Orçamento Rápido Via WhatsApp

Fale com um especialista
Nostrali pelo WhatsApp

blog

Como morar em Portugal com Cidadania italiana?

20/05/2022 | Curiosidades
Como morar em Portugal com Cidadania italiana?

É possível morar em Portugal com cidadania italiana?
 

A resposta é sim. Você pode morar em Portugal com cidadania italiana. O passaporte italiano é aceito em Portugal, um dos países que compõem a União Europeia. Se você possui um passaporte europeu, pode residir em território português sem precisar de visto, porém, não basta apenas chegar e realizar a instalação em terras lusitanas.

Existe um processo em que você precisa informar ao governo português que fixará moradia no país.


Mas não se preocupe! É rápido e nós vamos explicar como funciona.


Certificado de Registro de Cidadãos da União Europeia


Todo cidadão da União Europeia, ou da Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça, que desejar permanecer por mais de 3 meses em Portugal, deve fazer o registro na Câmara Municipal da cidade onde irá se estabelecer, solicitando o certificado.


É importante lembrar que, portando passaporte europeu, a entrada no país é como turista, dessa forma, o pedido do Certificado de Registro de Cidadãos da União Europeia deve ser realizado após 30 dias do visto turístico ter vencido.


Documentação necessária para Morar em Portugal com Cidadania Italiana


Para solicitar a emissão do Registro, é necessário apresentar o bilhete de identidade ou passaporte válidos e declaração de que desenvolverá atividades profissionais ou que possui recursos financeiros capazes de garantir o sustento da família no país.

Estudantes deverão apresentar a declaração de que estão devidamente inscritos em uma instituição de ensino oficialmente reconhecida.


Prazo de emissão


Geralmente, a emissão é realizada no ato da solicitação, a única ressalva a ser feita é que cada Câmara possui seu procedimento, por isso, é indicado que se informe sobre a necessidade ou não de agendamento prévio.


Quanto a emissão custará? O Registro possui prazo de validade?


O custo da emissão do Certificado de Registro de Cidadãos da União Europeia é de 15€, e sua vigência é de até 5 anos. Seu prazo real varia de acordo com:

- a comprovação de renda;

- se já possui um emprego;

- de acordo com a atividade a ser desenvolvida no país, como é o caso dos estudantes.


Após seu vencimento, é possível fazer sua renovação.


É preciso comparecer ao SEF?


O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) é o órgão de imigração português, mas fique tranquilo! Com o Registro em mãos, você está apto a iniciar sua nova vida em Portugal.

Você poderá se interessa também: por que o passaporte italiano é um dos mais poderosos do mundo

 

Motivos para morar em Portugal com Cidadania Italiana
 

motivos para morar em Portugal com cidadania italiana

 

Há diversos motivos pelo qual Portugal é o país ideal para morar, selecionamos os principais:

 

- Idioma: a mudança de país pode causar uma preocupação na questão de fluência no idioma, uma vez que, além de aprender a nova rotina, também será preciso aprender novos costumes e novas burocracias. Em Portugal, você terá contato com sua língua materna, com algumas diferenças, é verdade, mas nada comparado a conviver com qualquer outro idioma do planeta.

 

- Clima: se você não gosta muito de frio, Portugal é o país ideal. A maior parte do país apresenta a temperatura mínima próxima dos 4ºC durante o inverno, o que é bastante ameno quando comparado aos demais países do Velho Continente.

 

- Os benefícios da Previdência são mantidos: todas as contribuições que você realizou até agora no Brasil podem ser transferidas para Portugal, sendo somados à contribuição realizada em terras lusitanas, dessa forma, você poderá se aposentar na Europa.

 

- Segurança: de acordo com o Índice Global da Paz (GPI) de 2020, Portugal é o 3º país mais seguro do mundo, ficando atrás apenas da Islândia e da Nova Zelândia.

 

- Urbanismo e natureza: no país, a natureza é bastante vasta e plural, tendo cachoeiras, praias e cidades bastante arborizadas, o que possibilita momentos de relaxamento após o dia de trabalho. Portugal propõe um equilíbrio entre o crescimento urbano e o cuidado com o meio ambiente.

 

- Gastronomia: a culinária portuguesa possui é diversificada e, de acordo com a Forbes, está entre os 9 destinos gastronômicos europeus.


- Educação: o sistema educacional público do país possui qualidade, e, embora não seja totalmente gratuito, é justo, pois os pais precisam desembolsar apenas o valor para os materiais escolares e a alimentação dos filhos em idade escolar, tudo proporcional à renda da família.

Há também a opção do investimento em escolas particulares, que, embora sejam mais caras, oferecem ainda mais qualidade, principalmente no período de alfabetização em que oferecem, por exemplo, a oportunidade de aprendizado de um segundo idioma.

Quanto ao ensino superior, existem: universidades públicas, que não são 100% gratuitas, e as particulares. Em ambos os casos, a educação é excelente.

Esses são apenas alguns dos motivos para escolher Portugal como sua nova casa. Para saber mais e iniciar seu processo de mudança para a Europa, entre em contato conosco.

20/05/2022 | Curiosidades
Compartilhe:
  • Facebook
  • Whatsapp

deixe um comentário

Ao enviar o Comentário, você declara quem leu e aceitou os termos da nossa nova Política de Privacidade.

comentários

"Mudar de Londres para Portugal " 22/07/2022

por: Ricardo Niitsuma

Sou CAMIONEIRO NO BRASIL pretendo trabalhar com carreta e fazer Internacional

"Transferência da Itália para Portugal " 26/07/2022

por: Gilmar Rodrigues Schiavo

Eu tenho um empréstimo na Itália mais gueto ir pra morar em Portugal o banco é o mesmo

"Fixar residencia" 13/09/2022

por: beneditaluizaneiva@gmail.com

Tenho passaporte italiano, família que mora em Viseu ,há alguns anos ,quero ficar junto deles .
Atenciosamente Dra Benedita Luiza Neiva dos Santos

"Sou cidadao italiano porém esposa nao" 26/09/2022

por: Marcelo Ducatti

Ola,

Estamos nos planejando para mudança a Portugal. Eu e minhas filhas ja temos o passaporte italiano, porém minha esposa nao. Sabe me informar se ela precisaria de algum e qual visto necessário para nos fixarmos em Portugal?

Agradeço a atenção

Marcelo Ducatti
mducatti@gmail.com

"Morar em Portugal 2023" 01/11/2022

por: Laura Helena Pinheiro

Bom dia
Sou casada com um Brasileiro que tem cidadania Italiana. Como faço para conseguir o meu visto de residência?


Obrigada

"Morar em Portugal " 02/11/2022

por: Naime Couto Santos Maba

Olá, bom dia
Uma pergunta
Vocês prestam serviços para auxiliar pessoas que desejam morar em Portugal?

"Morar em portugal " 10/11/2022

por: CELIA REGINA MARTINS IDALINO

Boa tarde,

Tenho cidadania italiana, estou em Portugal , e pretendo morar aqui. Meu passaporte italiano esra vencido, como faço para me regularizar? Agradeço!

Atenciosamente,
Celia idalino

"Cidadania por matrimonio" 16/11/2022

por: Lairton

boa tarde, minha esposa está iniciando aulas de italiano com intuito de passar no teste exigido pra tirar cid italiana por matrimonio. Gostaria de saber se depois q ela fizer o teste e for aprovada com b+ ou nota que a embaixada exija, qual será o proximo passo? Estamos residindo no Brasil, podemos dar entrada por aqui mesmo? Quanto tempo leva o processo?

"Cidadania italiana" 09/12/2022

por: Valdir José Zem

Eu tenho cidadania italiana e pretendo morar em Portugal com minha esposa, mas ela não tem cidadania.
Como posso resolver isso?

"residencia em portugal" 08/01/2023

por: Tathyana

Ola,

Estamos nos planejando para mudança a Portugal. Eu e meus filhos ja temos a cidadania italiana, porém o pai dos meninos não tem. nâo somos casados no papel. Sabe me informar se ele precisaria de algum e qual visto necessário para nos fixarmos em Portugal?

Agradeço a atenção

"Cidadã Italiana aposentada ir morar em Portugal" 15/01/2023

por: João Paulo Figueiredo

Minha esposa é cidadã italiana e temos intenção de morar em Portugal, como ficaria a minha situação, basta a formalização por parte dela ou necessitaria de solicitar a minha autorização de permanência?

"imigração p/portugal - aposentados." 26/02/2023

por: jurandir

gostaria de receber informações detalhadas. Minha esposa tem cidadania italiana.

"Informações " 14/09/2023

por: Nathalia

Boa tarde. Eu sou a Nathalia e queria informações sobre visto pra Portugal. Eu tenho cidadania italiana e estou incluindo meus filhos. Como funciona? Obrigada

"Mudança para portugal com cidadania italiana " 17/11/2023

por: alessandra

Sou brasileira com cidadania italiana, minha filha também queremos mudar para portugal como devo proceder?

"visto para conjuge" 05/12/2023

por: Natalia cristina festa

Tenho cidadania italia e vou casar com meu namorado que eh brasileiro, eu posso dar o visto de marido de italiana para ele e conseguirmos trabalhar em portugal ?

"Morar em Portugal" 05/01/2024

por: ORLANDO AMANCIO DE SOUZA

Quanto ao artigo achei excelente! Porém como sei que há vários assuntos e é difícil englobar a todos, gostaria de saber se poderiam me tirar as seguintes dúvidas: sou brasileiro com cidadania Italiana. Pretendo morar em Portugal com meu cônjuge que também é brasileiro mas não tem cidadania Europeia. A dúvida é se ambos precisam ir com passagem de ida e volta ou se não é necessário. Também tenho dúvida sobre a se a Certidão de Casamento pode ser só a Brasileira apostilada ou se eu terei que antes atualizar o registro Civil através do AIRE? Agradeço se puderem me responder!

veja o depoimento de quem já fez a cidadania italiana com a Nostrali

ver depoimentos

perguntas frequentes

Tenho direito à cidadania italiana por casamento?

Todos que mantêm casamento civil com cidadão europeu podem solicitar a cidadania italiana por naturalização se cumprirem os seguintes requisitos:

1. Conhecimento do idioma italiano nível B1

2. Se residentes fora da Itália: casamento civil há 3 anos, se tiver filho o tempo reduz pela metade

3. Não ter antecedentes criminais

Por que reconhecer a cidadania italiana

A cidadania italiana é um direito previsto por lei de todos que têm sangue italiano, ou seja, daqueles que possuem um antepassado italiano. Ainda assim, devem ser cumpridos alguns requisitos legais e a transmissão da cidadania não deve ter sido interrompida entre as gerações. Além de ser um resgate das próprias origens, a cidadania traz inúmeros benefícios. Leia a nossa página sobre as Vantagens de ser italiano.

O que é tradução juramentada e para que serve?

A tradução juramentada no Brasil é feita por um tradutor que, após aprovação em concurso público, passa a ser habilitado em um ou mais idiomas estrangeiros além do português. Suas traduções passam então a ser reconhecidas oficialmente por instituições e órgãos públicos brasileiros.

Para apresentar uma tradução aos órgãos do Brasil (cartórios, tribunais, etc.) a tradução deve obrigatoriamente ser feita por um tradutor juramentado brasileiro. Por exemplo, se você precisa retificar uma certidão em um cartório no Brasil, deverá traduzir o documento comprobatório para o idioma português e, para isso, contratar um tradutor brasileiro que seja juramentado.

Já para apresentar uma tradução aos órgãos públicos italianos (consulados, comunidades, etc.) é preferível que a tradução seja feita por um tradutor italiano inscrito na Junta Comercial italiana ou no tribunal italiano. Por exemplo, se você está indo para Itália fazer o seu reconhecimento da Cidadania Italiana ou está entregando a sua documentação para o Consulado italiano no Brasil, deverá traduzir as certidões brasileiras para o italiano e, neste caso, é preferível contratar um tradutor italiano por questões de qualidade da tradução e de credibilidade perante os órgãos da Itália.

Sou descendente de italianos, porém não tenho sobrenome italiano. Isso é um problema para conseguir Cidadania Italiana?

Não, isso não é um impedimento. A cidadania italiana ius sanguinis é transmitida por filiação, por sangue. Ou seja, é suficiente você ter um italiano(a) na sua árvore genealógica para poder solicitar o reconhecimento da cidadania. Por exemplo, se seu bisavô nasceu na Itália e veio para o Brasil e depois nasceu a sua avó já em terras brasileiras, seguida pelo seu pai que já não herdou o sobrenome italiano, mesmo assim você tem direito à cidadania italiana. Mas, claro, deve sempre haver uma verificação completa para que não existam impedimentos documentais.

Cidades Atendidas

Rio Grande do Sul - RS
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.

Santa Catarina - SC
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.

Paraná - PR
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.

São Paulo - SP
São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Goiás - GO
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.

Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Espírito Santo - ES
Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.

Minas Gerais - MG
Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.

Bahia - BA
Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.

Sergipe - SE
Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.

Alagoas - AL
Maceió, Arapiraca.

Pernambuco - PE
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.

Distrito Federal - DF
Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.

Mato Grosso - MT
Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.

Mato Grosso do Sul - MS
Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.

Paraíba - PB
João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.

Rio Grande do Norte - RN
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.

Ceará - CE
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.

Piauí - PI
Teresina, Parnaíba.

Maranhão - MA
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.

Tocantins - TO
Palmas, Araguaína.

Pará - PA
Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.

Amapá - AP
Macapá, Santana.

Roraima - RR
Boa Vista.

Amazonas - AM
Manaus, Parintins, Itacoatiara.

Rondônia - RO
Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.

Acre - AC
Rio Branco.

OK
Carregando

Carregando

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.

ENTENDI E FECHAR