Orçamento Rápido Via WhatsApp

Fale com um especialista
Nostrali pelo WhatsApp

Herança italiana - conheça a história dos seus antepassados

12/06/2023 | Curiosidades
Herança italiana - conheça a história dos seus antepassados

A sirene do navio tocou! É hora de embarcar nesta viagem, voltar no tempo e descobrir tudo sobre a sua herança italiana.

Se você está aqui, é um descendente de italianos ou, então, um entusiasta dessa longa história de imigração que ajudou a moldar o Brasil, criou raízes e até hoje influencia nossa cultura.

Vem com a gente e entenda o que trouxe tantos italianos para terras brasileiras e saiba qual a importância que eles tiveram na formação cultural e econômica do país.

Mas, antes: seus antepassados vieram da Itália? Saiba quais são os seus direitos e como conseguir dupla cidadania.
 

A herança italiana que chegou de navio


Dos vilarejos e povoados da Itália, chegaram ao Brasil italianos humildes e trabalhadores, que carregavam nas poucas malas o sonho de uma vida melhor.

Alguns mais sossegados, por vezes ainda assustados com tamanha mudança. Outros, extrovertidos, que cantavam e dançavam mesmo diante das dificuldades, como uma forma de mandar a tristeza embora: um jeito italiano de ser, que se perpetua até hoje nos encontros familiares de tantos descendentes, não é mesmo?

Difícil saber o que se passava na cabeça de cada um deles, depois de viverem na pele a escassez de recursos básicos e de precisarem romper laços com amigos e amores.

Em um trecho da música “Che sarà” de Jimmy Fontana e Franco Migliacci, é possível ter uma ideia de como foi esse momento de despedida e incerteza.

 

(..)Paese mio ti lascio, io vado via       (..)Eu deixo você meu vilarejo, eu vou embora
Che sarà, che sarà, che sarà       O que será, o que será, o que será
Che sarà della mia vita chi lo sa       O que será da minha vida, quem sabe
So far tutto o forse niente       Posso fazer tudo ou talvez nada
Da domani si vedrà       Amanhã se verá
E sarà, sarà quel che sarà       E será, será o que será
Gli amici miei sono quase tutti via       Os meus amigos foram quase todos embora
E gli altri partiranno dopo me(..)       E os outros partirão depois de mim(...)

 

Mas, além dessa mistura de angústia e esperança, os italianos que chegaram ao Brasil trouxeram na bagagem seus hábitos e tradições.

Uma herança italiana que foi sendo transmitida de geração em geração, enriquecendo a diversidade cultural do Brasil.

Um dos maiores exemplos é a culinária, com muita pizza, lasanha, massas, polenta, entre outros pratos, que se tornaram populares em todo o país.

A música, a arte e a literatura também são parte da herança italiana que se faz presente na vida dos brasileiros. Afinal, nas poucas horas de lazer que os italianos tinham, eles aproveitavam para cantar, dançar e reunir a família.

Leia também: De onde veio seu antepassado italiano?

Os imigrantes italianos também contribuíram com suas habilidades e força de trabalho em áreas como, por exemplo, a agricultura, o comércio, a construção civil e tantos outros setores.
 

Conheça a herança italiana que até hoje faz parte da vida dos brasileiros


Muitas das tradições italianas são preservadas até hoje, tanto na Itália quanto nas comunidades italianas espalhadas pelo Brasil.

Confira, agora, as heranças italianas mais conhecidas e que continuam fazendo parte da vida de muitas pessoas.

1 - Gastronomia: a pizza, a massa fresca, o risoto, o gelato, entre outros pratos, são exemplos de especialidades italianas que se tornaram comidas típicas em muitas regiões do Brasil.

2 - Artesanato: os primeiros italianos que chegaram ao Brasil espelharam o gosto pela produção de artesanato, incluindo cerâmica, vidro soprado, rendas, bordados, tecidos, couro e objetos em madeira. Atividades que se enraizaram e hoje são fontes de renda para muitas famílias.

3 - Vinhos: os italianos são uns dos principais produtores de vinho do mundo. Quando desembarcaram no Brasil, muitos foram em busca de terras ideais para o cultivo da uva e, consequentemente, da produção de vinhos. Um exemplo é a região da Serra Gaúcha, onde estão localizadas algumas das principais vinícolas do país e do mundo.

4 - Música: a música italiana é conhecida por sua diversidade e beleza. O acordeão, por exemplo, foi um dos instrumentos trazidos pelos imigrantes italianos e que foi incorporado em vários gêneros musicais brasileiros.


 

Mas afinal, por que tantos italianos vieram para o Brasil?


Quando os primeiros italianos desembarcaram no Brasil, em meados do século XIX e início do século XX, a Itália passava por grandes tumultos e dificuldades: tensão política, aumentos dos impostos, desemprego e doenças devastadoras.

O Brasil, no entanto, vivia um processo de industrialização, atraindo muitos imigrantes com o sonho de uma vida melhor.

É claro que, habitantes de outros países também imigraram para cá, como Portugal, Espanha, Alemanha, entre outros. Porém, foi da Itália que chegou o maior número de pessoas.

Nos primórdios da imigração italiana ao Brasil, as viagens duravam quase dois meses e eram realizadas em navios de vela.

Depois, já em navios a vapor, o tempo da Itália até o Brasil era de pouco mais de 30 dias.

Grande parte desses imigrantes se fixou em regiões do Sul e do Sudeste, que ofereciam oportunidades de trabalho e terras férteis.

A herança italiana por trás da prosperidade


Os italianos vieram para trabalhar nas lavouras de café, substituindo a mão de obra escrava, e em busca de melhores condições de vida. A maioria desses imigrantes era formada por camponeses muito pobres.

Leia mais: Confira 10 curiosidades sobre a imigração italiana no Brasil

Em um segundo momento, depois da 2ª Guerra Mundial, novos imigrantes italianos desembarcaram no Brasil. Mais do que fugir da guerra na Itália, eles chegaram em busca de trabalho e de se estabelecer com a família.

Essas pessoas tinham mão de obra qualificada e os ofícios mais comuns eram de carpinteiros, padeiros, mecânicos, alfaiates, entre outros.

Muitos italianos conseguiram se estabelecer e prosperar por aqui, tornando-se empresários, comerciantes e líderes de diversos segmentos. Eles mantiveram sua cultura e tradições, contribuindo para a diversidade e riqueza cultural do país.

Mais do que tudo isso, a maior herança italiana está no sangue!

Se você é descendente de italianos CLIQUE AQUI e tenha a sua dupla cidadania.

A equipe da Nostrali Cidadania Italiana está pronta para tirar os teus sonhos do papel.

12/06/2023 | Curiosidades
Compartilhe:
  • Facebook
  • Whatsapp

deixe um comentário

Ao enviar o Comentário, você declara quem leu e aceitou os termos da nossa nova Política de Privacidade.

comentários

"Heranca Fagnano Castello " 29/09/2023

por: Claiton Selloti

Minha bisa Rosaria Curti tinha um imovel Via Cesari Batisti 39 , que ate onde sei ainda era da familia

"Informações" 13/06/2023

por: Luciana Cunha

Gostaria de orçamento para cidadania

veja o depoimento de quem já fez a cidadania italiana com a Nostrali

ver depoimentos

perguntas frequentes

Tenho direito à cidadania italiana por casamento?

Todos que mantêm casamento civil com cidadão europeu podem solicitar a cidadania italiana por naturalização se cumprirem os seguintes requisitos:

1. Conhecimento do idioma italiano nível B1

2. Se residentes fora da Itália: casamento civil há 3 anos, se tiver filho o tempo reduz pela metade

3. Não ter antecedentes criminais

Por que reconhecer a cidadania italiana

A cidadania italiana é um direito previsto por lei de todos que têm sangue italiano, ou seja, daqueles que possuem um antepassado italiano. Ainda assim, devem ser cumpridos alguns requisitos legais e a transmissão da cidadania não deve ter sido interrompida entre as gerações. Além de ser um resgate das próprias origens, a cidadania traz inúmeros benefícios. Leia a nossa página sobre as Vantagens de ser italiano.

O que é tradução juramentada e para que serve?

A tradução juramentada no Brasil é feita por um tradutor que, após aprovação em concurso público, passa a ser habilitado em um ou mais idiomas estrangeiros além do português. Suas traduções passam então a ser reconhecidas oficialmente por instituições e órgãos públicos brasileiros.

Para apresentar uma tradução aos órgãos do Brasil (cartórios, tribunais, etc.) a tradução deve obrigatoriamente ser feita por um tradutor juramentado brasileiro. Por exemplo, se você precisa retificar uma certidão em um cartório no Brasil, deverá traduzir o documento comprobatório para o idioma português e, para isso, contratar um tradutor brasileiro que seja juramentado.

Já para apresentar uma tradução aos órgãos públicos italianos (consulados, comunidades, etc.) é preferível que a tradução seja feita por um tradutor italiano inscrito na Junta Comercial italiana ou no tribunal italiano. Por exemplo, se você está indo para Itália fazer o seu reconhecimento da Cidadania Italiana ou está entregando a sua documentação para o Consulado italiano no Brasil, deverá traduzir as certidões brasileiras para o italiano e, neste caso, é preferível contratar um tradutor italiano por questões de qualidade da tradução e de credibilidade perante os órgãos da Itália.

Sou descendente de italianos, porém não tenho sobrenome italiano. Isso é um problema para conseguir Cidadania Italiana?

Não, isso não é um impedimento. A cidadania italiana ius sanguinis é transmitida por filiação, por sangue. Ou seja, é suficiente você ter um italiano(a) na sua árvore genealógica para poder solicitar o reconhecimento da cidadania. Por exemplo, se seu bisavô nasceu na Itália e veio para o Brasil e depois nasceu a sua avó já em terras brasileiras, seguida pelo seu pai que já não herdou o sobrenome italiano, mesmo assim você tem direito à cidadania italiana. Mas, claro, deve sempre haver uma verificação completa para que não existam impedimentos documentais.

Cidades Atendidas

Rio Grande do Sul - RS
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.

Santa Catarina - SC
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.

Paraná - PR
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.

São Paulo - SP
São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Goiás - GO
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.

Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Espírito Santo - ES
Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.

Minas Gerais - MG
Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.

Bahia - BA
Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.

Sergipe - SE
Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.

Alagoas - AL
Maceió, Arapiraca.

Pernambuco - PE
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.

Distrito Federal - DF
Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.

Mato Grosso - MT
Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.

Mato Grosso do Sul - MS
Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.

Paraíba - PB
João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.

Rio Grande do Norte - RN
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.

Ceará - CE
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.

Piauí - PI
Teresina, Parnaíba.

Maranhão - MA
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.

Tocantins - TO
Palmas, Araguaína.

Pará - PA
Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.

Amapá - AP
Macapá, Santana.

Roraima - RR
Boa Vista.

Amazonas - AM
Manaus, Parintins, Itacoatiara.

Rondônia - RO
Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.

Acre - AC
Rio Branco.

OK
Carregando

Carregando

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.

ENTENDI E FECHAR