Orçamento Rápido Via WhatsApp

Fale com um especialista
Nostrali pelo WhatsApp

Consulados italianos no Brasil: Como chegar e qual escolher

07/06/2021 | Curiosidades
Consulados italianos no Brasil: Como chegar e qual escolher

Os consulados italianos no Brasil são um importante ponto de acolhimento para os cidadãos italianos que residem no país e necessitam de algum auxílio ou serviço documental.
No entanto, a importância desse órgão vai muito além disso.
Neste artigo, falaremos sobre o que é e como achar o consulado ideal para realizar o seu processo.
Pegue o seu bloco de notas e anote os pontos mais importantes.

Você também pode se interessar: Como funciona a retificação de documentos para cidadania italiana

Boa leitura!

 

 

Afinal, o que é um consulado?

 

É muito comum ouvirmos falar de consulados e embaixadas internacionais. Mas, você realmente sabe o que é um consulado e para que ele serve?
Em suma, o consulado é uma representação do governo de um país no exterior.
No caso dos consulados italianos no Brasil, esses órgãos representam o governo italiano em nosso país.
Para os cidadãos que residem no exterior, é muito importante que haja um local onde seja possível lidar com burocracias e outras questões relacionadas ao seu país de origem.
Por isso, os consulados e embaixadas têm o papel de prestar assistência a essas pessoas, sendo um direito regulamentado e exigido para todos os cidadãos.

 

 

Consulado x Embaixada: Entenda as diferenças

 

Agora você já sabe qual é a função dos consulados italianos no Brasil. Todavia, o que muda do consulado para a embaixada?
Essa é uma dúvida recorrente entre as pessoas que desejam iniciar seu processo de cidadania e, por isso, vamos explicar as principais diferenças entre cada órgão.
O consulado é uma representação da administração pública de um país no exterior, que visa tratar os interesses do povo e auxiliar os cidadãos com partes burocráticas.
Por outro lado, a embaixada é um órgão mais focado nas relações internacionais entre os dois países.
No caso, a embaixada da Itália no Brasil trata de assuntos relacionados à economia e política externa entre os dois países.
Além disso, as embaixadas geralmente ficam localizadas na capital do país, enquanto os consulados podem estar fixados em diversos estados.
No Brasil, há 6 consulados italianos espalhados pelo país e uma embaixada, localizada em Brasília.  

Leia também: Cidadania italiana via materna: tudo que você precisa saber!

 

Qual dos consulados italianos no Brasil escolher?

 

Agora você pode estar se perguntando: "qual consulado devo escolher para iniciar meu processo?".
Todos os consulados no Brasil têm as suas jurisdições estaduais e, dependendo de qual for a sua região de residência, o processo pode mudar um pouco.
Sendo assim, você deve optar pelo consulado italiano mais próximo.

O consulado italiano mais antigo do Brasil é o que fica no Rio de Janeiro. Inclusive, este é o primeiro consulado que foi aberto na América do Sul.

Já o que concentra mais número de atendimentos é o consulado italiano em São Paulo. Isso porque o Estado é o que concentra maior população de descentes italianos, além de ser uma das principais portas de entrada para os imigrantes italianos que chegaram no Brasil no final do séculos XIX e início do XX.

O consulado Itália - São Paulo oferece diversos servisços como, por exemplo, emissão de passaportes italianos, registro civil, entre outros. No consulado italiano em São Paulo também ocorrem atividades culturais e eventos para fortalecer os laços entre a comunidade dos dois países.

Confira agora a lista de consulados italianos no Brasil:


Consulado italiano São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 1963.
Jurisdição: São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre.

Consulado italiano Curitiba
R. Marechal Deodoro, 630.
Jurisdição: Santa Catarina e Paraná.

Consulado italiano Porto Alegre
R. José de Alencar, 313.
Jurisdição: Rio Grande do Sul.

Consulado italiano Rio de Janeiro
Av. Presidente Antônio Carlos, 40.
Jurisdição: Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Consulado italiano Belo Horizonte
R. dos Inconfidentes, 600.
Jurisdição: Minas Gerais.

Consulado italiano Recife
Av. Eng Domingos Ferreira, 2222.
Jurisdição: Pernambuco, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Sergipe.

Embaixada italiana Brasília
S.E.S Av. das Nações Quadra 807, Lote 30
Jurisdição: Distrito Federal, Amapá, Amazonas, Goiás, Pará, Tocantins e Roraima.

 

Faça o seu processo com a Nostrali

 

Sabemos que o processo de cidadania italiana é demorado e pode ser bastante dificultoso. Por isso, contar com o auxílio de uma assessoria faz toda a diferença na hora de reunir e apresentar os documentos ao consulado italiano.

 

Sabendo disso, a Nostrali oferece os serviços de busca de documentos na Itália e o reconhecimento da cidadania italiana, tanto em território brasileiro como italiano.

 

Não deixe o seu sonho de lado e conquiste hoje os seus direitos como cidadão europeu. Entre em contato através do site.

07/06/2021 | Curiosidades
Compartilhe:
  • Facebook
  • Whatsapp

deixe um comentário

Ao enviar o Comentário, você declara quem leu e aceitou os termos da nossa nova Política de Privacidade.

comentários

"Valores" 08/06/2021

por: Madalice Galvão Pepe Neves

Olá, boa tarde!
Qual o valor total de um processo de cidadania? Qual o tempo de espera até que saia o pedido? Quais documentos necessários para o início?
Grata por seu contato.

"Cidadania Italiana" 08/06/2021

por: Guilherme Santeramo

Boa noite,

Gostaria de obter cotação para o processo de cidadania italiana. Ainda não defini o processo que darei entreda, então solicito orçamento para via judicial ou na Itália.

Obrigado,
Guilherme

"Cidadania italiana " 15/09/2023

por: Leticia

Oi,bom dia!
Moro no Pará,e não estou conseguindo entrar em contato com o consulado italiano em Belém
Teria como vocês me colocarem em contato com eles ou com outro consulado italiano mais próximo?
Pôr favor!

"Cidadania italiana" 07/11/2023

por: Vera Aparecida Furini Vergilio

Somos descendentes de italianos..quero informação como faço para obter cidadania.

"Cidadania italiana" 07/03/2024

por: Adriana

Bom dia!
Tudo bem?
Solicito por gentileza maiores informações e orientações para requisitar a cidadania italiana. Quais os procedimentos necessários?
Solicito o orçamento via judicial ou na Itália?

veja o depoimento de quem já fez a cidadania italiana com a Nostrali

ver depoimentos

perguntas frequentes

Tenho direito à cidadania italiana por casamento?

Todos que mantêm casamento civil com cidadão europeu podem solicitar a cidadania italiana por naturalização se cumprirem os seguintes requisitos:

1. Conhecimento do idioma italiano nível B1

2. Se residentes fora da Itália: casamento civil há 3 anos, se tiver filho o tempo reduz pela metade

3. Não ter antecedentes criminais

Por que reconhecer a cidadania italiana

A cidadania italiana é um direito previsto por lei de todos que têm sangue italiano, ou seja, daqueles que possuem um antepassado italiano. Ainda assim, devem ser cumpridos alguns requisitos legais e a transmissão da cidadania não deve ter sido interrompida entre as gerações. Além de ser um resgate das próprias origens, a cidadania traz inúmeros benefícios. Leia a nossa página sobre as Vantagens de ser italiano.

O que é tradução juramentada e para que serve?

A tradução juramentada no Brasil é feita por um tradutor que, após aprovação em concurso público, passa a ser habilitado em um ou mais idiomas estrangeiros além do português. Suas traduções passam então a ser reconhecidas oficialmente por instituições e órgãos públicos brasileiros.

Para apresentar uma tradução aos órgãos do Brasil (cartórios, tribunais, etc.) a tradução deve obrigatoriamente ser feita por um tradutor juramentado brasileiro. Por exemplo, se você precisa retificar uma certidão em um cartório no Brasil, deverá traduzir o documento comprobatório para o idioma português e, para isso, contratar um tradutor brasileiro que seja juramentado.

Já para apresentar uma tradução aos órgãos públicos italianos (consulados, comunidades, etc.) é preferível que a tradução seja feita por um tradutor italiano inscrito na Junta Comercial italiana ou no tribunal italiano. Por exemplo, se você está indo para Itália fazer o seu reconhecimento da Cidadania Italiana ou está entregando a sua documentação para o Consulado italiano no Brasil, deverá traduzir as certidões brasileiras para o italiano e, neste caso, é preferível contratar um tradutor italiano por questões de qualidade da tradução e de credibilidade perante os órgãos da Itália.

Sou descendente de italianos, porém não tenho sobrenome italiano. Isso é um problema para conseguir Cidadania Italiana?

Não, isso não é um impedimento. A cidadania italiana ius sanguinis é transmitida por filiação, por sangue. Ou seja, é suficiente você ter um italiano(a) na sua árvore genealógica para poder solicitar o reconhecimento da cidadania. Por exemplo, se seu bisavô nasceu na Itália e veio para o Brasil e depois nasceu a sua avó já em terras brasileiras, seguida pelo seu pai que já não herdou o sobrenome italiano, mesmo assim você tem direito à cidadania italiana. Mas, claro, deve sempre haver uma verificação completa para que não existam impedimentos documentais.

Cidades Atendidas

Rio Grande do Sul - RS
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.

Santa Catarina - SC
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.

Paraná - PR
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.

São Paulo - SP
São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Goiás - GO
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.

Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Espírito Santo - ES
Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.

Minas Gerais - MG
Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.

Bahia - BA
Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.

Sergipe - SE
Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.

Alagoas - AL
Maceió, Arapiraca.

Pernambuco - PE
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.

Distrito Federal - DF
Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.

Mato Grosso - MT
Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.

Mato Grosso do Sul - MS
Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.

Paraíba - PB
João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.

Rio Grande do Norte - RN
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.

Ceará - CE
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.

Piauí - PI
Teresina, Parnaíba.

Maranhão - MA
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.

Tocantins - TO
Palmas, Araguaína.

Pará - PA
Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.

Amapá - AP
Macapá, Santana.

Roraima - RR
Boa Vista.

Amazonas - AM
Manaus, Parintins, Itacoatiara.

Rondônia - RO
Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.

Acre - AC
Rio Branco.

OK
Carregando

Carregando

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.

ENTENDI E FECHAR