Orçamento Rápido Via WhatsApp

Fale com um especialista
Nostrali pelo WhatsApp

Checklist: o que avaliar em uma assessoria para cidadania italiana

05/07/2024 | Cidadania italiana
Checklist: o que avaliar em uma assessoria para cidadania italiana

Se você é descendente de italianos e chegou até aqui é porque entende o quanto a cidadania italiana seria benéfica para a sua vida e planos futuros.

Seja a liberdade de morar, estudar e trabalhar em qualquer país da União Europeia, até a chance de se aposentar na Itália e garantir as mesmas oportunidades para os seus filhos, a dupla cidadania torna tudo isso possível.

O processo até a conquista do seu reconhecimento, no entanto, pode ser longo se você não tiver o máximo de zelo em cada etapa, entregando toda a documentação necessária, no formato exigido pela lei italiana.

Além disso, dependendo da via escolhida para o seu processo, ele pode levar mais de 10 anos para ser concluído (como é o caso da via consular). Eis, então, que surge a ideia de contratar uma assessoria para cidadania italiana, mas como saber qual é a melhor?

Esta é uma dúvida frequente entre os ítalo-descendentes, por isso, a Nostrali preparou o checklist abaixo para ajudar você a entender tudo o que deve ser considerado antes de assinar o contrato.

 

Conteúdo

1. Reputação da assessoria

2. Serviços oferecidos

3. Experiência e conhecimento

4. Custo-benefício

5. Comunicação e atendimento

6. Documentação e burocracia

7. Aspectos legais e éticos

8. Flexibilidade e personalização

9. Pós-serviço e suporte continuado

 

Nostrali Cidadania Italiana

 

1. Reputação da assessoria


O primeiro ponto de atenção em uma assessoria para cidadania italiana é o histórico da empresa no mercado. Você deve conferir o seguinte:

Avaliação da reputação e histórico: verifique a reputação da assessoria para cidadania italiana. Busque avaliações e depoimentos de clientes anteriores em redes sociais, sites de reclamação e fóruns especializados. A experiência de outros costuma fornecer uma visão clara sobre a qualidade do serviço prestado.

Tempo de mercado: empresas com maior tempo de atuação geralmente têm mais experiência e um histórico de casos bem-sucedidos. A longevidade pode indicar confiabilidade e competência na resolução positiva dos processos.

Certificações e credenciamentos: descubra se a assessoria possui certificações de qualidade e se está em dia com a Justiça Brasileira. Isso é um indicativo de compromisso com padrões de qualidade.


2. Serviços oferecidos


Quanto maior a quantidade de serviços prestados pela assessoria para cidadania italiana, maiores as chances dela ter a solução para o seu problema. Avalie o seguinte:

Amplitude dos serviços: uma boa assessoria oferece um pacote completo de serviços, desde a pesquisa de documentos até o acompanhamento no processo de reconhecimento de cidadania na Itália ou no Brasil. Verifique se a empresa se envolve em todas as etapas necessárias.

Consultoria inicial: avalie se a assessoria oferece uma consultoria inicial detalhada para entender seu caso específico. Este serviço deve incluir uma análise da sua árvore genealógica e um levantamento preliminar dos documentos necessários.

Apoio jurídico: a presença de advogados especializados em cidadania italiana é um diferencial importante, principalmente para quem opta pela via judicial ou administrativa, especialmente para lidar com casos mais complexos ou eventuais disputas legais com a justiça italiana. Na Nostrali,  enquanto a maioria das empresas terceiriza esse serviço, temos jurídico próprio especializado na jurisprudência italiana.


3. Experiência e conhecimento


O reconhecimento da cidadania italiana é um processo sério e que exige conhecimento técnico e prático em todas as etapas. Pensando nisso, sua futura assessoria deve ter:

Especialização: saiba se a empresa é especializada em cidadania italiana. Uma especialização significa um conhecimento mais profundo das peculiaridades do processo italiano, com experiência prática na solução de eventuais problemas.

Atualização constante: o processo de reconhecimento de cidadania italiana pode sofrer mudanças legais e burocráticas com o passar dos anos. Uma assessoria que se mantém atualizada com as leis e regulamentos é essencial para garantir eficiência e não vender um serviço inválido para o cliente, fazendo com que ele desperdice tempo e recursos.

Casos bem-sucedidos: procure exemplos de casos de sucesso semelhantes ao seu. Uma boa assessoria deve ser capaz de apresentar evidências concretas de que já ajudou pessoas com perfis e situações parecidas.


4. Custo-benefício


Transparência de preços: avalie se a empresa é transparente quanto aos custos do processo. A assessoria deve fornecer uma lista detalhada de serviços e seus respectivos valores, sem taxas ocultas que vão ser cobradas posteriormente.

Parcelamento e facilidades de pagamento: a cidadania requer um investimento para ser feita, e nem todo mundo tem essa quantia para pagar à vista. Por isso, uma assessoria para cidadania italiana que oferece facilidades como parcelamento tende a tornar o serviço mais acessível financeiramente.

Comparação com outras assessorias: pesquise preços e serviços oferecidos por diferentes assessorias para ter uma noção do valor de mercado, não apenas financeiro, mas quanto ao que é entregue. O mais barato nem sempre é o melhor, e um investimento alto também deve ser justificado por diferenciais claros, principalmente a qualidade do serviço.

 

5. Comunicação e atendimento


Qualidade do atendimento: a qualidade do atendimento inicial é um bom indicativo do serviço como um todo. Avalie a prontidão, educação e clareza das respostas durante suas primeiras interações. Lembre que é normal sentir dúvidas, então pergunte sempre que não encontrar a resposta para algo.

Disponibilidade: verifique os canais de comunicação oferecidos para contato (e-mail, telefone, WhatsApp, etc) e a disponibilidade para esclarecer dúvidas ao longo do processo. Um bom suporte ao cliente é crucial.

Idioma: certifique-se de que a assessoria pode se comunicar em italiano, pois isso pode facilitar a resolução de questões diretamente com órgãos italianos.


6. Documentação e burocracia

 

Aten??o com os documentos ? essencial para o sucesso do processo


Assessoria documental: o serviço de busca e pesquisa de documentos é essencial para dar entrada no reconhecimento. Veja se a empresa tem experiência em localizar certidões tanto no Brasil quanto na Itália. Para isso, um bom setor de genealogia é crucial.

Tradução: a assessoria deve oferecer serviços de tradução juramentada, uma vez que este é um passo fundamental no processo e exigência dos órgãos italianos.

Controle de prazo: uma boa assessoria para cidadania italiana deve estimar prazos realistas e gerenciar os tempos de resposta de diferentes órgãos, evitando atrasos desnecessários. Além disso, precisa manter o cliente informado sobre essa questão.


7. Aspectos legais e éticos


Contratos claros: a assessoria deve fornecer contratos detalhados, especificando todos os serviços, prazos, custos e responsabilidades de ambas as partes. A clareza nessa etapa é fundamental para evitar mal-entendidos.

Conformidade legal: é indispensável que a assessoria opere em conformidade com a legislação italiana e brasileira. A atuação dentro da legalidade garante a validade do processo e evita problemas futuros para conseguir a certidão e o passaporte italiano.

Política de privacidade: avalie a política de privacidade da empresa, garantindo que seus dados pessoais e documentos serão tratados com confidencialidade e segurança.


8. Flexibilidade e personalização


Adaptação às necessidades individuais: cada caso de cidadania italiana pode ter particularidades. Nesse contexto, a assessoria deve ser capaz de adaptar seus serviços às suas necessidades específicas, oferecendo soluções personalizadas.

Flexibilidade nos serviços: saiba se a empresa oferece flexibilidade na escolha dos serviços, permitindo que você contrate apenas o que realmente precisa.


9. Pós-serviço e suporte continuado


Suporte após conclusão: descubra se a assessoria presta suporte após a conclusão do processo, como orientação sobre os próximos passos e atualizações.

Feedback e avaliação: empresas que buscam continuamente melhorar seus serviços geralmente solicitam feedback de seus clientes. Verifique se a assessoria tem esse compromisso com a melhoria contínua.


A melhor escolha em assessoria para cidadania italiana


Escolher a assessoria correta para obter a cidadania italiana é uma decisão importante que impacta o sucesso e a eficiência do processo.

Lembre-se de que a cidadania italiana não é apenas um documento, mas uma conexão com sua herança familiar e que abre inúmeras oportunidades para o futuro seu e dos seus descendentes. Portanto, investir tempo e esforço na escolha da assessoria certa é essencial para garantir que todo o processo ocorra da melhor forma possível.

Se você chegou até aqui e está convencido(a) a contratar uma assessoria para cidadania italiana, te convidamos a conhecer a Nostrali. Somos uma assessoria transparente, com experiência no mercado e especialistas em ajudar pessoas na busca por uma vida melhor.

Entre em contato conosco e saiba como vamos te ajudar!

 

Nostrali Cidadania Italiana

05/07/2024 | Cidadania italiana
Compartilhe:
  • Facebook
  • Whatsapp

deixe um comentário

Ao enviar o Comentário, você declara quem leu e aceitou os termos da nossa nova Política de Privacidade.

comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

veja o depoimento de quem já fez a cidadania italiana com a Nostrali

ver depoimentos

perguntas frequentes

Tenho direito à cidadania italiana por casamento?

Todos que mantêm casamento civil com cidadão europeu podem solicitar a cidadania italiana por naturalização se cumprirem os seguintes requisitos:

1. Conhecimento do idioma italiano nível B1

2. Se residentes fora da Itália: casamento civil há 3 anos, se tiver filho o tempo reduz pela metade

3. Não ter antecedentes criminais

Por que reconhecer a cidadania italiana

A cidadania italiana é um direito previsto por lei de todos que têm sangue italiano, ou seja, daqueles que possuem um antepassado italiano. Ainda assim, devem ser cumpridos alguns requisitos legais e a transmissão da cidadania não deve ter sido interrompida entre as gerações. Além de ser um resgate das próprias origens, a cidadania traz inúmeros benefícios. Leia a nossa página sobre as Vantagens de ser italiano.

O que é tradução juramentada e para que serve?

A tradução juramentada no Brasil é feita por um tradutor que, após aprovação em concurso público, passa a ser habilitado em um ou mais idiomas estrangeiros além do português. Suas traduções passam então a ser reconhecidas oficialmente por instituições e órgãos públicos brasileiros.

Para apresentar uma tradução aos órgãos do Brasil (cartórios, tribunais, etc.) a tradução deve obrigatoriamente ser feita por um tradutor juramentado brasileiro. Por exemplo, se você precisa retificar uma certidão em um cartório no Brasil, deverá traduzir o documento comprobatório para o idioma português e, para isso, contratar um tradutor brasileiro que seja juramentado.

Já para apresentar uma tradução aos órgãos públicos italianos (consulados, comunidades, etc.) é preferível que a tradução seja feita por um tradutor italiano inscrito na Junta Comercial italiana ou no tribunal italiano. Por exemplo, se você está indo para Itália fazer o seu reconhecimento da Cidadania Italiana ou está entregando a sua documentação para o Consulado italiano no Brasil, deverá traduzir as certidões brasileiras para o italiano e, neste caso, é preferível contratar um tradutor italiano por questões de qualidade da tradução e de credibilidade perante os órgãos da Itália.

Sou descendente de italianos, porém não tenho sobrenome italiano. Isso é um problema para conseguir Cidadania Italiana?

Não, isso não é um impedimento. A cidadania italiana ius sanguinis é transmitida por filiação, por sangue. Ou seja, é suficiente você ter um italiano(a) na sua árvore genealógica para poder solicitar o reconhecimento da cidadania. Por exemplo, se seu bisavô nasceu na Itália e veio para o Brasil e depois nasceu a sua avó já em terras brasileiras, seguida pelo seu pai que já não herdou o sobrenome italiano, mesmo assim você tem direito à cidadania italiana. Mas, claro, deve sempre haver uma verificação completa para que não existam impedimentos documentais.

Cidades Atendidas

Rio Grande do Sul - RS
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.

Santa Catarina - SC
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.

Paraná - PR
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.

São Paulo - SP
São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Goiás - GO
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.

Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Espírito Santo - ES
Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.

Minas Gerais - MG
Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.

Bahia - BA
Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.

Sergipe - SE
Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.

Alagoas - AL
Maceió, Arapiraca.

Pernambuco - PE
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.

Distrito Federal - DF
Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.

Mato Grosso - MT
Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.

Mato Grosso do Sul - MS
Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.

Paraíba - PB
João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.

Rio Grande do Norte - RN
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.

Ceará - CE
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.

Piauí - PI
Teresina, Parnaíba.

Maranhão - MA
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.

Tocantins - TO
Palmas, Araguaína.

Pará - PA
Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.

Amapá - AP
Macapá, Santana.

Roraima - RR
Boa Vista.

Amazonas - AM
Manaus, Parintins, Itacoatiara.

Rondônia - RO
Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.

Acre - AC
Rio Branco.

OK
Carregando

Carregando

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.

ENTENDI E FECHAR