Orçamento Via WhatsApp
blog
Turismo e serviços: desafios e perspectivas para a economia italiana
O Fundo Monetário Internacional (FMI) posiciona a economia italiana como a oitava maior economia do mundo, com um PIB estimado em 1,8 trilhão de dólares.
Se considerarmos a Europa, a Itália sobe para a quarta posição, atrás somente da Alemanha (3,4 trilhões de dólares), Reino Unido (2,6 trilhões) e França (2,5 trilhões).
Curiosamente, o Brasil tem o mesmo PIB que a Itália e enfrenta desafios econômicos bem parecidos.
Quais são eles? Bem, é isso que você vai descobrir neste artigo.
Quais são os desafios para o crescimento da economia italiana?
A economia italiana é muito importante para o equilíbrio global, pois é um dos principais motores de geração de riqueza na Europa.
Sendo assim, o valor do câmbio do Euro também reflete a força das atividades comerciais na Itália.
Porém, o país enfrenta os mesmos desafios comuns de outros países da Europa, tais como:
• Estagnação econômica ou queda do PIB nacional;
• Aumento da dívida pública;
• Taxa de desemprego elevada;
• Inflação e taxas de juros elevadas;
• Recuperação econômica lenta ou tardia no pós-pandemia;
• Diminuição da produtividade por conta do envelhecimento da população;
• Alta dependência de commodities, o que torna a geração de energia mais cara.
Muitos desses problemas que atrasam o crescimento da economia italiana são velhos conhecidos pelos brasileiros.
As maiores exceções são o envelhecimento populacional e os efeitos da Guerra da Ucrânia, que são muito mais presentes nas economias europeias.
Graças à força do Euro, a Itália consegue superar esses desafios, oferecendo uma qualidade de vida satisfatória para seus cidadãos.
Surpreendentemente, considerando os desafios da Europa, a Itália está surpreendendo economistas. O Istat, a agência de estatísticas do país, revelou um crescimento de 0,6% no primeiro trimestre de 2023, um número que ficou acima das expectativas.
Continue lendo: Morar na Itália com filhos? Entenda se vale a pena
Quais são os pilares da economia italiana?
Conforme dados do The World Factbook, uma publicação anual da Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), a economia italiana está concentrada no setor de serviços, com 73,3% do PIB. A indústria corresponde a 24,7% e a agricultura, por sua vez, aos restantes 2%.
Vale ressaltar que a manufatura de automóveis é outro pilar importante da economia italiana, ocupando uma parcela considerável das exportações.
Além disso, a agricultura, que movimenta a economia do sul do país, é mais um ponto forte da Itália. Na Europa, a região do Mediterrâneo se destaca no cultivo de uvas, azeitonas, trigo, maçãs, laranjas, milho, arroz e leite.
Ainda na área da indústria, a produção de vestimentas e calçados impulsiona a economia italiana. A produção química e siderúrgica também merecem destaque.
No entanto, nada supera o turismo. Com o maior número de lugares reconhecidos como patrimônios da humanidade pela Unesco, os cidadãos italianos e os turistas globais movimentam as atividades econômicas no país.
Afinal, o turismo se relaciona fortemente com as áreas de hotelaria, alimentação, transporte e infraestrutura.
Considerando os efeitos da pandemia no turismo global, fica fácil entender o porquê da Itália ainda não ter recuperado os níveis de crescimento de 2019, um cenário que pode mudar no próximo ano.
A alta dependência do gás da Rússia para movimentar o setor de transporte no país é outro obstáculo para o crescimento econômico do país. Com suas grandes rodovias e ferrovias, a Itália é a segunda maior importadora mundial de energia elétrica.
Soma-se a isso a necessidade de a Itália importar commodities fundamentais para a geração de energia, como petróleo, carvão e ferro.
Com o conflito na Ucrânia, a situação italiana é muito delicada, mas o país tem boas perspectivas para 2024.
Leia mais: Qualidade de vida na Itália: saiba qual cidade lidera o ranking
Uma potência europeia: o futuro da economia italiana
O ministro da Economia da Itália, Giancarlo Giorgetti, acredita que a Itália vai surpreender o mundo no próximo ano e recuperar ou superar seus níveis normais de crescimento.
Ele também revelou planos para conter a inflação em 2024 de modo a atingir a meta de 2% por ano e diminuir a taxa de desemprego no país.
De acordo com a agência nacional de dados Istat, a desocupação na Itália chega a 7,6% e o índice está melhorando expressivamente nos últimos meses, ao registrar várias quedas consecutivas.
A Istat também revela que existem 25,51 milhões de pessoas com emprego formal na Itália, o maior número desde 2004.
Os dados são muito positivos e mostram que a Itália vive um dos seus melhores momentos após tempos turbulentos.
Quem está pensando em viver na Itália, a hora é agora. O país oferece qualidade de vida e um dos maiores índices de IDH no mundo, com uma economia resiliente.
Com a dupla cidadania italiana, você pode morar legalmente no país e ganhar em euro, uma das moedas mais fortes para a economia global.
comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.
veja o depoimento de quem já fez a cidadania italiana com a Nostrali
ver depoimentosCidades Atendidas
Rio Grande do Sul - RS
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.
Santa Catarina - SC
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.
Paraná - PR
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.
São Paulo - SP
São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.
Goiás - GO
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.
Espírito Santo - ES
Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.
Minas Gerais - MG
Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.
Bahia - BA
Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.
Sergipe - SE
Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.
Alagoas - AL
Maceió, Arapiraca.
Pernambuco - PE
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.
Distrito Federal - DF
Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.
Mato Grosso - MT
Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.
Mato Grosso do Sul - MS
Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.
Paraíba - PB
João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.
Rio Grande do Norte - RN
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.
Ceará - CE
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.
Piauí - PI
Teresina, Parnaíba.
Maranhão - MA
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.
Tocantins - TO
Palmas, Araguaína.
Pará - PA
Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.
Amapá - AP
Macapá, Santana.
Roraima - RR
Boa Vista.
Amazonas - AM
Manaus, Parintins, Itacoatiara.
Rondônia - RO
Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.
Acre - AC
Rio Branco.