blog

Sobrenomes italianos: Confira os 150 mais comuns e descubra se o seu faz parte!

05/10/2020 | Cidadania italiana
Sobrenomes italianos: Confira os 150 mais comuns e descubra se o seu faz parte!

A história dos sobrenomes italianos começou por volta do século quinze, quando a população italiana aumentou exponencialmente e, por conta disso, as famílias precisaram se distinguir umas das outras.

Assim, a partir do ano de 1545, a utilização do sobrenome se tornou uma prática comum e necessária para diferenciar a população.
Atualmente, existem mais de 300 mil tipos de sobrenomes italianos, sendo que grande parte deles acabaram sendo modificados no momento de transcrição nos cartórios e outros foram até extintos.
Você também pode se interessar: Assessoria para obter a cidadania italiana: 5 vantagens de contratar uma empresa de assessoria
Neste post, vamos listar os 150 sobrenomes mais comuns da Itália e como encontrar a origem do seu sobrenome italiano. Confira!

 

150 sobrenomes italianos mais comuns

De acordo com pesquisas realizadas pelos sites Name Statistics e Cognomix, os 20 sobrenomes mais comuns da Itália são:

Rossi Esposito
Russo Romano
Brancos Ferrari
Bianchi Marinho
Giordano De Luca
Bruno Rizzo
Galo Ricci
Caruso Mancini
Ferrara Leão
Colombo Santoro
Conti Coppola
Amato Bianco
Vitale Lombardi
Fiore Messina
Parisi De Rosa
D'Angelo Rinaldi
De Santis Lombardo
Martini Longo
Serra Gentile
Giuseppe Sorrentino
Moretti De Angelis
Palumbo Fontana
Napoli Ferri
Grasso Caputo
Ferraro Barone
Marini Romeo
Franco Pellegrino
Salvatore Mariani
Pagano Martino
Carbone Martinelli
De Simone Ruggiero
Morelli Testa
Monti Piras
Bella Grimaldi
Fusco Francesco
Barbieri Milano
Marco Neri
Antonio Silvestri
Galli Palmieri
Napolitano Marchetti
Catalano Calabrese
Salerno Mauro
Villa Carta
Farina D'agostino
Simone Simone
Pace Pepe
Valente Ferro
Viola Melis
Palermo Ferrante
Pellegrini Garofalo
Piccolo Roberto
Volpe Capasso
Guerra Rossetti
Giuliani Andrea
Gatti Mancuso
Belli Constanzo
Castelli Bellini
Perrone Daniele
Valentini Monaco
Rizzi Pastore
Riccio Ventura
Maria Giovanni
Marchese Spina
Bello Mele
Fabbri Forte
Izzo Marra
Valenti Rossini
Benedetti Manca
Pinto De Martino
Pugliese Natale
Rosso Palma
Moro Bernardi
Dolce Meloni
Rubino Pisano
Spinelli Ceccon


Como descobrir a origem do sobrenome italiano?

Se o seu sobrenome não apareceu na lista, não se preocupe! Como falamos anteriormente, há mais de 300 mil nomes de famílias na Itália.
Em virtude desse número elevado, existem sobrenomes em particular que são menos conhecidos e que podem até ser confundidos com nomes de outras nacionalidades.
No entanto, para ter certeza que o seu nome é italiano e, de quebra, conhecer a origem dele na Itália, basta conversar com familiares ou utilizar ferramentas específicas de pesquisa.

 

Conversar com familiares e conhecidos

Muitas vezes, os seus avós e parentes mais velhos possuem mais conhecimento sobre a origem da família.
Portanto, com apenas algumas informações você já poderá descobrir qual a região de origem do seu sobrenome.

Ferramentas

Algumas ferramentas de busca como o Family.Search e o próprio Cognomix permitem que você pesquise a origem e até a popularidade do seu sobrenome em cada região.
Basta digitar o nome que você desejar no campo de busca e o site irá apresentar automaticamente qual a região de origem. Simples não é mesmo?

 

Como montar uma árvore genealógica?

Montar uma árvore genealógica pode levá-lo a uma interessante viagem no tempo, fazendo com que você entenda mais sobre suas raízes e origem na Itália.
Após conversar com seus familiares e utilizar ferramentas de pesquisa de sobrenomes italianos, você poderá montar o mapa da sua família, desde seus antecedentes que nasceram na Itália até você.
No entanto, antes de começar a elaborar o mapa familiar, é  necessário definir qual o seu objetivo ao registrar essas informações, como, por exemplo, solicitar a sua cidadania italiana.
O segundo passo é anotar todas as informações relevantes que tiver em mãos em uma folha de papel, como nome completo, data de nascimento, casamento e óbito.
Depois que você possuir todos esses dados, será muito importante registrá-los em um documento ou folha de papel.
O próximo passo será buscar os documentos e certidões de seus antepassados em ordem inversa, ou seja, começando por você, seus pais, avós e assim por diante.
Durante esse processo, é possível que você encontre algumas irregularidades nas certidões de seus antecedentes.
Isso porque, ao chegar no Brasil, seus sobrenomes italianos podem ter sido alterados à medida que foram assimilados no país.

 

Por que os antepassados mudavam seus sobrenomes italianos ao chegar no Brasil?

Como já mencionamos, muitos imigrantes italianos que desembarcaram no Brasil tiveram seus nomes e sobrenomes "abrasileirados". Mas, afinal, por que isso aconteceu?
Ao chegarem no país, os italianos eram registrados por brasileiros, ou seja, havia uma distinção entre os idiomas.
Sendo assim, não somente nomes mas sobrenomes também foram modificados de acordo com o nosso vocabulário.

Por isso, é comum encontrar um bisavó que se chamava Pietro mas, ao desembarcar no Brasil, foi registrado como Pedro.
Esse processo de adaptação de nomes e sobrenomes italianos não aconteceu apenas no Brasil, mas em outros países da América também. Utilizando o exemplo anterior, nos Estados Unidos o nome Pietro foi registrado como Peter.

Logo, é indispensável rastrear os registros originais de seu antepassado, que podem ser encontrados na sua região de origem, em igrejas e órgãos locais.

 

Qual a importância de saber a origem dos sobrenomes italianos?

Ao descobrir qual a origem do seu sobrenome italiano, você tem a oportunidade de conhecer mais sobre a história dos seus antepassados e até descobrir parentes pelo mundo.
Sabendo a origem dos sobrenomes italianos, é possível verificar em qual região sua família nasceu e, quem sabe, fazer uma visitinha por lá. Já imaginou?
Além disso, saber a origem do seu nome é essencial para obter a dupla cidadania italiana, sendo um direito passado de geração a geração e que oferece inúmeros benefícios!

Confira também: Como funciona a retificação de documentos para cidadania italiana?
 

Confira os 10 nomes italianos mais comuns

Agora que você já sabe quais são os principais sobrenomes italianos e a importância de conhecê-los, chegou a vez de listarmos os nomes mais populares originários da Itália:

Masculinos:

Giuseppe Antonio
Giovani Mario
Pietro Vicenzo
Francesco Carlo
Bruno Paolo

Femininos:

Maria Giovanna
Angela Teresa
Anna Lucia
Francesca Carmela
Antonietta Elena

 

Conclusão

Sabendo de onde vem o seu sobrenome italiano, você estará mais próximo das suas raízes e, é claro, poderá conquistar a cidadania italiana.
Se você precisa de um braço direito para lhe ajudar a conseguir todas as informações e documentos para o seu processo, conte com a Nostrali!

 

Conheça o Gruppo Nostrali

O Gruppo Nostrali foi fundado pelo advogado e empresário David Manzini, introduzindo ao mercado de assessoria para cidadania italiana e portuguesa a empresa Nostrali.
Desde então, o Gruppo vem ganhando destaque nacionalmente, possuindo mais de 800 reconhecimentos finalizados nos consulados e em território italiano nos últimos anos.⠀
O termo Nostrali significa "originário da nossa terra", simbolizando o orgulho pela nacionalidade italiana e sua cultura. Já a Porto cidadania, que realiza os processos de cidadania portuguesa, refere-se a cidade.
Sabendo da importância que esse direito tão especial tem para os descendentes de italianos, o Gruppo Nostrali nasce para guiar os clientes durante todo o processo de reconhecimento da cidadania.
Confira a entrevista com o diretor e fundador da Nostrali:

 

 

 

 

Pesquisa de documentos com base nos sobrenomes italianos

Se você não possui tempo para encontrar as certidões de seu antepassado ou está enfrentando dificuldades para conseguí-las, não precisa mais se preocupar!
A Nostrali oferece o serviço de busca e pesquisa de documentos para iniciar o processo de cidadania italiana.
Nossa empresa conta com dois departamentos de pesquisa, sendo a nossa sede em Caxias do Sul e uma filial em Pistoia, na Toscana.

 

Como funciona esse serviço?

Para iniciar a pesquisa será necessário que você envie toda e qualquer informação que possuir sobre seu antepassado italiano e, a partir disso, começaremos a reconstrução da história do cidadão italiano emigrado e das suas gerações descendentes.

Inicialmente deveremos localizar a região de proveniência e o ano aproximado de nascimento.
Caso o italiano tenha nascido antes de 1866, a pesquisa será focada nos registros religiosos. Se o italiano nasceu depois de 1866, nos concentramos nos registros civis.

 

Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba tudo sobre o processo!

 

 

05/10/2020 | Cidadania italiana
Compartilhe:
  • Facebook
  • Whatsapp

deixe um comentário

comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

veja o depoimento de quem já fez a cidadania italiana com a Nostrali

ver depoimentos

perguntas frequentes

Tenho direito à cidadania italiana por casamento?

Todos que mantêm casamento civil com cidadão europeu podem solicitar a cidadania italiana por naturalização se cumprirem os seguintes requisitos:

1. conhecimento do idioma italiano nível B1

2. se residentes fora da Itália: casamento civil há 3 anos, se tiver filho o tempo reduz pela metade

3. não ter antecedentes criminais

Por que reconhecer a cidadania italiana

O reconhecimento da cidadania italiana é um direito previsto por lei de todos que tem sangue italiano, ou seja, de todos aqueles que possuem um antepassado italiano. Obviamente devem ser cumpridos alguns requisitos legais e a transmissão da cidadania não deve ter sido interrompida entre as gerações. Além de ser um resgate das próprias origens, a cidadania italiana traz muitas vantagens. Leia a nossa página sobre as vantagens de ser italiano: Vantagens de ser italiano

O que é tradução juramentada e para que serve?

A tradução juramentada no Brasil é uma tradução feita por um tradutor que, após aprovação em concurso público, passa a ser habilitado em um ou mais idiomas estrangeiros e português e cujas traduções são reconhecidas oficialmente por instituições e órgãos públicos no Brasil. 

Para apresentar uma tradução aos órgãos públicos brasileiros (cartórios, tribunais, etc.) a tradução deve obrigatoriamente ser feita por tradutor juramentado brasileiro. Por exemplo, se você precisa retificar uma certidão em um cartório no Brasil, deverá traduzir o documento comprobatório para o idioma português, contratando um tradutor brasileiro juramentado.

Para apresentar uma tradução aos órgãos públicos italianos (consulados, comuni, etc.) é preferível que a tradução seja feita por tradutor italiano inscrito na Junta comercial italiana ou no tribunal italiano. Por exemplo, se você está indo para Itália fazer o seu reconhecimento ou está entregando a sua documentação para o Consulado italiano no Brasil, deverá traduzir as certidões brasileiras para o italiano e, neste caso, é preferível contratar um tradutor italiano por questões de qualidade da tradução e de credibilidade perante os órgãos italianos.

Sou descendente de italianos, porém não tenho sobrenome italiano. Isso é um problema?

Não, isso não é um impedimento ao reconhecimento da cidadania italiana. A cidadania italiana ius sanguinis é transmitida por filiação, por sangue. Ou seja, é suficiente você ter um italiano(a) na sua árvore genealógica para poder solicitar o reconhecimento da cidadania italiana. Vamos fazer um exemplo: seu bisavô veio da Itália, depois nasceu a sua avó e depois veio o seu pai o qual, porém, não tem o sobrenome italiano porque nasceu de uma mãe italiana que não passou o sobrenome para ele. Você mesmo assim tem direito à cidadania italiana, obviamente deverá verificar que não existam impedimentos documentais.

Cidades Atendidas

Rio Grande do Sul - RS
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.

Santa Catarina - SC
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.

Paraná - PR
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.

São Paulo - SP
São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Goiás - GO
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.

Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Espírito Santo - ES
Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.

Minas Gerais - MG
Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.

Bahia - BA
Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.

Sergipe - SE
Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.

Alagoas - AL
Maceió, Arapiraca.

Pernambuco - PE
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.

Distrito Federal - DF
Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.

Mato Grosso - MT
Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.

Mato Grosso do Sul - MS
Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.

Paraíba - PB
João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.

Rio Grande do Norte - RN
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.

Ceará - CE
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.

Piauí - PI
Teresina, Parnaíba.

Maranhão - MA
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.

Tocantins - TO
Palmas, Araguaína.

Pará - PA
Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.

Amapá - AP
Macapá, Santana.

Roraima - RR
Boa Vista.

Amazonas - AM
Manaus, Parintins, Itacoatiara.

Rondônia - RO
Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.

Acre - AC
Rio Branco.