Orçamento Rápido Via WhatsApp

Fale com um especialista
Nostrali pelo WhatsApp

Sustentabilidade na Itália: coleta seletiva italiana é referência no mundo

20/12/2023 | Curiosidades
Sustentabilidade na Itália: coleta seletiva italiana é referência no mundo

A Itália é um exemplo em sustentabilidade e coleta seletiva? A resposta é sim!

No país da bota, a gestão de lixo é muito importante para a sustentabilidade e afeta toda a União Europeia.

Vamos ver como o país cuida disso em diferentes lugares?

Afinal, se você está pensando em morar na Itália, ou mesmo visitar, é preciso conhecer o assunto.

 

Sustentabilidade na Itália: como funciona a coleta seletiva italiana?

 

O gerenciamento de lixo na Itália varia em cada região. O objetivo é reduzir a quantidade de resíduos e promover a reciclagem.

Isso mostra que a Itália segue as regras da União Europeia para lidar com lixo e ser sustentável.

A Itália é o quarto país que mais produz lixo na União Europeia. A quantidade de lixo produzida é de cerca de 175 milhões de toneladas. As informações são do Eurostat.

Sendo assim, entendemos porque o país é tão preocupado com a coleta seletiva e promove a conscientização ambiental.

 

Coleta seletiva italiana é referência mundial

 

A Itália lidera a reciclagem na região e reaproveita 83,2% do lixo gerado, segundo o Eurostat. Isso é muito acima da média da região, que é de 39,9%.

Como a Itália consegue ter um índice tão alto de reaproveitamento do lixo?

O segredo está na coleta seletiva, que varia conforme a cidade, mas apresenta alguns pontos em comum:

  • O lixo deve ser separado de acordo com seu material (papel, plástico, metal e vidro) e ser depositado no contêiner correspondente para reaproveitamento;
  • Existe um calendário para reciclagem. É dever do cidadão seguir o calendário para descartar os materiais no dia e horário indicados;
  • Se a separação e descarte não estão acontecendo como recomendado, advertências e multas podem ser aplicadas;
  • O lixo reciclável deve ser higienizado antes de ser depositado nos contêineres;
  • O cidadão precisa se atentar às classificações dos resíduos para fazer o descarte. "Differenziata" é para recicláveis, "Indifferenziata" é para não recicláveis, como fraldas, absorventes, cotonetes e outros;
  • Aliás, a Itália, em algumas cidades, disponibiliza o contêiner “Pannolini di Ogni Genere” para o lixo do banheiro. Quando esse depósito não está disponível, basta fazer o descarte no contêiner “Indifferenziata”;
  • As casas italianas também separam o “lixo úmido”, que são os resíduos encontrados na cozinha. Eles não devem ser misturados com os demais;
  • O lixo orgânico (úmido) precisa estar em sacolas biodegradáveis, distribuídas pela prefeitura para a população em algumas cidades;
  • Em grandes metrópoles, contêineres para o descarte adequado de eletrônicos, pilhas e óleo são distribuídos em pontos estratégicos para a população.

 

As cores dos contêineres não seguem um padrão, mas a prefeitura das comunas sempre deixará as informações disponíveis para consulta em lugares estratégicos.

O importante é se informar e contribuir para manter a Itália limpa e aumentar os índices de reciclagem ainda mais.

Saiba mais:
Turismo e serviços: desafios e perspectivas para a economia italiana

 

Sustentabilidade na Itália: a gestão da coleta seletiva italiana

 

A Itália enfrenta desafios únicos na gestão de resíduos relacionados ao turismo. Afinal de contas, é um dos destinos mais visitados do mundo.

Na Itália, a grande quantidade de pessoas circulando dificulta a coleta e gestão de lixo. Isso exige sistemas eficientes para lidar com o aumento temporário da produção de resíduos.

A Itália busca equilibrar turismo e preservação ambiental, seguindo diretrizes da União Europeia e metas da ONU.

 

Estimular a reciclagem

 

Desse modo, a Itália tenta desenhar estratégias para incentivar e estimular a reciclagem, como campanhas educativas em vários idiomas direcionadas aos turistas.

Além disso, é importante ter lixeiras adequadas e pontos estratégicos de coleta para lidar com o lixo em diferentes épocas do ano.

A Tassa Sui Rifiuti, ou TARI, é uma taxa sobre resíduos cobrada em toda a Itália, mas varia para cada cidade.

Essa abordagem viabiliza a sustentabilidade a longo prazo, preservando a Itália e todo o seu patrimônio cultural e ecológico.

Para saber mais:
Verde, branco e vermelho: qual é o verdadeiro significado da bandeira da Itália

 

TARI: Como funciona o imposto municipal sobre resíduos urbanos na Itália?

 

A Tassa Sui Rifiuti (TARI) é uma taxa sobre resíduos cobrada em todo o território italiano, mas apresenta variações de uma cidade para outra.

Este tributo considera a localidade, o tamanho da residência e o número de ocupantes na sua base de cálculo.

Essa tarifa busca tornar a tributação ambiental mais justa. Ela é aplicada de acordo com a quantidade de resíduos gerados ou o espaço ocupado pelas pessoas.

Quanto mais resíduos são gerados ou o espaço é ocupado, maior é a contribuição.

Essa abordagem visa incentivar práticas sustentáveis, uma vez que a cobrança motiva os cidadãos a adotarem comportamentos mais ecológicos.

Entendeu como o lixo na Itália é assunto sério?

Se você acabou de se tornar um cidadão italiano com documentação reconhecida, preste atenção nestas recomendações e faça a sua parte.

Se você ainda não conseguiu a sua cidadania italiana, a Nostrali está aqui para ajudar. Entre em contato e saiba como.

Quero ser cidadão italiano.

20/12/2023 | Curiosidades
Compartilhe:
  • Facebook
  • Whatsapp

deixe um comentário

Ao enviar o Comentário, você declara quem leu e aceitou os termos da nossa nova Política de Privacidade.

comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

veja o depoimento de quem já fez a cidadania italiana com a Nostrali

ver depoimentos

perguntas frequentes

Tenho direito à cidadania italiana por casamento?

Todos que mantêm casamento civil com cidadão europeu podem solicitar a cidadania italiana por naturalização se cumprirem os seguintes requisitos:

1. Conhecimento do idioma italiano nível B1

2. Se residentes fora da Itália: casamento civil há 3 anos, se tiver filho o tempo reduz pela metade

3. Não ter antecedentes criminais

Por que reconhecer a cidadania italiana

A cidadania italiana é um direito previsto por lei de todos que têm sangue italiano, ou seja, daqueles que possuem um antepassado italiano. Ainda assim, devem ser cumpridos alguns requisitos legais e a transmissão da cidadania não deve ter sido interrompida entre as gerações. Além de ser um resgate das próprias origens, a cidadania traz inúmeros benefícios. Leia a nossa página sobre as Vantagens de ser italiano.

O que é tradução juramentada e para que serve?

A tradução juramentada no Brasil é feita por um tradutor que, após aprovação em concurso público, passa a ser habilitado em um ou mais idiomas estrangeiros além do português. Suas traduções passam então a ser reconhecidas oficialmente por instituições e órgãos públicos brasileiros.

Para apresentar uma tradução aos órgãos do Brasil (cartórios, tribunais, etc.) a tradução deve obrigatoriamente ser feita por um tradutor juramentado brasileiro. Por exemplo, se você precisa retificar uma certidão em um cartório no Brasil, deverá traduzir o documento comprobatório para o idioma português e, para isso, contratar um tradutor brasileiro que seja juramentado.

Já para apresentar uma tradução aos órgãos públicos italianos (consulados, comunidades, etc.) é preferível que a tradução seja feita por um tradutor italiano inscrito na Junta Comercial italiana ou no tribunal italiano. Por exemplo, se você está indo para Itália fazer o seu reconhecimento da Cidadania Italiana ou está entregando a sua documentação para o Consulado italiano no Brasil, deverá traduzir as certidões brasileiras para o italiano e, neste caso, é preferível contratar um tradutor italiano por questões de qualidade da tradução e de credibilidade perante os órgãos da Itália.

Sou descendente de italianos, porém não tenho sobrenome italiano. Isso é um problema para conseguir Cidadania Italiana?

Não, isso não é um impedimento. A cidadania italiana ius sanguinis é transmitida por filiação, por sangue. Ou seja, é suficiente você ter um italiano(a) na sua árvore genealógica para poder solicitar o reconhecimento da cidadania. Por exemplo, se seu bisavô nasceu na Itália e veio para o Brasil e depois nasceu a sua avó já em terras brasileiras, seguida pelo seu pai que já não herdou o sobrenome italiano, mesmo assim você tem direito à cidadania italiana. Mas, claro, deve sempre haver uma verificação completa para que não existam impedimentos documentais.

Cidades Atendidas

Rio Grande do Sul - RS
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.

Santa Catarina - SC
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.

Paraná - PR
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.

São Paulo - SP
São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Goiás - GO
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.

Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Espírito Santo - ES
Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.

Minas Gerais - MG
Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.

Bahia - BA
Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.

Sergipe - SE
Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.

Alagoas - AL
Maceió, Arapiraca.

Pernambuco - PE
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.

Distrito Federal - DF
Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.

Mato Grosso - MT
Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.

Mato Grosso do Sul - MS
Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.

Paraíba - PB
João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.

Rio Grande do Norte - RN
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.

Ceará - CE
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.

Piauí - PI
Teresina, Parnaíba.

Maranhão - MA
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.

Tocantins - TO
Palmas, Araguaína.

Pará - PA
Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.

Amapá - AP
Macapá, Santana.

Roraima - RR
Boa Vista.

Amazonas - AM
Manaus, Parintins, Itacoatiara.

Rondônia - RO
Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.

Acre - AC
Rio Branco.

OK
Carregando

Carregando

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.

ENTENDI E FECHAR