Orçamento Via WhatsApp
blog
Lista de países que não precisam de visto com passaporte italiano
.jpg)
Um dos principais benefícios da cidadania italiana está na liberdade proporcionada por um dos passaportes mais poderosos do mundo. Os cidadãos italianos podem viver e trabalhar legalmente em toda a União Europeia, e além disso, não precisam de visto para entrar em um grande número de países ao redor do globo. Então, que tal conferir a lista de países que não precisam de visto com passaporte italiano?
Países da União Europeia para morar e trabalhar com a cidadania italiana
Com a cidadania italiana, abrem-se as portas da Europa para quem sonha com um futuro nas terras do velho continente. Alguém que reconhece a cidadania italiana por descendência tem os mesmos direitos que todo cidadão europeu. Desta forma, é possível ter livre circulação pela União Europeia – e, também, pelo Espaço Schengen.
Vale destacar que, além disso, um cidadão italiano tem mais oportunidades na Europa em comparação aos brasileiros. Isso porque, custos para estudo em universidades dos países europeus costumam ser muito mais baixos, assim como, ampliam-se as possibilidades de vagas de emprego. Um cidadão italiano não tem todas as burocracias com vistos pelas quais passa um cidadão do Brasil que quer viver legalmente na Europa.
Confira a lista completa dos países da Europa que não precisam de visto:
• Áustria;
• Alemanha;
• Bélgica;
• Bulgária;
• Chipre;
• Croácia;
• Dinamarca;
• Eslováquia;
• Eslovénia;
• Espanha;
• Estónia;
• Finlândia;
• França;
• Grécia;
• Hungria;
• Islândia;
• Noruega;
• Países Baixos;
• Polônia;
• Portugal;
• República Tcheca;
• Suécia;
• Suíça.
Países que não precisam de visto fora da Europa
Além de todos os benefícios para os cidadãos italianos dentro do território europeu, é possível visitar diversos países sem visto nos demais continentes. Isso porque a Itália tem acordos diplomáticos e programas de mobilidade em parceria com uma série de países.
Confira alguns dos países para visitar com o passaporte italiano:
Bahamas;
Chile;
China;
Costa Rica;
Guatemala;
Jamaica;
México;
Marrocos;
Filipinas;
Malásia;
Tailândia;
África do Sul;
Coreia do Sul;
Taiwan;
Emirados Árabes Unidos;
Vietnã.
Para conferir a lista completa com os 122 países, você pode conferir clicando aqui.
Países que necessitam apenas de autorização eletrônica de viagem
Em alguns casos, os italianos não necessitam de visto para entrar nos países, porém, é preciso preencher com antecedência o ETA (Autorização Eletrônica de Viagem). A autorização de viagem permite a permanência em determinados países para turismo, mas não exige toda a burocracia de uma emissão de visto.
Para os brasileiros com dupla cidadania, essa é uma vantagem para aqueles que desejam visitar países como Estados Unidos e Canadá. Veja a lista completa dos países que não precisam de visto, apenas do ETA para cidadãos italianos:
Estados Unidos;
Canadá;
Reino Unido;
Costa do Marfim;
Nova Zelândia;
Quênia;
Ilhas Seychelles.
Passaporte italiano é quarto mais poderoso do mundo
O passaporte italiano foi eleito pelo ranking da Henley & Partners como o 4º passaporte mais poderoso do mundo em 2026. O passaporte brasileiro ocupa a 16ª posição no ranking.
O ranking indica que pessoas com passaportes mais bem classificados têm uma experiência mais facilitada ao embarcar e desembarcar nos aeroportos. A metodologia do Henley Passport Index classifica passaportes com base no número de destinos que seus titulares podem acessar sem visto prévio, usando dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).
Quem pode ter o passaporte italiano?
Quando falamos sobre o passaporte italiano, muitas pessoas acabam confundindo com a cidadania italiana. Porém, o passaporte é apenas um dos documentos aos quais o cidadão italiano tem direito com a cidadania reconhecida.
Portanto, quem pode ter o passaporte italiano é todo o cidadão italiano. Entretanto, no caso dos cidadãos que residem no exterior, é necessário passar por outras etapas antes da emissão do passaporte.
AIRE italiano
AIRE é a sigla para Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero, um cadastro obrigatório para cidadãos italianos que residem no exterior. Esse cadastro é obrigatório para todo o cidadão italiano que reside fora da Itália por mais de 12 meses e existe para que o governo italiano tenha acesso a informações como o seu endereço, composição familiar, estado civil e etc.
Além disso, o cadastro atualizado é essencial para que o cidadão italiano no exterior usufrua dos seus direitos assegurados pela Constituição italiana e tenha acesso aos serviços consulares, como a emissão do passaporte.
Somente com o endereço correto no AIRE, o cidadão é direcionado ao consulado de atendimento mais próximo para agendar a emissão. O cidadão italiano reconhecido precisa fazer a inscrição AIRE por meio do portal Fast.it. O site é disponibilizado pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália.
Dúvidas frequentes
Quantos países não exigem visto com o passaporte italiano?
Atualmente, o passaporte italiano permite a entrada sem visto prévio em mais de 180 destinos, considerando países que não exigem visto e aqueles que solicitam apenas uma autorização eletrônica de viagem (ETA).
Cidadão italiano precisa de visto para entrar nos Estados Unidos?
Não. Cidadãos italianos não precisam de visto tradicional para entrar nos Estados Unidos para turismo ou negócios de curta duração. No entanto, é obrigatório solicitar o ETA, a autorização eletrônica de viagem, antes do embarque. O procedimento é simples, feito online, e costuma ser aprovado rapidamente.
Quem tem dupla cidadania deve viajar com qual passaporte?
Quem possui dupla cidadania brasileira e italiana deve utilizar o passaporte italiano para entrar e sair de países onde ele oferece isenção de visto ou facilidades migratórias. Já para entrar e sair do Brasil, a recomendação é utilizar o passaporte brasileiro, conforme as regras da imigração nacional.
O passaporte italiano permite morar em qualquer país da Europa?
Sim. Com o passaporte italiano, o cidadão tem direito de residir, trabalhar e estudar legalmente em todos os países da União Europeia, além de circular livremente pelo Espaço Schengen. Não há necessidade de vistos, permissões especiais ou autorizações prévias para fixar residência nesses países.
Existe limite de tempo para ficar nos países sem visto?
Depende do país. No Espaço Schengen, cidadãos italianos não possuem limite de permanência, pois são cidadãos europeus. Já em países fora da Europa, como Japão, México ou Tailândia, geralmente há limites que variam entre 30, 60 ou 90 dias, mesmo sem exigência de visto.
Preciso morar na Itália para ter passaporte italiano?
Não. O cidadão italiano não precisa morar na Itália para solicitar o passaporte. Quem reside no exterior pode emitir o documento por meio do consulado italiano responsável pela sua região, desde que esteja com a cidadania reconhecida e o AIRE regularizado.
comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.
veja o depoimento de quem já fez a cidadania italiana com a Nostrali
ver depoimentosCidades Atendidas
Rio Grande do Sul - RS
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.
Santa Catarina - SC
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.
Paraná - PR
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.
São Paulo - SP
São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras, Barueri, Americana, Indaiatuba, Cotia, São Carlos, Araraquara.
Goiás - GO
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.
Espírito Santo - ES
Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.
Minas Gerais - MG
Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.
Bahia - BA
Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.
Sergipe - SE
Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.
Alagoas - AL
Maceió, Arapiraca.
Pernambuco - PE
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.
Distrito Federal - DF
Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.
Mato Grosso - MT
Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.
Mato Grosso do Sul - MS
Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.
Paraíba - PB
João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.
Rio Grande do Norte - RN
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.
Ceará - CE
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.
Piauí - PI
Teresina, Parnaíba.
Maranhão - MA
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.
Tocantins - TO
Palmas, Araguaína.
Pará - PA
Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.
Amapá - AP
Macapá, Santana.
Roraima - RR
Boa Vista.
Amazonas - AM
Manaus, Parintins, Itacoatiara.
Rondônia - RO
Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.
Acre - AC
Rio Branco.
