, decidimos analisar estas informações e trazer uma lista com os dez sobrenomes italianos mais populares no Brasil. Então, que tal conferir? Será que seu sobrenome faz parte dos mais difundidos na comunidade ítalo-descendente brasileira?
Sobrenomes italianos mais populares no Brasil
Apesar de não estarem entre os sobrenomes mais comuns do país, como Silva ou Santos, os sobrenomes italianos podem ser facilmente encontrados no Brasil devido ao processo imigratório da Itália para o nosso país.
Ao acompanhar a lista, você verá algumas características relacionadas aos sobrenomes de origem italiana. Por exemplo, alguns deles são tão populares na Itália quanto no Brasil. Além disso, a incidência dos sobrenomes no Norte da Itália é mais forte, pois a maioria dos imigrantes que chegaram ao nosso país partiram da região.
Rossi
Entre os sobrenomes italianos presentes no Brasil, o mais popular deles também é o com maior número de descendentes mundialmente: “Rossi”.
O sobrenome aparece na 380ª posição do ranking brasileiro com 63.342 cidadãos. A nível percentual, no Estado do Espírito Santo, 0,07% da população tem o sobrenome. Enquanto isso, a nível municipal a maior incidência é na cidade de Nova Roma do Sul (RS), representando 3,20% da população local.
Na Itália, existem aproximadamente 77.814 famílias “Rossi”. Apesar de estar difundido por todo o país, o sobrenome tem uma maior incidência nas regiões da Lombardia, Emília-Romanha e Toscana.
Ferrari
Este sobrenome italiano pode parecer exclusivo por estar relacionado a uma grande marca de luxo, não é? Mas a verdade é que o sobrenome “Ferrari” é muito popular, tanto no Brasil quanto na Itália.
No ranking do Censo 2022, o sobrenome “Ferrari” aparece na 395ª posição, representando 0,03% da população brasileira – composta por 59.404 cidadãos. O sobrenome é mais comum nos estados do Espírito Santo, Santa Catarina e Paraná. Já quando falamos de cidades, as principais são Pinto Bandeira (RS) e Pouso Novo (RS), onde “Ferrari” representa 3,16% e 2,7% da população, respectivamente.
Do outro lado do oceano, existem aproximadamente 44.685 famílias “Ferrari” na Itália. A maioria das famílias estão na região da Lombardia, onde se concentram mais de 16 mil famílias.
O nome vem do latim ferrarius, que significa "relativo a ferro" ou "ferreiro". A forma italiana “Ferraro” significa exatamente "ferreiro", e “Ferrari” é o plural de “ferraro”.
Luna
Apesar de, no Brasil, ter maior incidência como primeiro nome do que sobrenome, ainda assim aparece na 418ª posição no Censo 2022. O sobrenome italiano “Luna” tem maior incidência em Pernambuco e, quando falamos em cidades, representa 1,70% da população de Paiva (MG).
Na Itália, o sobrenome “Luna” não é tão popular quanto os anteriores. São aproximadamente 372 famílias no país, sendo a maior concentração nas regiões da Lombardia e Úmbria.
Diz-se, inclusive, que o sobrenome surgiu na Lombardia, com o significado relacionado à lua.
Germano
Na 438ª posição do Censo 2022 está o sobrenome italiano “Germano”. São 50.726 brasileiros com o sobrenome, representando 0,03% da população. Rio Grande do Norte e Ceará têm a maior incidência percentual, mas em termos de quantidade de pessoas com o sobrenome, o Estado de São Paulo tem 13.563 cidadãos.
Enquanto isso, na Itália, existem cerca de 2370 famílias com o sobrenome “Germano”. Apesar do sobrenome estar presente em praticamente toda a extensão do país, as principais regiões são Piemonte e a Sicília.
Fortunato
Para o sobrenome “Fortunato”, os papéis se invertem! Enquanto no Brasil a maior incidência é no extremo Norte do país, no Estado do Amapá; na Itália, a maior concentração de famílias com o sobrenome italiano “Fortunato” está no Sul, nas regiões da Puglia e Campania.
Por aqui, 48.091 cidadãos brasileiros têm o sobrenome “Fortunato”, fazendo deste o 454° sobrenome mais popular do país. Os municípios de Vila Lângaro (RS) e Armazém (SC) tem a maior porcentagem de população com o sobrenome.
Como citamos, na Itália, as famílias se concentram mais ao Sul e existem aproximadamente 5195 famílias “Fortunato”. A origem vem do nome pessoal latino “Fortunatus”, que significa "próspero" ou "feliz".
Medina
Apesar do sobrenome “Medina” também ser originário da Espanha, Arábia-Saudita e utilizado por judeus sefarditas, é ainda um sobrenome italiano. No Brasil, representa 0,02% da população do país.
E dos 44.512 cidadãos brasileiros com o sobrenome “Medina”, os estados com maior incidência na população são Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul.
Na Itália, são cerca de 635 famílias com o sobrenome italiano. A maioria das famílias residem nas regiões de Piemonte e da Lombardia. Vale destacar que não se deve fazer confusão com o famoso sobrenome italiano Médici, de uma das famílias mais influentes da Renascença italiana, em Florença.
Magno
De acordo com os dados do IBGE, 35.768 cidadãos têm o sobrenome “Magno” no Brasil. O sobrenome italiano aparece na 539ª posição no ranking de popularidade. Os municípios com maior incidência do sobrenome se localizam no estado do Pará.
O sobrenome “Magno” tem origem no latim “Magnus”, que significa "grande”. Anteriormente, era usado na Roma Antiga como primeiro nome para designar pessoas de grande estrutura, como “Alexandre, o Grande”.
Das 1692 famílias italianas com o sobrenome, 329 se localizam na Puglia. Além disso, as demais regiões com maior incidência de famílias são Sicília, Lombardia e Campania.
Valle
O sobrenome italiano “Valle” está na 631ª posição no ranking de popularidade dos sobrenomes no Brasil, segundo o Censo 2022. São 28.452 pessoas com o sobrenome no nosso país.
A nível estadual, a maior incidência de porcentagem populacional se dá em Roraima, mas quando falamos em número de pessoas despontam São Paulo e Rio de Janeiro. Já para os municípios, as principais cidades são Quatiguá (PR), onde representa 1,41% da população e Quatro Irmãos (RS), com 1,22% da população.
Neste sentido, o comparativo com a incidência na Itália se conecta ao grande número de cidades do Paraná e Rio Grande do Sul com pessoas de sobrenome “Valle”. Por lá, são cerca de 9.081 famílias com o sobrenome italiano “Valle”. Destas, a maioria vive na região Norte do país - de onde muitos imigrantes saíram para vir ao Sul do Brasil.
São 1.581 famílias da Lombardia, 1.272 de Piemonte e 1.266 da região do Vêneto.
Romano
Na 639ª posição do ranking de popularidade do Brasil aparece o sobrenome “Romano”, com 27.599 pessoas. Ao analisarmos, conseguimos compreender que o sobrenome se fortaleceu no país com imigrantes que vieram para São Paulo, estado com maior quantidade e incidência de cidadãos.
“Romano” ainda está entre os sobrenomes mais populares da Itália, com cerca de 29.501 famílias “Romano” espalhadas pelo país. O sobrenome, claro, designava inicialmente pessoas da cidade de Roma e da região península da Itália.
Atualmente, contudo, se faz presente em todas as regiões italianas. A maioria das famílias, apesar disso, se concentram na região da Campania, somando 7.747.
Anselmo
Com 25.209 pessoas, o sobrenome “Anselmo” é mais um na lista de sobrenomes italianos que são populares no Brasil.
Apesar da maior incidência ser em Pernambuco, é em São Paulo que está o maior número de pessoas com o sobrenome. Já quando falamos em municípios, a cidade de Nossa Senhora das Graças (PR) tem o maior percentual de cidadãos com o sobrenome “Anselmo”.
Já na Itália, as regiões que concentram o maior número de famílias com o sobrenome são a Sicília e Piemonte. Ao todo, são aproximadamente 961 famílias italianas “Anselmo”.
Observação: Todas as informações foram retiradas do site Cognomix e Censo 2022.
Sobrenomes italianos mais comuns: Descubra se o Seu Está na Lista
Seu sobrenome italiano não está na lista? E agora?
Se o seu sobrenome não está na lista, não se preocupe! Isso não quer dizer que você não é descendente de italianos. A Itália possui uma grande diversidade de sobrenomes, sendo estimado que existam mais de 350 mil sobrenomes italianos.
O caminho ideal para descobrir se você tem antepassados italianos e possui direito de buscar o reconhecimento da cidadania italiana é pela pesquisa genealógica.
E o primeiro passo, normalmente, é conversar com familiares e conhecidos sobre os sobrenomes da família. Muitas vezes, os seus avós e parentes mais velhos possuem mais conhecimento sobre a origem da família.
Nostrali te ajuda na pesquisa de documentos
Se você não tem certeza sobre a origem da sua família ou já sabe que tem antepassados italianos, mas não tem tempo para fazer a busca das certidões e reconhecer a cidadania italiana, pode contar com o nosso time especialista.
Na Nostrali, oferecemos para os nossos clientes o serviço de pesquisa genealógica. Com pesquisadores especialistas em cidadania italiana, além de um escritório na Itália, conseguimos localizar com maior agilidade as certidões nas comunes e paróquias para que você consiga dar início ao reconhecimento da cidadania.
Fale com o nosso time especialista e solicite um orçamento!
comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.
veja o depoimento de quem já fez a cidadania italiana com a Nostrali
ver depoimentosCidades Atendidas
Rio Grande do Sul - RS
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.
Santa Catarina - SC
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.
Paraná - PR
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.
São Paulo - SP
São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras, Barueri, Americana, Indaiatuba, Cotia, São Carlos, Araraquara.
Goiás - GO
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.
Espírito Santo - ES
Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.
Minas Gerais - MG
Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.
Bahia - BA
Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.
Sergipe - SE
Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.
Alagoas - AL
Maceió, Arapiraca.
Pernambuco - PE
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.
Distrito Federal - DF
Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.
Mato Grosso - MT
Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.
Mato Grosso do Sul - MS
Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.
Paraíba - PB
João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.
Rio Grande do Norte - RN
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.
Ceará - CE
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.
Piauí - PI
Teresina, Parnaíba.
Maranhão - MA
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.
Tocantins - TO
Palmas, Araguaína.
Pará - PA
Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.
Amapá - AP
Macapá, Santana.
Roraima - RR
Boa Vista.
Amazonas - AM
Manaus, Parintins, Itacoatiara.
Rondônia - RO
Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.
Acre - AC
Rio Branco.
