Orçamento Via WhatsApp

Fale com um especialista
Nostrali pelo WhatsApp

blog

Florença: uma das cidades mais bonitas do mundo

25/09/2025 | Curiosidades
Florença: uma das cidades mais bonitas do mundo

Pelo segundo ano consecutivo, Florença - ou Firenze, como se chama em italiano – foi eleita a cidade mais bonita da Europa. No topo do ranking da Revista  Travel + Leisure, a cidade italiana encanta visitantes e moradores, refletindo a cultura da Itália em sua essência: arte, arquitetura, gastronomia e acolhimento. 

No conteúdo de hoje, vamos te contar tudo sobre Florença e os lugares que fazem dela a melhor cidade da Europa! Siga a leitura.

 

O que ver e fazer em Florença

 

Berço do Renascimento, Florença é conhecida por respirar arte e cultura. Então, muitas das atividades e passeios na cidade são culturais. Caminhar pelas ruas da cidade por si já é uma atividade impressionante pela arquitetura dos prédios, estátuas espalhadas e pela Duomo, visível de diversos pontos de Florença.

Confira a nossa lista de sugestões para explorar tudo o que a cidade tem a oferecer, seja ao turista ou o novo residente:

 

Explore a Catedral Santa Maria Del Fiore (Duomo)

 

Seria impossível começarmos nossa lista por uma sugestão diferente! A Catedral Santa Maria Del Fiore é o cartão-postal de Florença. A basílica é famosa pela sua cúpula, projetada por Brunelleschi e pelo campanário de Giotto. 

Toda a sua imponência fez com que a catedral levasse mais de um século para ser finalizada. A famosa cúpula foi considerada, na época, um desafio arquitetônico sem precedentes.  A construção da igreja começou em 1296, mas o projeto foi finalizado somente em 1436 com a entrega da cúpula.

A entrada na igreja é gratuita, mas para circular nas galerias é necessário comprar ingresso, inclusive para subir na cúpula. Ela se localiza na Piazza Del Duomo (também chamada de Piazza San Giovanni), onde também se encontra o Batistério de São João. 

 

Veja obras dos maiores artistas do Renascimento na Galleria degli Uffizi

 

O lar de algumas das obras de arte mais famosas do mundo! A Galleria Uffizi tem uma coleção incomparável de obras renascentistas e, sem dúvidas, é parada obrigatória para os fãs de artes que vão à Florença.

Como é descrito no próprio site da Galeria, “a disposição das obras, acompanhada por vistas espetaculares do rio Arno e da cidade, proporciona um encontro inesquecível com a beleza e a história”.

Dentre as principais obras-primas da Galleria Uffizi estão “O Nascimento de Vênus”, de Botticelli, “A Anunciação”, de Leonardo da Vinci, “A Madonna do Pintassilgo”, de Rafael e “A Medusa”, de Caravaggio. Sua fundação foi em 1581, mas a construção do prédio foi encomendada pela Família Medici, inicialmente para ser uma sede administrativa da cidade, com o piso superior reservado para a família expor sua coleção privada de arte.

Os ingressos para visitar a Galleria Uffizi custam a partir de € 29,90. Além disso, os interessados ainda podem comprar o ingresso que dá acesso a uma passagem secreta: o Corredor Vasariano, com cerca de um quilômetro de comprimento, conecta o Uffizi ao Palazzo Vecchio e ao Palácio Pitti, atravessando a icônica Ponte Vecchio.

 

Atravesse a Ponte Vecchio

 

Já que estamos falando dela, a Ponte Vecchio também é outro ponto turístico imperdível de Florença. Atravessar a ponte sob o Rio Arno é como transitar pelo passado. 

Ela abriga pequenos negócios, com lojas que vendem ouro e joias, por exemplo.  Trata-se de mais um dos legados da Família Medici em Florença, uma vez que anteriormente a ponte era repleta de barracas de açougue, mas o cheiro incomodava os poderosos Medici, que substituíram tudo por joalherias. 

Hoje, trata-se de um ponto incrivelmente romântico na cidade, buscado por muitos para apreciar o pôr do sol da Toscana.

 

 

 

Visite a Estátua de David, símbolo de Florença

 

Esta é mais uma parada obrigatória para os apaixonados pela arte. Na Galeria della’Academia se localiza a estátua que é símbolo de Florença e, também, uma das mais conhecidas obras de Michelangelo: a estátua de David.

Junto da estátua de Pietá e da pintura do teto da Capela Sistina, David é mais uma das referências do mestre do renascimento. Michelangelo levou 3 anos trabalhando para completar a obra, com elevado grau de dificuldade pelas condições do bloco de mármore.

Além de abrigar uma das mais famosas esculturas de todos os tempos, a Galeria della’Academia também conta com obras da Academia de Design, da Academia de Belas Artes e dos antigos conventos localizados ali, que foram doados pela igreja.

Para adultos, os ingressos de visitação da galeria custam €16. Vale destacar que ela não abre às segundas.

 

Viaje no tempo no Palazzo Pitti e nos Jardins de Boboli

 

Passear pelo Palazzo Pitti e os Jardins de Boboli é como fazer uma imersão na Firenze poderosa dos Medici. 

O palácio foi originalmente construído para a família Pitti em 1457, mas em 1549, a família Medici comprou o prédio e o aumentou: Bartolomeu Ammannati fez o projeto para um jardim e duas asas laterais ao edifício. Já os Jardins de Boboli são considerados a maior zona verde de Florença, com 45.000 metros quadrados. 

Ao visitar o complexo, é impossível não ficar encantado não só com a arquitetura e a exuberância do Palácio que servia de residência para os Medici, mas também, com as obras de arte que ali se encontram. O Palazzo abriga a Galleria Palatina, a Galleria d'Arte Moderna, o Museo degli Argenti, o Museo delle Porcellane e a Galleria del Costume. 

O que tudo isso significa? Que o visitante pode se programar para passar um dia inteiro por lá. Para aqueles que escolhem Florença como cidade para morar, fazer a visita em pequenas partes permite desfrutar de cada detalhe que as galerias oferecem.

 

 

 

 

Outros lugares imperdíveis em Florença

 

Além dos lugares que citamos acima, a capital Toscana tem muitos outros encantos que poderíamos citar, como:

1. Palazzo Vecchio;

2. Basilica di San Lorenzo;

3. Basílica di Santa Croce;

4. Piazzale Michelangelo;

5. Igreja Santa Maria Novella;

6. Mercado de San Lorenzo;

7. Mercato Centrale;

8. Teatro Verdi.

 

Qual a melhor época para ir para Firenze?

 

A verdade é que não existe uma resposta certa para essa pergunta! Todas as estações do ano podem ser aproveitadas por lá - por isso, talvez, a dica seja escolher viver como um cidadão e curtir Florença o ano todo.

Entretanto, destacamos que a cidade tem estações bem definidas. Assim, escolha viajar de acordo com a sua preferência, uma vez que o inverno é rigoroso e o verão com altas temperaturas.

A primavera é a melhor opção para aqueles que são apaixonados pela natureza, pois os Jardins de Boboli ficam repletos de flores e encantam a todos. As paisagens da toscana fazem um espetáculo à parte, com dias mais longos para passear.

 

 

Descubra Florença como um cidadão italiano

 

Visitar Florença apenas como turista é muito diferente de poder vivê-la no dia a dia, desfrutando dos direitos de quem tem a cidadania italiana reconhecida. A experiência ganha outra dimensão quando você pode estudar, trabalhar ou até mesmo residir legalmente nessa cidade que combina modernidade e história.

Para tornar esse sonho possível, oferecemos uma assessoria completa no processo de reconhecimento da cidadania italiana. Com uma equipe especializada, ajudamos descendentes a conquistarem o direito de se tornarem cidadãos e, assim, viverem em Florença ou em qualquer outra cidade da Itália com tranquilidade e segurança. 

Contratar a Nostrali é dar o primeiro passo para transformar Florença não apenas em um destino turístico, mas em parte da sua nova vida como cidadão europeu. Fale com o nosso time e solicite um orçamento!

25/09/2025 | Curiosidades

deixe um comentário

Ao enviar o Comentário, você declara quem leu e aceitou os termos da nossa nova Política de Privacidade.

comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

veja o depoimento de quem já fez a cidadania italiana com a Nostrali

ver depoimentos

Cidades Atendidas

Rio Grande do Sul - RS
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.

Santa Catarina - SC
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.

Paraná - PR
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.

São Paulo - SP
São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras, Barueri, Americana, Indaiatuba, Cotia, São Carlos, Araraquara.

Goiás - GO
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.

Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Espírito Santo - ES
Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.

Minas Gerais - MG
Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.

Bahia - BA
Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.

Sergipe - SE
Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.

Alagoas - AL
Maceió, Arapiraca.

Pernambuco - PE
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.

Distrito Federal - DF
Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.

Mato Grosso - MT
Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.

Mato Grosso do Sul - MS
Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.

Paraíba - PB
João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.

Rio Grande do Norte - RN
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.

Ceará - CE
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.

Piauí - PI
Teresina, Parnaíba.

Maranhão - MA
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.

Tocantins - TO
Palmas, Araguaína.

Pará - PA
Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.

Amapá - AP
Macapá, Santana.

Roraima - RR
Boa Vista.

Amazonas - AM
Manaus, Parintins, Itacoatiara.

Rondônia - RO
Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.

Acre - AC
Rio Branco.

OK
Carregando

Carregando

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.

ENTENDI E FECHAR