blog

Confira 10 curiosidades sobre a imigração italiana que você talvez não saiba

13/06/2022 | Curiosidades
Confira 10 curiosidades sobre a imigração italiana que você talvez não saiba

Você sabia que o Brasil já foi visto como o destino da esperança e felicidade? Histórias de que a comida era farta e que o ouro brotava da terra, fizeram com que os italianos, temerosos pela grave crise econômica na Itália, embarcassem para a América do Sul.


Curiosidades sobre a Imigração Italiana
 

Confira algumas das curiosidades sobre a imigração italiana, como eram essas viagens e como se deu o processo de imigração:


A VIAGEM DA ESPERANÇA

Devido à forte crise econômica que assolou a Itália no século XIX, muitos cidadãos italianos viam na imigração para o Brasil a esperança de viver em melhor situação.


PRINCIPAIS ORIGENS DOS IMIGRANTES

De acordo com historiadores, a maioria dos imigrantes italianos têm origem das regiões da Itália Setentrional (Norte) - principalmente a região do Vêneto e a da Itália Meridional (Sul) - principalmente a região da Calábria.


A VIAGEM DA ITÁLIA PARA O BRASIL

A travessia do Oceano Atlântico era realizada na terceira classe dos navios que saíam, principalmente, do porto de Gênova. As condições da viagem eram precárias e podia durar até 40 dias.


ESTADOS COLONIZADOS POR ITALIANOS

A maior parte dos italianos que chegaram ao Brasil tinham o estado de São Paulo como principal destino. Os imigrantes também se estabeleceram em outros estados do país, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo, principalmente.


TRABALHO SEMI-ESCRAVO

Ao chegar, os italianos perceberam que as promessas de comida farta e dinheiro fácil eram mentiras: havia muito trabalho a ser feito, mas as condições oferecidas para sobrevivência eram precárias.

Em algumas regiões, cada família recebia um lote cedido pelo governo, os terrenos precisavam ser desmatados e, na maior parte das vezes, não havia estradas nessas localidades. No estado de São Paulo, por exemplo, eles não recebiam lotes de terra, eles trabalhavam na propriedade de grandes fazendeiros ou proprietários de terra, principalmente nas áreas de cultivo de café.


EMPREENDEDORISMO

Uma vez estabelecidos, os italianos iniciaram o plantio e cultivo da uva para a produção de vinho, grande parte da economia atual de cidades da Serra Gaúcha como Bento Gonçalves e Garibaldi.

Além da agricultura, o ramo de prestação de serviços, comércio e indústria também se destacou. Um grande exemplo são os irmãos Matarazzo, fundadores das Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo, o maior complexo industrial da América Latina no início do século XX, com sede em São Paulo.


A RELAÇÃO ENTRE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E A IMIGRAÇÃO

Na década de 20, o ditador Benito Mussolini assumiu o governo italiano instituindo um regime totalitarista e nacionalista, que consequentemente, controlou o êxodo do país europeu.

A imigração reduziu a quase zero após a declaração de guerra entre Brasil e Itália, que apesar de estar em conflito, o país europeu estava recuperando-se financeiramente.


PALAVRAS HERDADAS DA IMIGRAÇÃO

Em nosso dia a dia, utilizamos palavras que, muitas vezes, não nos damos conta, porém são de origem italiana, alguns exemplos são: macarronada, nhoque, canelone, ravioli.


A CULINÁRIA TRAZ MUITAS CURIOSIDADES SOBRE A IMIGRAÇÃO ITALIANA

Outra curiosidade sobre a imigração italiana, que temos como herança é a culinária, principalmente na região Sul. Pratos comuns como:

Pizza, Ravioli;
Lasagna;
Risotto;
Bucatini all'amatriciana;
Arancino;
Bistecca alla Fiorentina;
Polpettone.

 

SOBRENOMES ITALIANOS NO BRASIL

Por último, mas não menos importante, preparamos uma lista de alguns dos sobrenomes italianos comuns no Brasil:

Rossi;
Ferrari;
Bianchi;
Colombo;
De Luca;
Conti ou Conte;
Costa;
Lombardi;
Fontana;
Santoro;
Rinaldi;
Serra;
Villa;
Grassi;
Rossetti;
Franco;
Bellini;
Castelli;
Guerra;
Valente.

Você tem um dos sobrenomes citados acima? Então temos uma boa notícia! Você pode ter direito à Cidadania Italiana e nós, da Nostrali podemos auxiliar você.


QUEM SOMOS NÓS
 

A Nostrali é uma empresa de assessoria especializada em auxiliar os clientes a encaminhar e conquistar a cidadania italiana. Nosso time conta com profissionais das áreas administrativa e judicial, tornando o processo de encaminhamento da documentação mais ágil, facilitando o lado do cliente.


Além do escritório no Brasil, possuímos uma filial na Itália, situada na região da Toscana. Assim é possível viabilizar com mais agilidade o processo de pesquisa de documentação na Europa.

Realize seu sonho! Conquiste a sua Cidadania Italiana com segurança, agilidade e sem burocracia. Entre em contato com a nossa equipe.

13/06/2022 | Curiosidades
Compartilhe:
  • Facebook
  • Whatsapp

deixe um comentário

comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

veja o depoimento de quem já fez a cidadania italiana com a Nostrali

ver depoimentos

perguntas frequentes

Tenho direito à cidadania italiana por casamento?

Todos que mantêm casamento civil com cidadão europeu podem solicitar a cidadania italiana por naturalização se cumprirem os seguintes requisitos:

1. conhecimento do idioma italiano nível B1

2. se residentes fora da Itália: casamento civil há 3 anos, se tiver filho o tempo reduz pela metade

3. não ter antecedentes criminais

Por que reconhecer a cidadania italiana

O reconhecimento da cidadania italiana é um direito previsto por lei de todos que tem sangue italiano, ou seja, de todos aqueles que possuem um antepassado italiano. Obviamente devem ser cumpridos alguns requisitos legais e a transmissão da cidadania não deve ter sido interrompida entre as gerações. Além de ser um resgate das próprias origens, a cidadania italiana traz muitas vantagens. Leia a nossa página sobre as vantagens de ser italiano: Vantagens de ser italiano

O que é tradução juramentada e para que serve?

A tradução juramentada no Brasil é uma tradução feita por um tradutor que, após aprovação em concurso público, passa a ser habilitado em um ou mais idiomas estrangeiros e português e cujas traduções são reconhecidas oficialmente por instituições e órgãos públicos no Brasil. 

Para apresentar uma tradução aos órgãos públicos brasileiros (cartórios, tribunais, etc.) a tradução deve obrigatoriamente ser feita por tradutor juramentado brasileiro. Por exemplo, se você precisa retificar uma certidão em um cartório no Brasil, deverá traduzir o documento comprobatório para o idioma português, contratando um tradutor brasileiro juramentado.

Para apresentar uma tradução aos órgãos públicos italianos (consulados, comuni, etc.) é preferível que a tradução seja feita por tradutor italiano inscrito na Junta comercial italiana ou no tribunal italiano. Por exemplo, se você está indo para Itália fazer o seu reconhecimento ou está entregando a sua documentação para o Consulado italiano no Brasil, deverá traduzir as certidões brasileiras para o italiano e, neste caso, é preferível contratar um tradutor italiano por questões de qualidade da tradução e de credibilidade perante os órgãos italianos.

Sou descendente de italianos, porém não tenho sobrenome italiano. Isso é um problema?

Não, isso não é um impedimento ao reconhecimento da cidadania italiana. A cidadania italiana ius sanguinis é transmitida por filiação, por sangue. Ou seja, é suficiente você ter um italiano(a) na sua árvore genealógica para poder solicitar o reconhecimento da cidadania italiana. Vamos fazer um exemplo: seu bisavô veio da Itália, depois nasceu a sua avó e depois veio o seu pai o qual, porém, não tem o sobrenome italiano porque nasceu de uma mãe italiana que não passou o sobrenome para ele. Você mesmo assim tem direito à cidadania italiana, obviamente deverá verificar que não existam impedimentos documentais.

Cidades Atendidas

Rio Grande do Sul - RS
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.

Santa Catarina - SC
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.

Paraná - PR
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.

São Paulo - SP
São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Goiás - GO
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.

Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Espírito Santo - ES
Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.

Minas Gerais - MG
Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.

Bahia - BA
Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.

Sergipe - SE
Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.

Alagoas - AL
Maceió, Arapiraca.

Pernambuco - PE
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.

Distrito Federal - DF
Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.

Mato Grosso - MT
Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.

Mato Grosso do Sul - MS
Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.

Paraíba - PB
João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.

Rio Grande do Norte - RN
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.

Ceará - CE
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.

Piauí - PI
Teresina, Parnaíba.

Maranhão - MA
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.

Tocantins - TO
Palmas, Araguaína.

Pará - PA
Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.

Amapá - AP
Macapá, Santana.

Roraima - RR
Boa Vista.

Amazonas - AM
Manaus, Parintins, Itacoatiara.

Rondônia - RO
Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.

Acre - AC
Rio Branco.