Orçamento Rápido Via WhatsApp

Fale com um especialista
Nostrali pelo WhatsApp

Qualidade de vida na Itália: saiba qual cidade lidera o ranking

16/12/2022 | Curiosidades
Qualidade de vida na Itália: saiba qual cidade lidera o ranking

Não é sobre sair do Brasil simplesmente. É sobre ter perspectiva de vida, acesso a estudo e direito a benefícios, não é mesmo? Então, se a sua ideia é viver fora do país, saiba que uma cidade lidera o ranking de qualidade de vida na Itália.

Antes disso, vale ressaltar que o Índice de Desenvolvimento Humano - IDH da Itália é um dos melhores do mundo, sendo uma das economias mais desenvolvidas da Europa. A expectativa de vida na Itália supera os 80 anos, cerca de 10 anos a mais que a média registrada no Brasil.

Agora, conheça a cidade italiana nº1 em qualidade de vida.

Bem-vindos a Bologna! A cidade milenar da Emilia-Romagna repleta de encantos que você vai conhecer melhor nas próximas linhas.

Bologna é ideal para quem busca qualidade de vida na Itália

A boa informação sobre a terra do molho à bolonhesa veio à tona a partir do ranking realizado pelo jornal Il Sole 24 Ore, divulgado em 12 de dezembro de 2022, que leva em conta dezenas de fatores divididos em seis áreas.

Cada uma delas tem uma cidade que alcançou a liderança. O ranking avalia cidades italianas anualmente. Bologna venceu no quesito Democracia e sociedade, item que avalia indicadores como qualidade de vida das mulheres, tempo de estudo, expectativa de vida e natalidade.

Não bastasse isso, Bologna também ocupou o segundo lugar no item de Riqueza e Consumo, que trata de preço médio de imóveis, inflação, aposentadoria média e despesas das famílias. O desempenho faz da capital da Emilia-Romagna uma excelente opção para quem busca qualidade de vida na Itália.
 

Confira as cidades líderes em cada área:

  • :: Riqueza e consumo - líder: Belluno
       Segunda colocada: Bologna
  • :: Negócios e trabalho - líder: Milão
  • :: Demografia e sociedade - líder: Bologna
  • :: Meio ambiente e serviços - líder: Pisa
  • :: Justiça e segurança - líder: Oristano
  • :: Cultura e tempo livre - líder: Florença

 

Universidade, gastronomia e jazz. Bologna é mais do que você imagina

 

É fato! Em meio às torres e pórticos medievais você ainda irá se deparar com outro cenário especial made in Bologna: o Quadrilátero. Esse lugar nada mais é do que o epicentro culinário da cidade. E sabe desde quando? Desde a Idade Média!

Sim! Bologna é historicamente o paraíso dos bons de garfo. A capital da gastronomia italiana oferece o maior parque temático de cozinha típica aos visitantes. O FICO Eataly World tem dezenas de restaurantes, hortas e áreas de produção distribuídos em cerca de 100 mil metros quadrados. 

A região das massas Barilla, do presunto de parma, da mortadela e do molho à bolonhesa também vai servir tortellini in brodo, ricota fresca e queijo parmesão para você.

Muitas destas delícias são originárias de Parma, que fica a 98 quilômetros de Bologna e também é localizada na região da Emilia-Romagna, bem próximo para quem pretende viver na Itália e desfrutar de tudo que o país oferece.

Mas aqui vale um adendo! Engana-se quem pensa que a líder em qualidade de vida na Itália foi feita só para quem gosta de comer. Também há estudo e muita diversão! Confira a seguir.

Cultura e atmosfera universitária são rotina de quem escolhe Bologna para viver na Itália

Em meio às ruelas históricas, você vai se deparar com a universidade mais antiga do mundo, a Universidade de Bologna, e também vai se divertir com as atrações típicas de uma cidade que acolhe jovens universitários.

Feiras e festivais fazem parte da agenda de atividades do lugar que atrai muitos estrangeiros que buscam qualidade de vida na Itália.

Nesse ponto, destaca-se o Bologna Jazz Festival que já virou atração certa para os meses de novembro todos os anos. 

Os museus, castelos e pórticos considerados Patrimônio Histórico pela Unesco darão todo o ar de conhecimento, história e cultura que você precisa para desbravar esta cidade cativante. Aproveite essas dicas e buon viaggio a Bologna!

Leia também: Emprego na Itália: saiba tudo sobre as principais oportunidades para quem quer começar a vida no país

Com um passaporte em mãos, seu sonho de morar na Itália torna-se realidade

É possível desfrutar dos encantos de Bologna e tantos outros lugares tendo os mesmos direitos de um cidadão europeu.

O documento permite que você more na Itália de forma legal, faça concursos públicos e, ainda, abra seu próprio negócio.

Para solicitar sua cidadania italiana, contate nossa equipe.

A Nostrali ajuda a encontrar seus antepassados, guia na obtenção dos documentos e realiza a requisição do processo para você ter dupla cidadania.

Nosso time conta com profissionais das áreas administrativa e judicial e, ainda, temos escritórios no Brasil e na Itália para facilitar mais o seu processo.

Conquiste seu direito de ter cidadania italiana!

16/12/2022 | Curiosidades
Compartilhe:
  • Facebook
  • Whatsapp

deixe um comentário

Ao enviar o Comentário, você declara quem leu e aceitou os termos da nossa nova Política de Privacidade.

comentários

"informaçoes" 07/02/2023

por: celestino

quais sao as possibilidades de investir na italia,como é a questao de trabalho por lá,qualidade de vida,para ter acesso aos assuntos questionados é necessario ter cidadania?
Quanto custa para regularizar a cidadania e quanto tempo leva?

veja o depoimento de quem já fez a cidadania italiana com a Nostrali

ver depoimentos

perguntas frequentes

Tenho direito à cidadania italiana por casamento?

Todos que mantêm casamento civil com cidadão europeu podem solicitar a cidadania italiana por naturalização se cumprirem os seguintes requisitos:

1. Conhecimento do idioma italiano nível B1

2. Se residentes fora da Itália: casamento civil há 3 anos, se tiver filho o tempo reduz pela metade

3. Não ter antecedentes criminais

Por que reconhecer a cidadania italiana

A cidadania italiana é um direito previsto por lei de todos que têm sangue italiano, ou seja, daqueles que possuem um antepassado italiano. Ainda assim, devem ser cumpridos alguns requisitos legais e a transmissão da cidadania não deve ter sido interrompida entre as gerações. Além de ser um resgate das próprias origens, a cidadania traz inúmeros benefícios. Leia a nossa página sobre as Vantagens de ser italiano.

O que é tradução juramentada e para que serve?

A tradução juramentada no Brasil é feita por um tradutor que, após aprovação em concurso público, passa a ser habilitado em um ou mais idiomas estrangeiros além do português. Suas traduções passam então a ser reconhecidas oficialmente por instituições e órgãos públicos brasileiros.

Para apresentar uma tradução aos órgãos do Brasil (cartórios, tribunais, etc.) a tradução deve obrigatoriamente ser feita por um tradutor juramentado brasileiro. Por exemplo, se você precisa retificar uma certidão em um cartório no Brasil, deverá traduzir o documento comprobatório para o idioma português e, para isso, contratar um tradutor brasileiro que seja juramentado.

Já para apresentar uma tradução aos órgãos públicos italianos (consulados, comunidades, etc.) é preferível que a tradução seja feita por um tradutor italiano inscrito na Junta Comercial italiana ou no tribunal italiano. Por exemplo, se você está indo para Itália fazer o seu reconhecimento da Cidadania Italiana ou está entregando a sua documentação para o Consulado italiano no Brasil, deverá traduzir as certidões brasileiras para o italiano e, neste caso, é preferível contratar um tradutor italiano por questões de qualidade da tradução e de credibilidade perante os órgãos da Itália.

Sou descendente de italianos, porém não tenho sobrenome italiano. Isso é um problema para conseguir Cidadania Italiana?

Não, isso não é um impedimento. A cidadania italiana ius sanguinis é transmitida por filiação, por sangue. Ou seja, é suficiente você ter um italiano(a) na sua árvore genealógica para poder solicitar o reconhecimento da cidadania. Por exemplo, se seu bisavô nasceu na Itália e veio para o Brasil e depois nasceu a sua avó já em terras brasileiras, seguida pelo seu pai que já não herdou o sobrenome italiano, mesmo assim você tem direito à cidadania italiana. Mas, claro, deve sempre haver uma verificação completa para que não existam impedimentos documentais.

Cidades Atendidas

Rio Grande do Sul - RS
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.

Santa Catarina - SC
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.

Paraná - PR
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.

São Paulo - SP
São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Goiás - GO
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.

Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Espírito Santo - ES
Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.

Minas Gerais - MG
Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.

Bahia - BA
Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.

Sergipe - SE
Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.

Alagoas - AL
Maceió, Arapiraca.

Pernambuco - PE
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.

Distrito Federal - DF
Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.

Mato Grosso - MT
Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.

Mato Grosso do Sul - MS
Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.

Paraíba - PB
João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.

Rio Grande do Norte - RN
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.

Ceará - CE
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.

Piauí - PI
Teresina, Parnaíba.

Maranhão - MA
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.

Tocantins - TO
Palmas, Araguaína.

Pará - PA
Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.

Amapá - AP
Macapá, Santana.

Roraima - RR
Boa Vista.

Amazonas - AM
Manaus, Parintins, Itacoatiara.

Rondônia - RO
Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.

Acre - AC
Rio Branco.

OK
Carregando

Carregando

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.

ENTENDI E FECHAR