Orçamento Rápido Via WhatsApp

Fale com um especialista
Nostrali pelo WhatsApp

Cidadania italiana: quem tem direito e como brasileiros podem solicitar

27/11/2019 | Cidadania italiana
Cidadania italiana: quem tem direito e como brasileiros podem solicitar

Cidadania italiana: quem tem direito e como brasileiros podem solicitar? Morar no exterior é o sonho de grande parte dos brasileiros e em 2018, o número de pedidos de cidadania italiana chegou a 265 mil em repartições na Itália e no Brasil. As vantagens do reconhecimento de dupla cidadania são muitas, mas é necessário conhecer o processo a ser feito.

A cidadania italiana dá direito aos direitos e deveres de uma pessoa nascida na Itália, como estudo, assistência sanitária, trabalho e moradia em qualquer país que faça parte da União Europeia sem precisar de visto específico.

O Brasil tem milhões de descendentes de imigrantes europeus, o que dá direito à cidadania europeia em muitos casos.

Segundo a Legislação italiana, filhos de italianos, mesmo que nascidos em território estrangeiro e sem sobrenome italiano, são considerados italianos desde o nascimento.

O primeiro passo para saber é montar a árvore genealógica de sua família para descobrir se você tem um ascendente nascido na Itália.

Documentação

A cidadania é regida pelo direito “Jus Sanguinis”, ou direito de sangue.

A comprovação da transmissão do sangue italiano é feita através de documentos que comprovem a descendência. É preciso reunir as certidões de registro civil ou, dependendo da data, religiosas originais de todas as pessoas na sua linha de ascendência, partindo do italiano até chegar em você.
- Certidões de nascimento;
- Certidão italiana de nascimento de seu antepassado;
- Certidões de casamento;
- Certidões de óbito;
- Certidão Negativa de Naturalização.

O direito à cidadania e suas exceções

Na Itália, todo o homem italiano passa a cidadania para seus filhos automaticamente, mesmo os nascidos em outro país, desde que não renuncie à cidadania.

Somente após 1948 as mulheres passaram a ter este direito, pois anteriormente, a lei previa que elas não transmitiam a própria cidadania para seus filhos, mas estes recebiam apenas a nacionalidade do pai ou do local de nascimento.

Filhos de italianas nascidos após 1948 tem o direito à cidadania, porém, em anos anteriores, é necessário recorrer ao pedido de cidadania judicialmente. O Poder Judiciário italiano já concede através de sentenças, o direito ao reconhecimento da cidadania italiana.

Além de saber se o seu parente é italiano, é preciso descobrir se ele se naturalizou brasileiro quando chegou ao Brasil. Filhos de italianos naturalizados brasileiros nascidos após a naturalização de pai/mãe não tem direito à cidadania italiana.

Somente filhos nascidos antes a naturalização dos pais tem direito à cidadania.  No site do Ministério da Justiça é possível fazer uma pesquisa sobre esta naturalização.

A cidadania também é concedida por pessoas casadas com cidadãos italianos, desde que estejam casados há pelo menos 3 anos ou morando juntos na Itália no mínimo por 2 anos, apresentando uma lista de documentos exigidos pelo governo italiano.

Onde requerer

O processo pode ser desenvolvido tanto no Brasil, quanto na Itália e as principais diferenças são de tempo e custo.

No Brasil é necessário recorrer ao Consulado Italiano e o processo pode demorar de 6 a 12 anos. Identifique o Consulado Italiano no Brasil que atende o seu Estado de residência e apresente a documentação recente e em bom estado de conservação.  

Na Itália o processo pode ser feito através das prefeituras (Comuni), o que demora aproximadamente de 3 meses a 6 meses. Neste caso, os requerentes devem viajar até a Itália para registrar residência.

O local de residência do descendente indica onde o processo será feito. A viabilidade de todo o processo depende da documentação apresentada ao Órgão italiano responsável pela análise dos documentos.


Nós da Nostrali somos especialistas no atendimento, orientação e assessoria aos cidadãos italianos e seus descentes durante os processos administrativos e judiciais relacionados ao reconhecimento da cidadania italiana.

27/11/2019 | Cidadania italiana
Compartilhe:
  • Facebook
  • Whatsapp

deixe um comentário

Ao enviar o Comentário, você declara quem leu e aceitou os termos da nossa nova Política de Privacidade.

comentários

"1.78" 22/03/2022

por: Faustino dos Santos Diniz

Eu sou um brasileiro eu quero trabalhar na Itália conhecer o país origem Ô Thalia eu moro no Estado Paraná eu sou cidadania brasileira conhecer história na Itália?

"Cidadania Italiana" 19/06/2023

por: Gérson Brezola da Silva

Cidadania Italiana

"Cidadania italiana" 10/10/2023

por: EDILENI V RAMBALDI

Boa tarde,
Já tenho a documentação de meus avós nascidos em Emília Romagna porém, com prazo vencido.
Como vcs podem me auxiliar para dar sequência ao processo?
Obrigada

"Cidadania italiana " 30/01/2024

por: Anderson Jacinto de Freitas

Gostaria de saber como ver se tenho direito a cidadania italiana.

veja o depoimento de quem já fez a cidadania italiana com a Nostrali

ver depoimentos

perguntas frequentes

Tenho direito à cidadania italiana por casamento?

Todos que mantêm casamento civil com cidadão europeu podem solicitar a cidadania italiana por naturalização se cumprirem os seguintes requisitos:

1. Conhecimento do idioma italiano nível B1

2. Se residentes fora da Itália: casamento civil há 3 anos, se tiver filho o tempo reduz pela metade

3. Não ter antecedentes criminais

Por que reconhecer a cidadania italiana

A cidadania italiana é um direito previsto por lei de todos que têm sangue italiano, ou seja, daqueles que possuem um antepassado italiano. Ainda assim, devem ser cumpridos alguns requisitos legais e a transmissão da cidadania não deve ter sido interrompida entre as gerações. Além de ser um resgate das próprias origens, a cidadania traz inúmeros benefícios. Leia a nossa página sobre as Vantagens de ser italiano.

O que é tradução juramentada e para que serve?

A tradução juramentada no Brasil é feita por um tradutor que, após aprovação em concurso público, passa a ser habilitado em um ou mais idiomas estrangeiros além do português. Suas traduções passam então a ser reconhecidas oficialmente por instituições e órgãos públicos brasileiros.

Para apresentar uma tradução aos órgãos do Brasil (cartórios, tribunais, etc.) a tradução deve obrigatoriamente ser feita por um tradutor juramentado brasileiro. Por exemplo, se você precisa retificar uma certidão em um cartório no Brasil, deverá traduzir o documento comprobatório para o idioma português e, para isso, contratar um tradutor brasileiro que seja juramentado.

Já para apresentar uma tradução aos órgãos públicos italianos (consulados, comunidades, etc.) é preferível que a tradução seja feita por um tradutor italiano inscrito na Junta Comercial italiana ou no tribunal italiano. Por exemplo, se você está indo para Itália fazer o seu reconhecimento da Cidadania Italiana ou está entregando a sua documentação para o Consulado italiano no Brasil, deverá traduzir as certidões brasileiras para o italiano e, neste caso, é preferível contratar um tradutor italiano por questões de qualidade da tradução e de credibilidade perante os órgãos da Itália.

Sou descendente de italianos, porém não tenho sobrenome italiano. Isso é um problema para conseguir Cidadania Italiana?

Não, isso não é um impedimento. A cidadania italiana ius sanguinis é transmitida por filiação, por sangue. Ou seja, é suficiente você ter um italiano(a) na sua árvore genealógica para poder solicitar o reconhecimento da cidadania. Por exemplo, se seu bisavô nasceu na Itália e veio para o Brasil e depois nasceu a sua avó já em terras brasileiras, seguida pelo seu pai que já não herdou o sobrenome italiano, mesmo assim você tem direito à cidadania italiana. Mas, claro, deve sempre haver uma verificação completa para que não existam impedimentos documentais.

Cidades Atendidas

Rio Grande do Sul - RS
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.

Santa Catarina - SC
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.

Paraná - PR
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.

São Paulo - SP
São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Goiás - GO
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.

Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Espírito Santo - ES
Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.

Minas Gerais - MG
Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.

Bahia - BA
Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.

Sergipe - SE
Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.

Alagoas - AL
Maceió, Arapiraca.

Pernambuco - PE
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.

Distrito Federal - DF
Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.

Mato Grosso - MT
Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.

Mato Grosso do Sul - MS
Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.

Paraíba - PB
João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.

Rio Grande do Norte - RN
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.

Ceará - CE
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.

Piauí - PI
Teresina, Parnaíba.

Maranhão - MA
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.

Tocantins - TO
Palmas, Araguaína.

Pará - PA
Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.

Amapá - AP
Macapá, Santana.

Roraima - RR
Boa Vista.

Amazonas - AM
Manaus, Parintins, Itacoatiara.

Rondônia - RO
Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.

Acre - AC
Rio Branco.

OK
Carregando

Carregando

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.

ENTENDI E FECHAR