
blog
Conheça os melhores países para morar com cidadania italiana

Dupla cidadania em mãos, partiu desbravar o mundo e viver em lugares que antes eram apenas um sonho? Conheça os melhores países para morar com cidadania italiana!
Ser um cidadão italiano te permite não somente viajar para diversos países sem necessidade de um visto, como também te abre as portas para viver de forma legalizada em qualquer lugar da União Europeia (UE) e de países membros do Espaço Econômico Europeu (EEE).
Isso significa que você pode trabalhar, morar e estudar em mais de 30 países sem quaisquer limitações ou restrições de tempo. Já imaginou quantas oportunidades podem surgir no seu caminho?
Essa autorização, inclusive, é formalizada no Tratado da União Europeia. O artigo 17.º do documento oficial declara que: “é cidadão da União qualquer pessoa que possua a nacionalidade de um Estado-membro”. Já o artigo 18.º especifica que: “a cidadania da UE (...) confere aos cidadãos o direito de circular livremente e de residir no território dos Estados membros”.
Leia mais: Passaporte italiano está entre os 5 mais poderosos do mundo
Se você ainda não tem a sua dupla cidadania reconhecida ou, até mesmo, não sabe se tem direito a ela, a equipe da Nostrali está pronta para te ajudar a tirar o sonho do papel!
CLIQUE AQUI e solicite um orçamento
Mas quais são os melhores países para morar com cidadania italiana?
A partir de agora você vai conferir as regiões da Europa que são referência em economia, educação, cultura, conforto para a família, qualidade de vida e oportunidades para estrangeiros se integrarem à sociedade.
Existem muitos países que podem ser considerados ótimas opções para cidadãos italianos que desejam morar no exterior.
Alguns dos mais populares atualmente incluem Suíça, Alemanha, Espanha e Áustria. No entanto, vale ressaltar que a escolha do melhor lugar para morar depende das suas necessidades e preferências individuais.
Conheça, agora, os melhores países para morar com cidadania italiana:
1 - Alemanha
A Alemanha é um dos países mais populares para os cidadãos italianos que desejam morar no exterior. Isso se deve em grande parte à sua economia forte e diversificada, com muitas oportunidades de emprego em setores como tecnologia, engenharia e saúde. Além disso, a Alemanha é conhecida por sua alta qualidade de vida, sistema de saúde público superior e sua rica cultura e história.
Cidade de Berlim
2 - Suíça
A Suíça é um país conhecido por sua qualidade de vida excepcional. Com uma economia forte e alto nível de segurança, é um dos melhores lugares para se viver na Europa. Para os cidadãos italianos, a Suíça é um destino muito popular, não apenas pela proximidade geográfica, mas também pelas oportunidades de emprego. O país é muito conectado, com um sistema de transporte público eficiente, que permite fácil acesso a outras cidades europeias.
Cidade de Zurique
3 - Espanha
A Espanha é um destino popular para os italianos que desejam viver no exterior. Com seu clima agradável, belas praias e paisagens deslumbrantes, é fácil entender o motivo. A Espanha é também um país com uma cultura vibrante, culinária rica e muitas opções de lazer. Para os italianos, a proximidade geográfica e a facilidade de adaptação à cultura espanhola fazem deste país um dos melhores países para morar com cidadania italiana.
Cidade de Barcelona
4 - Áustria
A Áustria é um país com uma cultura rica e um alto padrão de vida. Para os cidadãos italianos, a Áustria é um destino muito atraente por causa de sua proximidade geográfica, bem como por sua beleza natural e cultural. Com uma economia forte e muitas oportunidades de emprego em setores como turismo, engenharia e tecnologia, a Áustria é um dos melhores lugares para os cidadãos italianos procurarem novas oportunidades de vida.
Cidade de Salzburgo
Com cidadania italiana posso morar em quais países?
Além dos países citados acima, você também pode viver livremente em outras regiões. Confira a lista das 10 principais escolhas dos cidadãos italianos.
➡ França
➡ Bélgica
➡ Irlanda
➡ Portugal
➡ Suécia
➡ Finlândia
➡ Luxemburgo
➡ Holanda
➡ Malta
➡ Polônia
Não esqueça da Itália!
Sim, a Itália por si só já é umpaís que oferece muitas oportunidadespara seus moradores.
Por lá, você vai encontrar regiões belíssimas, cada uma com suas particularidades e encantos.
Algumas delas se destacam por oferecer alta qualidade de vida e excelentes opções de trabalho, estudo e lazer.
Lombardia, Emilia-Romagna, Vêneto e Toscana são territórios italianos referência em diversos fatores.
Leia também: Itália lidera ranking dos países mais acolhedores do mundo
➡ Lombardia:região mais desenvolvida economicamente e onde se localiza Milão, capital financeira e econômica da Itália. É ali que se encontram muitas empresas internacionais, que oferecem ótimas oportunidades de emprego em áreas como moda, design, tecnologia e finanças. Há muitos museus, teatros, galerias de arte e restaurantes renomados.
➡ Emilia-Romagna: região que proporciona alta qualidade de vida e possibilidades de crescimento profissional, além de ser um importante centro industrial do país, onde há forte presença na indústria automotiva e alimentar. A sua capital regional, Bolonha, é uma cidade universitária referência no campo da pesquisa.
➡ Vêneto: é uma das regiões mais prósperas e economicamente desenvolvidas da Itália. Possui um importante centro industrial, com empresas de alta tecnologia, moda e design. É também referência no setor agrícola, com muitos vinhedos e olivais, além de oferecer uma vida cultural rica.
➡ Toscana:com um estilo de vida mais tranquilo, porém com muitas oportunidades de emprego, essa região é um importante centro cultural e artístico. Além disso, tem uma forte presença na indústria têxtil e de moda, sendo famosa por sua gastronomia e vinhos.
CLIQUE AQUI e conheça mais sobre as diferenças culturais das regiões da Itália
A sua cidadania italiana abre portas para os melhores países para se viver
É com sua cidadania em mão que você vai poder desbravar o mundo e abrir as portas para mais conforto e qualidade de vida.
Se você está interessado em morar e trabalhar em países que são referência mundial, ter uma cidadania italiana é o primeiro passo, já que a Itália tem acordos bilaterais de imigração com vários países.
Esses acordos podem permitir que você obtenha vistos de trabalho ou residência de forma mais fácildo que outras pessoas sem dupla cidadania reconhecida.
Sendo reconhecido como cidadão italiano, você tem facilidade para entrar em mais de 180 países.
Entre em contato com a equipe da Nostrali e transforme a sua vida e dos seus familiares ainda neste ano!
Com escritórios no Brasil e na Itália, oferecemos consultoria e assessoria para facilitar esse processo.
comentários
"Cidadania" 24/05/2023
por: FABIANA INES MENEGOTTO
Preciso providenciar as minhas certidões apenas e solicitar agendamento no consulado para entrega de documentação, modalidade filhos diretos, para mim e minhas duas filhas menores, pois meu pai já possui cidadania Italiana. Vocês assessoram nesse processo?
"Morar na Europa" 27/10/2023
por: OCLIDES ZEPPONI
Tenho cidadania Italiana. Gostaria de morar numa cidade bonita na Itália. Preferencialmente próximo ao mar ou
Na Espanha em Bolonha ou outra por perto
Tenho 70 anos, estou me divorciando e quero sumir do Brasil.
Não tenho interesse em trabalhar.
Não gosto de cidades pequenas e tristes.
veja o depoimento de quem já fez a cidadania italiana com a Nostrali
ver depoimentosperguntas frequentes
Todos que mantêm casamento civil com cidadão europeu podem solicitar a cidadania italiana por naturalização se cumprirem os seguintes requisitos:
1. Conhecimento do idioma italiano nível B1
2. Se residentes fora da Itália: casamento civil há 3 anos, se tiver filho o tempo reduz pela metade
3. Não ter antecedentes criminais
A cidadania italiana é um direito previsto por lei de todos que têm sangue italiano, ou seja, daqueles que possuem um antepassado italiano. Ainda assim, devem ser cumpridos alguns requisitos legais e a transmissão da cidadania não deve ter sido interrompida entre as gerações. Além de ser um resgate das próprias origens, a cidadania traz inúmeros benefícios. Leia a nossa página sobre as Vantagens de ser italiano.
A tradução juramentada no Brasil é feita por um tradutor que, após aprovação em concurso público, passa a ser habilitado em um ou mais idiomas estrangeiros além do português. Suas traduções passam então a ser reconhecidas oficialmente por instituições e órgãos públicos brasileiros.
Para apresentar uma tradução aos órgãos do Brasil (cartórios, tribunais, etc.) a tradução deve obrigatoriamente ser feita por um tradutor juramentado brasileiro. Por exemplo, se você precisa retificar uma certidão em um cartório no Brasil, deverá traduzir o documento comprobatório para o idioma português e, para isso, contratar um tradutor brasileiro que seja juramentado.
Já para apresentar uma tradução aos órgãos públicos italianos (consulados, comunidades, etc.) é preferível que a tradução seja feita por um tradutor italiano inscrito na Junta Comercial italiana ou no tribunal italiano. Por exemplo, se você está indo para Itália fazer o seu reconhecimento da Cidadania Italiana ou está entregando a sua documentação para o Consulado italiano no Brasil, deverá traduzir as certidões brasileiras para o italiano e, neste caso, é preferível contratar um tradutor italiano por questões de qualidade da tradução e de credibilidade perante os órgãos da Itália.
Não, isso não é um impedimento. A cidadania italiana ius sanguinis é transmitida por filiação, por sangue. Ou seja, é suficiente você ter um italiano(a) na sua árvore genealógica para poder solicitar o reconhecimento da cidadania. Por exemplo, se seu bisavô nasceu na Itália e veio para o Brasil e depois nasceu a sua avó já em terras brasileiras, seguida pelo seu pai que já não herdou o sobrenome italiano, mesmo assim você tem direito à cidadania italiana. Mas, claro, deve sempre haver uma verificação completa para que não existam impedimentos documentais.
Cidades Atendidas
Rio Grande do Sul - RS
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.
Santa Catarina - SC
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.
Paraná - PR
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.
São Paulo - SP
São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.
Goiás - GO
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.
Espírito Santo - ES
Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.
Minas Gerais - MG
Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.
Bahia - BA
Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.
Sergipe - SE
Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.
Alagoas - AL
Maceió, Arapiraca.
Pernambuco - PE
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.
Distrito Federal - DF
Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.
Mato Grosso - MT
Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.
Mato Grosso do Sul - MS
Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.
Paraíba - PB
João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.
Rio Grande do Norte - RN
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.
Ceará - CE
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.
Piauí - PI
Teresina, Parnaíba.
Maranhão - MA
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.
Tocantins - TO
Palmas, Araguaína.
Pará - PA
Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.
Amapá - AP
Macapá, Santana.
Roraima - RR
Boa Vista.
Amazonas - AM
Manaus, Parintins, Itacoatiara.
Rondônia - RO
Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.
Acre - AC
Rio Branco.