Orçamento Rápido Via WhatsApp

Fale com um especialista
Nostrali pelo WhatsApp

10 filmes para você assistir antes de visitar a Itália

08/09/2023 | Curiosidades
10 filmes para você assistir antes de visitar a Itália

O cinema italiano possui uma relevância incalculável, tanto em termos culturais quanto históricos. A sétima arte desempenhou um papel fundamental na disseminação global da cultura italiana e contribuiu de diversas maneiras para o aprimoramento e sofisticação das técnicas de atuação, direção e cinematografia.

Por exemplo, os filmes de faroeste não seriam os mesmos sem a influência do renomado diretor italiano Sergio Leone.

Além disso, o cinema italiano frequentemente retratou a cultura, a história e a sociedade deste país europeu, desempenhando um papel importante na promoção e preservação de sua identidade cultural, representando com fidelidade os anseios e a originalidade de seu povo.

Muitos destinos na Itália tornaram-se famosos graças a filmes icônicos, atraindo turistas e impulsionando a indústria do turismo.

Neste artigo, pretendemos apresentar alguns destes destinos. Sem dúvida, esta lista irá inspirar a sua próxima viagem à Itália.

 

Cinema Paradiso (1988)

 

Sob a direção do renomado cineasta italiano Salvatore Tornatore, este filme conquistou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro no ano de seu lançamento.

A película é uma emocionante homenagem à sétima arte e à vida na encantadora cidade de Giancaldo, na Sicília, Itália.

As cenas que capturam a deslumbrante beleza do Mar Tirreno certamente despertarão em você um forte desejo de visitar este lugar pessoalmente.

 

Trilogia “O Poderoso Chefão (1972, 1974 e 1990)

 

A trilogia de Francis Ford Coppola oferece uma visão impactante da cultura ítalo-americana, destacando a harmoniosa fusão entre esses dois grupos culturais.

Os filmes destacam de forma notável a importância da cultura e da identidade para os italianos, demonstrando um profundo orgulho por sua terra natal, em particular pela bela Sicília.

Para os entusiastas da trilogia, não percam a oportunidade de visitar a pitoresca cidade de Savoca, que serviu de cenário para algumas das cenas memoráveis.

Saiba mais: Regiões da Itália: saiba as diferenças culturais antes de chegar ao país

 

Sob o Sol da Toscana (2003)

 

A narrativa gira em torno de uma mulher que adquire e restaura uma vila na deslumbrante Toscana.

A cinematografia deste filme destaca de maneira espetacular as deslumbrantes paisagens da região toscana, as pitorescas vilas e a autêntica vida rural italiana.

Este filme apresenta imagens deslumbrantes das cidades e regiões italianas mais cobiçadas pelos turistas, incluindo Roma, Cortona, Arezzo, San Biagio e a encantadora Costa Amalfitana.

Assistir a este filme é uma experiência imperdível antes de sua viagem à Itália.

 

Cartas para Julieta (2010)

 

Para os amantes de comédias românticas, aqui temos uma joia do cinema italiano. A narrativa acompanha uma jovem americana em sua viagem a Verona, na Itália.

Durante sua visita à renomada Casa de Julieta, ela se depara com um grupo de mulheres conhecidas como as "Secretárias de Julieta", que respondem cartas deixadas por indivíduos em busca de orientação amorosa, inspirados pelo icônico personagem Julieta de Shakespeare.

Afinal, Verona é o cenário do famoso enredo shakespeariano. Este filme já atraiu inúmeros turistas curiosos para Verona, proporcionando à encantadora cidade italiana a atenção que merece.

 

A Princesa e o Plebeu (1953)

 

Um clássico do cinema mundial, esta história acompanha Audrey Hepburn e Gregory Peck em um dia de turismo em Roma.

Gelatos, scooters, ruas estreitas, mausoléus e catedrais, o filme exibe todas essas atrações. Graças a essa produção, o monumento "Boca da Verdade" permanece como um dos destinos mais populares na capital italiana até os dias de hoje.

Leia mais: Milão ou Roma: qual é a melhor cidade para viver?

 

Romeu e Julieta (1968)

 

A famosa história de Romeu e Julieta se desenrola na Itália, e este filme captura de forma magistral a essência de um dos contos mais célebres em todo o mundo.

Ao longo da trama, esta obra-prima do cinema italiano oferece uma visão cativante do país aos espectadores, uma vez que o longa-metragem foi gravado em diversas regiões italianas, incluindo Pienza, Siena, Roma, Gubbio, Toscana e Lácio.

 

Uma Janela para o Amor (1985)

 

Este filme transporta os espectadores para a encantadora Florença do início do século XX. A cidade é exibida em todo o seu esplendor, destacando por que é um dos destinos mais cobiçados na Itália.

 

O Turista (2010)

 

Estrelando Johnny Depp e Angelina Jolie, este filme é uma escolha perfeita para os amantes de ação e aventura.

Situado em Veneza, a película retrata a cidade de maneira deslumbrante e enigmática. Assim como os personagens, somos igualmente seduzidos pela ideia de nos perdermos nessa cidade icônica, que figura entre as mais famosas do mundo.

 

Pão e Tulipas (2000)

 

Este filme narra a história de uma mulher que, após ser deixada para trás em uma viagem em grupo, decide recomeçar sua vida em Veneza.

Sendo dirigido e estrelado por italianos, este filme oferece um autêntico mergulho na cultura local, visto a partir da perspectiva dos nativos. Trata-se de uma obra essencial para assistir antes de fazer as malas e viajar para a Itália.

Nossa sugestão: que tal assistir ao filme em seu idioma original? Quem sabe, enquanto explora mais sobre Veneza, você não adquire algumas palavras em italiano? Este é o desafio!

 

O Carteiro e o Poeta (1994)

 

Neste importante marco do cinema italiano, a trama segue Mario Ruoppolo, um humilde carteiro em uma pequena ilha do país, encarregado de entregar correspondências ao renomado poeta chileno Pablo Neruda, exilado na ilha.

O filme se desenrola na ilha italiana de Salina, localizada na região da Sicília, e revela as paisagens deslumbrantes do local, com destaque para suas praias, colinas e vilarejos remotos.

Na cultura italiana, esta obra é venerada por uma razão triste. Massimo Troisi, um ator muito querido na Itália e protagonista deste filme, sofria de problemas cardíacos. Tragicamente, ele faleceu em 4 de junho de 1994, apenas um dia após as filmagens. Apesar de ser uma coincidência, os italianos acreditam que sua dedicação foi a causa única e exclusiva.

Pelo seu notável trabalho no filme, ele recebeu uma indicação póstuma ao Oscar, um feito raro para atores italianos.

A lista de realizações do cinema italiano em contribuir para o desenvolvimento da sétima arte é imensa.

Com cidadania italiana, explorar todas essas regiões famosas pelos filmes se torna ainda mais acessível.

Converse com a Nostrali Cidadania Italiana e visite esses cenários cinematográficos.

08/09/2023 | Curiosidades
Compartilhe:
  • Facebook
  • Whatsapp

deixe um comentário

Ao enviar o Comentário, você declara quem leu e aceitou os termos da nossa nova Política de Privacidade.

comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

veja o depoimento de quem já fez a cidadania italiana com a Nostrali

ver depoimentos

perguntas frequentes

Tenho direito à cidadania italiana por casamento?

Todos que mantêm casamento civil com cidadão europeu podem solicitar a cidadania italiana por naturalização se cumprirem os seguintes requisitos:

1. Conhecimento do idioma italiano nível B1

2. Se residentes fora da Itália: casamento civil há 3 anos, se tiver filho o tempo reduz pela metade

3. Não ter antecedentes criminais

Por que reconhecer a cidadania italiana

A cidadania italiana é um direito previsto por lei de todos que têm sangue italiano, ou seja, daqueles que possuem um antepassado italiano. Ainda assim, devem ser cumpridos alguns requisitos legais e a transmissão da cidadania não deve ter sido interrompida entre as gerações. Além de ser um resgate das próprias origens, a cidadania traz inúmeros benefícios. Leia a nossa página sobre as Vantagens de ser italiano.

O que é tradução juramentada e para que serve?

A tradução juramentada no Brasil é feita por um tradutor que, após aprovação em concurso público, passa a ser habilitado em um ou mais idiomas estrangeiros além do português. Suas traduções passam então a ser reconhecidas oficialmente por instituições e órgãos públicos brasileiros.

Para apresentar uma tradução aos órgãos do Brasil (cartórios, tribunais, etc.) a tradução deve obrigatoriamente ser feita por um tradutor juramentado brasileiro. Por exemplo, se você precisa retificar uma certidão em um cartório no Brasil, deverá traduzir o documento comprobatório para o idioma português e, para isso, contratar um tradutor brasileiro que seja juramentado.

Já para apresentar uma tradução aos órgãos públicos italianos (consulados, comunidades, etc.) é preferível que a tradução seja feita por um tradutor italiano inscrito na Junta Comercial italiana ou no tribunal italiano. Por exemplo, se você está indo para Itália fazer o seu reconhecimento da Cidadania Italiana ou está entregando a sua documentação para o Consulado italiano no Brasil, deverá traduzir as certidões brasileiras para o italiano e, neste caso, é preferível contratar um tradutor italiano por questões de qualidade da tradução e de credibilidade perante os órgãos da Itália.

Sou descendente de italianos, porém não tenho sobrenome italiano. Isso é um problema para conseguir Cidadania Italiana?

Não, isso não é um impedimento. A cidadania italiana ius sanguinis é transmitida por filiação, por sangue. Ou seja, é suficiente você ter um italiano(a) na sua árvore genealógica para poder solicitar o reconhecimento da cidadania. Por exemplo, se seu bisavô nasceu na Itália e veio para o Brasil e depois nasceu a sua avó já em terras brasileiras, seguida pelo seu pai que já não herdou o sobrenome italiano, mesmo assim você tem direito à cidadania italiana. Mas, claro, deve sempre haver uma verificação completa para que não existam impedimentos documentais.

Cidades Atendidas

Rio Grande do Sul - RS
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.

Santa Catarina - SC
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.

Paraná - PR
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.

São Paulo - SP
São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Goiás - GO
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.

Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Espírito Santo - ES
Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.

Minas Gerais - MG
Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.

Bahia - BA
Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.

Sergipe - SE
Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.

Alagoas - AL
Maceió, Arapiraca.

Pernambuco - PE
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.

Distrito Federal - DF
Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.

Mato Grosso - MT
Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.

Mato Grosso do Sul - MS
Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.

Paraíba - PB
João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.

Rio Grande do Norte - RN
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.

Ceará - CE
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.

Piauí - PI
Teresina, Parnaíba.

Maranhão - MA
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.

Tocantins - TO
Palmas, Araguaína.

Pará - PA
Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.

Amapá - AP
Macapá, Santana.

Roraima - RR
Boa Vista.

Amazonas - AM
Manaus, Parintins, Itacoatiara.

Rondônia - RO
Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.

Acre - AC
Rio Branco.

OK
Carregando

Carregando

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.

ENTENDI E FECHAR