
Orçamento Via WhatsApp
blog
Ferragosto: conheça o feriado italiano que para o país

Você sabia que o mês de agosto na Itália é como se fosse o mês de janeiro para os brasileiros? Trata-se de um período de férias escolares, de sol, verão e calor. No meio disso tudo, o Ferragosto só poderia ser um dos feriados favoritos dos italianos.
Então, que tal descobrir tudo sobre a origem do Ferragosto? Siga a leitura!
Quando é o feriado de Ferragosto na Itália?
O feriado de Ferragosto é comemorado anualmente no dia 15 de agosto em todos os Comunes italianos.
Pela história, diz-se que o feriado era celebrado nos primeiros dias do mês de agosto. Contudo, após alguns séculos, com o crescimento da Igreja Católica, passou a ser celebrado no dia 15 para coincidir com o Dia da Assunção de Maria.
Qual a origem do Ferragosto?
A origem do feriado de Ferragosto remonta ao século 18 a. C., com uma celebração pagã instituída pelo imperador Ottaviano Augusto. Por este mesmo motivo, o nome “Ferragosto” vem do latim “Feriae Augusti” (Repouso de Augusto), em homenagem ao imperador romano.
Na época, a tradição tinha como objetivo celebrar o fim do trabalho agrícola e das colheitas do período. Assim, os trabalhadores e empregadores comemoravam com corridas de cavalos e folgas nas atividades devido às comemorações. Tudo era dedicado ao deus Conso, que na religião romana era o deus da terra e da fertilidade.
Por volta do século VII, o feriado passou a integrar o calendário da Igreja Católica. Portanto, como citamos anteriormente, mudou de data, para que a comemoração acontecesse junto com a Festa da Assunção de Maria, que representa a assunção do corpo de Maria após ela completar a sua missão na Terra.
Como a data é comemorada nos dias de hoje
Atualmente, o feriado de Ferragosto é muito mais voltado a aproveitar o verão e o calor da Itália em agosto.
Por isso, é um período em que os italianos costumam viajar para as praias e o litoral, nos quais organizam eventos como grandes almoços e até luais. Muitas pessoas, principalmente jovens, ainda têm o costume de estar na praia e dar um mergulho à meia-noite do dia 14 para o dia 15 de agosto, como um símbolo de purificação.
Na Toscana, as crianças e adolescentes comemoram a data com os “gavettoni”, ou seja, jogam baldes de água uns nos outros.
Além disso, por se tratar de um feriado que acaba se conectando às férias de verão, é comum encontrar escritórios e empresas fechados durante o período. Os pais aproveitam as férias escolares dos pequenos para agendar seus dias de folga no trabalho.
Conforme divulgado pela Confederação Nacional do Artesanato (CNA), estima-se que neste ano o feriado movimente cerca de 5 bilhões de euros (R$ 31,6 bilhões) com turismo. Ainda, a Itália prevê que mais de 5 milhões de turistas viajarão para o país neste mês.
Agosto ainda tem impacto no sistema judiciário italiano
Como explicamos, além do feriado de Ferragosto, o mês também é marcado pelo período de férias na Itália. Para o sistema judiciário italiano, agosto é oficialmente o mês de recesso.
Assim, os processos jurídicos costumam desacelerar, pois mesmo quando não há férias coletivas, a capacidade operacional dos tribunais é reduzida. O retorno à rotina após as celebrações do Ferragosto e as férias coletivas variam de acordo com as instituições e setores.
A tão aguardada data de agendamento da audiência sobre a inconstitucionalidade da nova lei, por exemplo, deve ser divulgada somente a partir de setembro. Isso porque a Corte Constitucional Italiana também tem seu recesso.
Tudo isso, contudo, não é motivo para deixar o projeto da cidadania italiana parado no mês de agosto. Justamente pelo contrário, o período é ideal para se planejar e dar início à preparação documental. Desta forma, quando as férias italianas chegaram ao final, você pode sair na frente para ajuizar a ação de reconhecimento da cidadania italiana.
Então, que tal dar esse passo com quem entende do assunto? Fale com a equipe da Nostrali e comece a preparação documental para transformar o seu futuro e honrar suas raízes.
comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.
veja o depoimento de quem já fez a cidadania italiana com a Nostrali
ver depoimentosCidades Atendidas
Rio Grande do Sul - RS
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.
Santa Catarina - SC
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.
Paraná - PR
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.
São Paulo - SP
São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras, Barueri, Americana, Indaiatuba, Cotia, São Carlos, Araraquara.
Goiás - GO
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.
Espírito Santo - ES
Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.
Minas Gerais - MG
Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.
Bahia - BA
Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.
Sergipe - SE
Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.
Alagoas - AL
Maceió, Arapiraca.
Pernambuco - PE
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.
Distrito Federal - DF
Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.
Mato Grosso - MT
Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.
Mato Grosso do Sul - MS
Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.
Paraíba - PB
João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.
Rio Grande do Norte - RN
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.
Ceará - CE
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.
Piauí - PI
Teresina, Parnaíba.
Maranhão - MA
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.
Tocantins - TO
Palmas, Araguaína.
Pará - PA
Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.
Amapá - AP
Macapá, Santana.
Roraima - RR
Boa Vista.
Amazonas - AM
Manaus, Parintins, Itacoatiara.
Rondônia - RO
Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.
Acre - AC
Rio Branco.