Orçamento Rápido Via WhatsApp

Fale com um especialista
Nostrali pelo WhatsApp

VALE A PENA MORAR NA ITÁLIA EM 2022? CONFIRA TUDO O QUE TE ESPERA POR LÁ ESTE ANO!

27/01/2022 | Curiosidades
VALE A PENA MORAR NA ITÁLIA EM 2022? CONFIRA TUDO O QUE TE ESPERA POR LÁ ESTE ANO!

2022 chegou com uma promessa de mudança muito aguardada, A valorização dos bens materiais abre espaço para o desejo de viver novas experiências e aventuras, e ir embora experimentar tudo isso em outro país volta a fazer a cabeça de muita gente.

Se você veio parar aqui, é provável que seja parte da parcela de brasileiros interessada em morar na Itália, que deve chegar ao final do ano com uma população de quase 59 milhões de pessoas de acordo com o Instituto Nacional de Estatística da Itália (Istat).

Dois anos depois do ápice da pandemia, e graças aos programas vacinais a todo vapor, a hora certa de resgatar aqueles planos que ficaram engavetados pode ser agora.

Para quem começou 2022 com a dupla cidadania garantida, a boa notícia é que o país segue de portas abertas para os cidadãos da União Europeia, mesmo tendo restringido o acesso à maior parte dos visitantes globais. 

Ainda assim, e como em qualquer outro desafio, a recomendação aos que pretendem deixar o Brasil para morar na Itália é que haja preparo e muito planejamento. Por isso, reunimos alguns dos benefícios que te esperam do outro lado do oceano Atlântico.

Afinal de contas, como é morar na Itália em 2022? Investir nessa mudança agora é uma boa ideia? Continue a leitura e descubra conosco!


QUERO MORAR NA ITÁLIA MAS COMO ESTÁ A SITUAÇÃO NO INÍCIO DE 2022 NO PAÍS DA BOTA?
 

Morar na Italia

1. COVID

A Itália foi uma das primeiras nações a sentir o impacto da pandemia, mas também soube se estruturar com agilidade. Hoje, estima-se que pelo menos 80% da população da Itália esteja imunizada contra a Covid graças ao eficaz programa vacinal. O controle de circulação e a exigência do certificado sanitário para acesso aos locais também contribui para uma menor taxa de contaminação.
 

2. SISTEMA DE SAÚDE

A população da itália, diferentemente de boa parte dos países europeus, conta com um amplo sistema de saúde, que é muito acessível. Para tratar todos de maneira justa, os atendimentos médicos são oferecidos mediante um valor equivalente às suas condições financeiras.

Portanto, a parcela menos favorecida recebe o mesmo tratamento que as pessoas privilegiadas, mas paga uma quantia inferior. Tal posicionamento também ocorre com outras áreas que são direito do cidadão, como a educação, por exemplo.

Idosos, crianças de até seis anos e cidadãos considerados de baixa renda podem desfrutar do acompanhamento médico gratuito, e, em muitas situações, você consegue os remédios receitados sem pagar nada ou mediante um preço simbólico, bastante em conta.

Ao contrário do que temos no Brasil, onde quem possui saúde precária e vida financeira privilegiada costuma contratar um plano de saúde ou fazer um seguro, o que se vê na Itália é a baixa procura por estes serviços. Até quem teria condições de arcar com a saúde privada costuma preferir a saúde pública, tamanha é a sua qualidade.
 

3. ECONOMIA E RECUPERAÇÃO EM 2022

Depois que o ex-presidente do Banco Central Europeu assumiu o cargo de Primeiro-Ministro, em 2021, o PIB italiano registrou crescimento acima dos 4,9%.

Graças ao bom aproveitamento do fundo de recuperação da União Européia e um conjunto de reformas consolidado, os especialistas estão otimistas em relação a este ano, o que torna mais fácil morar na Itália em 2022 — um ano onde vários setores da economia devem ganhar mais fôlego.

Além disso, a Lei Orçamentária proposta foi aprovada e prevê inúmeros incentivos fiscais, em especial para a compra de móveis e renovação de contratos imobiliários.
 

4. IMPOSTO DE RENDA

A Itália unificou duas alíquotas e agora passa a contar com quatro variáveis de contribuição.

Por isso, para parte da população da Itália que recebe mais de 75 mil euros anualmente, aplica-se a alíquota de 43%. Já a taxa mínima, de 23%, se aplica aos que somam até 15 mil euros por ano.

Estão isentos do pagamento todos os que recebem menos de 8 mil euros ao ano.


5. MERCADO DE TRABALHO
 

Mercado de Trabalho na Italia

Os dois últimos meses de 2021 anunciavam o início de um período próspero. Em novembro, a taxa de desemprego no território italiano caiu para 9,2%.

Num comparativo relacionando os meses finais de 2020 e 2021, também percebemos que a Itália vem propiciando um número crescente de vagas, mesmo em uma época conturbada.

Só no segundo semestre do ano passado, foram abertas cerca de meio milhão de oportunidades a mais do que os índices registrados no mesmo período do ano anterior.
 

6. CRESCIMENTO PROFISSIONAL E OPORTUNIDADES PARA MORAR NA ITÁLIA EM 2022
 

Áreas como gastronomia, engenharia e tecnologia merecem destaque neste aparato de informações porque configuram dois dos segmentos que mais procuram por talentos.

Se você possui Ensino Superior e o seu plano é apostar em empregos sazonais, outro aspecto positivo consiste na quantidade de vagas que não pedem a tradução e a validação do diploma brasileiro para atuação no território italiano.

Em cidades consideradas grandes polos, como Roma, Turim, Verona, Veneza e Milão, a oferta de oportunidades destinadas aos brasileiros se mostra mais diversificada. Caso possua graduação em áreas como Comunicação e Relações Internacionais, ou até setores técnicos, morar na Itália em 2022 pode ser um sonho próximo e vale considerar localidades ao norte do país, onde há certa concentração de multinacionais e a demanda por profissionais desse ramo costuma ser mais intensa. 
 

7. ENSINO SUPERIOR

Por ser considerado um continente de idosos aposentados, o território Europeu sofre uma escassez de mão de obra jovem. Por isso, os investimentos com a educação e desenvolvimento profissional configuram uma forma de tentar capacitar pessoas para o mercado de trabalho.

Quando um estudante internacional vai morar na Itália e ingressa em uma instituição de ensino italiano, ou até mesmo quando um recém-formado desembarca por lá, é bastante comum que haja um maior networking e o desenvolvimento facilitado de determinadas carreiras de atuação. Além disso, o país reúne marcas de renome que promovem processos seletivos intensos, nos quais candidatos nativos e candidatos imigrantes competem de forma mais justa, baseada na qualificação e expertise.

Para os que pretendem trocar de carreira e adquirir experiência, a Itália é um prato cheio porque realmente necessita de profissionais qualificados. Tamanha carência a ser suprida acaba por influenciar na abertura de vagas direcionadas aos novos profissionais, que iniciam o desenvolvimento de tarefas, aprendem na prática como trainee e recebem todo o suporte necessário para permanecer e crescer dentro das empresas.
 

8. EDUCAÇÃO INFANTIL
 

Educacao Infantil na Italia

 

A primeira infância na Itália é similar ao que temos nas creches e berçários brasileiros. Até os três anos, as crianças frequentam o Asilo Nido. Aos seis, elas passam por um processo de pré-alfabetização e socialização nas Scuolas Dell'infanzia.

Em ambos os casos, é possível usufruir do ensino público com a certeza de que seu filho estará em boas mãos. Além de ser reconhecida pela excelência, a educação infantil italiana é referência mundial por empregar um método que visa o desenvolvimento físico, psicológico e social onde a criança é incentivada a ser mais independente e espontânea.

Apesar de não ser 100% gratuita, a educação pública italiana apresenta mensalidades que variam conforme a renda da família. Em geral, são valores justos e bem em conta, que possibilitam investir na instrução das crianças sem comprometer as suas finanças.
 

9. SALÁRIOS, REMUNERAÇÃO E DESPESAS PARA MORAR NA ITÁLIA EM 2022
 

O custo de vida para morar na Itália divide o país ao meio. De um lado, mais ao sul, estão as cidades onde os salários costumam ser levemente mais baixos. Já ao norte, uma região cuja tendência a exigir mais condições financeiras, esta remuneração tende a ser um pouco maior.

Ainda assim, vale ressaltar que não há uma diferença tão expressiva entre as rendas de profissionais em ramos completamente distintos. Se no Brasil é notável que alguns serviços são desvalorizados em detrimento de outros, o que se vê na Itália é uma desigualdade menor, que remunera de forma bastante aproximada pessoas com os mais variados níveis de instrução. 
 

10. SITUAÇÃO POLÍTICA

É ano de eleição e a presidência tem a missão de unificar o país pelos próximos sete anos. Diante de divergências entre os partidos de esquerda e direita, manter uma coalizão sólida ajuda a ditar os rumos da Itália em um cenário global.

Dentre as maiores apostas, o economista e banqueiro Mario Draghi é nome de destaque por sua postura harmoniosa e a série de medidas que implantou desde que assumiu o cargo de premiê.

Na atual conjuntura, as expectativas são de que o próximo presidente italiano dê sequência às alianças, buscando conciliar partidos de diferentes ideologias em prol de uma recuperação econômica acelerada, menos restrições e mais medidas de incentivo à geração de emprego e renda.
 

Você pode se interessar também: Documentos necessários para entrar na Europa
 

A QUALIDADE DE VIDA QUE VOCÊ MERECE PARA MORAR NA ITÁLIA
 

Em meio aos 189 países listados pela ONU a partir do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a Itália integra o top 30 com um dos melhores resultados.

No cálculo, vários dos itens que citamos acima contribuem para a consolidação da qualidade de vida italiana, incluindo a distribuição de renda, a saúde pública e a educação. Dentre as regiões que se destacam no ranking nacional, localidades ao norte, a exemplo da província de Trento, se mostram uma das alternativas mais procuradas devido aos seus resultados exitosos.

Berço de uma cultura que te permite viver mais devagar, a Itália é um deleite para os que sonham com tranquilidade, oportunidades variadas e um ambiente propício ao cultivo de valores e da família. Nos grandes centros, a pluralidade de culturas que se encontram às tradições italianas agrega diversidade e um espírito jovial.

Por possuir uma população majoritariamente idosa, a Itália também cuida dos seus e investe em políticas que permitam acompanhar e acolher a terceira idade. E, claro, se tratando da criação e pleno desenvolvimento das crianças, o país não mede esforços em proporcionar um espaço de aprendizado e boas condições para o crescimento, sendo um dos 35 países mais seguros do mundo conforme levantamento do Institute for Economics & Peace 2021.

E então, já se convenceu a arrumar as malas e ir morar na Itália em 2022 com mais qualidade de vida? Chegou o momento de tirar do papel aquele seu projeto de morar na Itália – e o momento não poderia ser mais promissor.
 

Leia também: Conheça a Nostrali Assessoria Italiana
 

A Nostrali nasce para atender, orientar e assessorar os cidadãos italianos e seus descendentes no âmbito de procedimentos administrativos e processos judiciais relacionados ao seu status civitatis italiano.

Entenda se você possui o direito de solicitar a cidadania italiana e entre em contato conosco, daremos toda atenção necessária para o seu processo.

Estamos prontos para receber a sua demanda e fazer valer o seu direito à cidadania
italiana. Entre em contato conosco e fale com um especialista, será um prazer conduzi-lo nessa jornada.

27/01/2022 | Curiosidades
Compartilhe:
  • Facebook
  • Whatsapp

deixe um comentário

Ao enviar o Comentário, você declara quem leu e aceitou os termos da nossa nova Política de Privacidade.

comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

veja o depoimento de quem já fez a cidadania italiana com a Nostrali

ver depoimentos

perguntas frequentes

Tenho direito à cidadania italiana por casamento?

Todos que mantêm casamento civil com cidadão europeu podem solicitar a cidadania italiana por naturalização se cumprirem os seguintes requisitos:

1. Conhecimento do idioma italiano nível B1

2. Se residentes fora da Itália: casamento civil há 3 anos, se tiver filho o tempo reduz pela metade

3. Não ter antecedentes criminais

Por que reconhecer a cidadania italiana

A cidadania italiana é um direito previsto por lei de todos que têm sangue italiano, ou seja, daqueles que possuem um antepassado italiano. Ainda assim, devem ser cumpridos alguns requisitos legais e a transmissão da cidadania não deve ter sido interrompida entre as gerações. Além de ser um resgate das próprias origens, a cidadania traz inúmeros benefícios. Leia a nossa página sobre as Vantagens de ser italiano.

O que é tradução juramentada e para que serve?

A tradução juramentada no Brasil é feita por um tradutor que, após aprovação em concurso público, passa a ser habilitado em um ou mais idiomas estrangeiros além do português. Suas traduções passam então a ser reconhecidas oficialmente por instituições e órgãos públicos brasileiros.

Para apresentar uma tradução aos órgãos do Brasil (cartórios, tribunais, etc.) a tradução deve obrigatoriamente ser feita por um tradutor juramentado brasileiro. Por exemplo, se você precisa retificar uma certidão em um cartório no Brasil, deverá traduzir o documento comprobatório para o idioma português e, para isso, contratar um tradutor brasileiro que seja juramentado.

Já para apresentar uma tradução aos órgãos públicos italianos (consulados, comunidades, etc.) é preferível que a tradução seja feita por um tradutor italiano inscrito na Junta Comercial italiana ou no tribunal italiano. Por exemplo, se você está indo para Itália fazer o seu reconhecimento da Cidadania Italiana ou está entregando a sua documentação para o Consulado italiano no Brasil, deverá traduzir as certidões brasileiras para o italiano e, neste caso, é preferível contratar um tradutor italiano por questões de qualidade da tradução e de credibilidade perante os órgãos da Itália.

Sou descendente de italianos, porém não tenho sobrenome italiano. Isso é um problema para conseguir Cidadania Italiana?

Não, isso não é um impedimento. A cidadania italiana ius sanguinis é transmitida por filiação, por sangue. Ou seja, é suficiente você ter um italiano(a) na sua árvore genealógica para poder solicitar o reconhecimento da cidadania. Por exemplo, se seu bisavô nasceu na Itália e veio para o Brasil e depois nasceu a sua avó já em terras brasileiras, seguida pelo seu pai que já não herdou o sobrenome italiano, mesmo assim você tem direito à cidadania italiana. Mas, claro, deve sempre haver uma verificação completa para que não existam impedimentos documentais.

Cidades Atendidas

Rio Grande do Sul - RS
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.

Santa Catarina - SC
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.

Paraná - PR
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.

São Paulo - SP
São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Goiás - GO
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.

Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Espírito Santo - ES
Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.

Minas Gerais - MG
Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.

Bahia - BA
Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.

Sergipe - SE
Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.

Alagoas - AL
Maceió, Arapiraca.

Pernambuco - PE
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.

Distrito Federal - DF
Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.

Mato Grosso - MT
Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.

Mato Grosso do Sul - MS
Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.

Paraíba - PB
João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.

Rio Grande do Norte - RN
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.

Ceará - CE
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.

Piauí - PI
Teresina, Parnaíba.

Maranhão - MA
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.

Tocantins - TO
Palmas, Araguaína.

Pará - PA
Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.

Amapá - AP
Macapá, Santana.

Roraima - RR
Boa Vista.

Amazonas - AM
Manaus, Parintins, Itacoatiara.

Rondônia - RO
Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.

Acre - AC
Rio Branco.

OK
Carregando

Carregando

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.

ENTENDI E FECHAR