Orçamento Rápido Via WhatsApp

Fale com um especialista
Nostrali pelo WhatsApp

Verde, branco e vermelho: saiba qual é o real significado da bandeira da Itália?

17/10/2023 | Curiosidades
Verde, branco e vermelho: saiba qual é o real significado da bandeira da Itália?

Não precisa olhar duas vezes. Ao ver a bandeira da Itália, as pessoas a reconhecem imediatamente.

Sem emblemas, brasões, escudos ou lemas escritos, a bandeira nacional italiana usa apenas três cores para transmitir a sua identidade cultural para o restante do mundo.

Mas você já parou para pensar o que há por trás dessa bandeira tricolor?

Vamos contar essa história e desvendar o que esconde tamanha simplicidade.

 

A Itália já teve outras bandeiras?

 

A bandeira de um país é o símbolo máximo de sua soberania e identidade nacional, representando o seu povo e destacando as características mais distintivas de uma nação.

À medida que a sociedade evolui, o mesmo ocorre com a bandeira. Isso é particularmente verdadeiro no caso da Itália, uma nação com uma rica história e lar de muitos eventos de importância global.

Entre as bandeiras italianas mais recentes e historicamente importantes, destacamos:

 

• Bandeira da República Cispadana: Durante as guerras napoleônicas, a região da Cispadana adotou uma bandeira tricolor com as cores verde, branca e vermelha, inspirada na Revolução Francesa. As faixas eram horizontais com um emblema no centro. Esse é o primeiro registro da bandeira tricolor, ocorrido em 1796;

 

• Bandeira do Reino de Sardenha: O Reino de Sardenha, que mais tarde se tornaria parte da Itália unificada, usou uma bandeira bem diferente do modelo atual, abandonando o tricolor tradicional;

 

 Bandeira do Reino da Itália: Muitas áreas adotaram bandeiras tricolores como símbolo de sua luta pela independência e unificação, uma vez que a nação italiana não existia e havia apenas a existência de cidades-estados independentes. Esse período histórico durou muito tempo, de 1861 até 1946, quando a Itália atingiu a sua unificação e estabeleceu a monarquia. Mais uma vez, o tricolor volta em uma tentativa de resgatar o espírito e identidade dos italianos;

 

• Bandeira da República Italiana: A bandeira italiana atual foi oficialmente adotada em 1948, após a queda da monarquia e o estabelecimento da República Italiana. Ao fim da Segunda Guerra Mundial, em 2 de junho de 1946, foi realizado um referendo para decidir o futuro da Itália e os cidadãos optaram por uma Constituição Republicana.

A adoção da bandeira oficial ocorreu dois anos depois da Proclamação da República e permanece inalterada até hoje.

 

Il Tricolore: qual é o significado das cores da bandeira da Itália?

 

Três faixas verticais, todas com proporções e tamanhos iguais, exibindo as cores verde, branco e vermelho. Essa é a bandeira nacional da Itália, e a palavra que a descreve é simplicidade.

No entanto, essa bandeira está longe de passar despercebida, pois a Itália possui uma das bandeiras mais reconhecíveis do mundo, assim como seu contorno no mapa-múndi.

Essa paleta de cores não foi escolhida aleatoriamente; as cores têm, de fato, um significado para o povo italiano. Vamos entender esse significado:

• O verde representa as planícies e colinas do país;

• O branco remete à Geleira dos Alpes ao norte da Itália;

• O vermelho é um lembrete dos heróis que derramaram sangue na conquista da unificação e independência italiana.

 

Bandeira da Itália: semelhanças e diferenças

 

Embora seja facilmente reconhecível, a bandeira da Itália às vezes é confundida com o símbolo nacional do México. No entanto, as diferenças são perceptíveis com um olhar mais atento.

Além do emblema na bandeira mexicana, as proporções e tons das cores são distintos, com o tricolor italiano mais brando e sem nenhum símbolo. A própria disposição das cores nas bandeiras as diferencia.

Outra fonte de confusão é entre a bandeira italiana e a irlandesa. Ambas apresentam o verde e o branco em seus estandartes, mas a Irlanda substitui o vermelho pelo laranja, o que às vezes pode levar à confusão de tons.

A bandeira da Costa do Marfim também entra na equação. Embora compartilhe as mesmas cores, suas proporções e disposição são diferentes em comparação com a bandeira irlandesa, e ambas são ocasionalmente confundidas com a italiana.

Além disso, há a bandeira da Hungria, que utiliza as mesmas cores da bandeira italiana, mas em uma orientação horizontal.

 

Identidade nacional: o que a bandeira da Itália representa para o seu povo?

 

 

A bandeira da Itália simboliza a luta e a soberania que levaram à formação e desenvolvimento do país enquanto nação reconhecida globalmente.

Para muitos descendentes de italianos ao redor do mundo, a bandeira é um vínculo concreto com sua herança e identidade original.

A busca pela dupla cidadania muitas vezes reflete o desejo de formalizar esse sentimento de pertencimento à nação italiana.

Se você também deseja pertencer a essa nação com o direito à cidadania italiana, busque a Nostrali. Vamos ajudá-lo nessa jornada repleta de história e autodescobrimento.

Entre em contato e inicie o processo de solicitação à cidadania italiana.

17/10/2023 | Curiosidades
Compartilhe:
  • Facebook
  • Whatsapp

deixe um comentário

Ao enviar o Comentário, você declara quem leu e aceitou os termos da nossa nova Política de Privacidade.

comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

veja o depoimento de quem já fez a cidadania italiana com a Nostrali

ver depoimentos

perguntas frequentes

Tenho direito à cidadania italiana por casamento?

Todos que mantêm casamento civil com cidadão europeu podem solicitar a cidadania italiana por naturalização se cumprirem os seguintes requisitos:

1. Conhecimento do idioma italiano nível B1

2. Se residentes fora da Itália: casamento civil há 3 anos, se tiver filho o tempo reduz pela metade

3. Não ter antecedentes criminais

Por que reconhecer a cidadania italiana

A cidadania italiana é um direito previsto por lei de todos que têm sangue italiano, ou seja, daqueles que possuem um antepassado italiano. Ainda assim, devem ser cumpridos alguns requisitos legais e a transmissão da cidadania não deve ter sido interrompida entre as gerações. Além de ser um resgate das próprias origens, a cidadania traz inúmeros benefícios. Leia a nossa página sobre as Vantagens de ser italiano.

O que é tradução juramentada e para que serve?

A tradução juramentada no Brasil é feita por um tradutor que, após aprovação em concurso público, passa a ser habilitado em um ou mais idiomas estrangeiros além do português. Suas traduções passam então a ser reconhecidas oficialmente por instituições e órgãos públicos brasileiros.

Para apresentar uma tradução aos órgãos do Brasil (cartórios, tribunais, etc.) a tradução deve obrigatoriamente ser feita por um tradutor juramentado brasileiro. Por exemplo, se você precisa retificar uma certidão em um cartório no Brasil, deverá traduzir o documento comprobatório para o idioma português e, para isso, contratar um tradutor brasileiro que seja juramentado.

Já para apresentar uma tradução aos órgãos públicos italianos (consulados, comunidades, etc.) é preferível que a tradução seja feita por um tradutor italiano inscrito na Junta Comercial italiana ou no tribunal italiano. Por exemplo, se você está indo para Itália fazer o seu reconhecimento da Cidadania Italiana ou está entregando a sua documentação para o Consulado italiano no Brasil, deverá traduzir as certidões brasileiras para o italiano e, neste caso, é preferível contratar um tradutor italiano por questões de qualidade da tradução e de credibilidade perante os órgãos da Itália.

Sou descendente de italianos, porém não tenho sobrenome italiano. Isso é um problema para conseguir Cidadania Italiana?

Não, isso não é um impedimento. A cidadania italiana ius sanguinis é transmitida por filiação, por sangue. Ou seja, é suficiente você ter um italiano(a) na sua árvore genealógica para poder solicitar o reconhecimento da cidadania. Por exemplo, se seu bisavô nasceu na Itália e veio para o Brasil e depois nasceu a sua avó já em terras brasileiras, seguida pelo seu pai que já não herdou o sobrenome italiano, mesmo assim você tem direito à cidadania italiana. Mas, claro, deve sempre haver uma verificação completa para que não existam impedimentos documentais.

Cidades Atendidas

Rio Grande do Sul - RS
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.

Santa Catarina - SC
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.

Paraná - PR
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.

São Paulo - SP
São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Goiás - GO
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.

Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Espírito Santo - ES
Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.

Minas Gerais - MG
Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.

Bahia - BA
Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.

Sergipe - SE
Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.

Alagoas - AL
Maceió, Arapiraca.

Pernambuco - PE
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.

Distrito Federal - DF
Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.

Mato Grosso - MT
Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.

Mato Grosso do Sul - MS
Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.

Paraíba - PB
João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.

Rio Grande do Norte - RN
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.

Ceará - CE
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.

Piauí - PI
Teresina, Parnaíba.

Maranhão - MA
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.

Tocantins - TO
Palmas, Araguaína.

Pará - PA
Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.

Amapá - AP
Macapá, Santana.

Roraima - RR
Boa Vista.

Amazonas - AM
Manaus, Parintins, Itacoatiara.

Rondônia - RO
Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.

Acre - AC
Rio Branco.

OK
Carregando

Carregando

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.

ENTENDI E FECHAR