Orçamento Rápido Via WhatsApp

Fale com um especialista
Nostrali pelo WhatsApp

Itália, Portugal ou França? Veja como viver na Europa com o passaporte italiano!

19/08/2020 | Curiosidades
Itália, Portugal ou França? Veja como viver na Europa com o passaporte italiano!

Muitas pessoas não sabem, mas a possibilidade de viver na Europa com o passaporte italiano é uma das inúmeras vantagens de se obter a dupla cidadania italiana.

Seja em razão dos estudos, melhores oportunidades de emprego ou simplesmente pela qualidade de vida, viver em um país europeu é o sonho de milhares de brasileiros.

Leia também: Documentos para entrar na Europa: Veja como se preparar para a viagem

Sabendo de todos os benefícios que o passaporte italiano pode lhe oferecer, vamos explicar tudo que você precisa saber antes de viver na Europa. Continue lendo para entender!

 

Espaço Schengen

 

Antes de qualquer coisa, é fundamental que você entenda o que é Espaço Schengen e qual sua importância para quem deseja morar em um país europeu usando o passaporte italiano.

Este termo passou a ser conhecido em 1985 quando cinco estados-membros da União Europeia realizaram um acordo, resultando na atual Convenção de Schengen.

O objetivo desse acordo era implantar uma política de abertura das fronteiras e livre circulação entre os países que participaram da convenção.

Atualmente, os países que pertencem ao Espaço Schengen são:

  • Alemanha
  • Áustria
  • Bélgica
  • Dinamarca
  • Eslováquia
  • Suíça
  • Eslovénia
  • Espanha
  • Estônia
  • Finlândia
  • França
  • Grécia
  • Hungria
  • Islândia
  • Itália
  • Letônia
  • Liechtenstein                   
  • Lituânia
  • Luxemburgo
  • Malta
  • Noruega
  • Países Baixos
  • Polônia
  • Portugal
  • República Checa
  • Suécia

 

Como morar na Europa com o passaporte italiano?

 

Com a dupla cidadania italiana você tem o direito de morar em qualquer um dos 26 países que fazem parte do Espaço Schengen.

No entanto, há algumas exigências que você deve cumprir antes de se mudar para o velho continente:  

Trabalho: Caso você tenha recebido uma proposta de emprego ou está sendo transferido, será necessário apresentar o seu passaporte italiano e um comprovante de recrutamento do empregador na imigração italiana.

Estudos: Para os ítalo-brasileiros que desejam estudar na Europa, basta apresentar o documento de inscrição na instituição de ensino e uma declaração demonstrando que há recursos suficientes para se manter por lá.

Residência: Se você pretende residir em qualquer um dos 26 países da área de Schengen por um período inferior à 3 meses, você só precisará do seu passaporte italiano.
 

Mas se você pretende ficar na Europa por mais de 3 meses, será necessário se registrar em uma delegacia local para comprovar que você possui o direito de estadia.

 

Destinos mais procurados pelos brasileiros

 

O direito de viver na Europa com o passaporte italiano, sem dúvida, é um dos maiores motivos para que os descendentes de italianos busquem reconhecer a dupla cidadania.

Com isso, alguns destinos acabaram sendo mais desejados pelos ítalo-brasileiros do que outros. São eles:

 

Itália

 

Além da oportunidade de conhecer melhor a história de seus ancestrais, a maioria dos brasileiros que possui dupla cidadania italiana se muda para a Itália pela enorme qualidade de vida que o país oferece.

A chance de conhecer incríveis pontos turísticos como a torre de Pisa, e se deliciar com a gastronomia local também influencia milhares de brasileiros a residir na Itália.

 

Portugal

 

Portugal é, sem dúvida, um dos países mais belos de todo o continente europeu. Isso porque, com a enorme diversidade de praias, cidades medievais e locais turísticos, é quase impossível não se encantar por esse destino.

Muitos brasileiros decidem viver em Portugal pela facilidade da mesma língua e, principalmente, pelas oportunidades de estudo que o país oferece para ítalo-brasileiros, sendo berço de instituições renomadas no mundo todo.

 

Espanha

 

Assim como Portugal, a facilidade com o idioma é um fator que influencia milhares de cidadãos ítalo-brasileiros a viverem na Espanha.

Além de contar com uma belíssima arquitetura e incríveis cidades históricas, o país possui um sistema de segurança pública de qualidade e ótimas instituições de ensino, fazendo com que muitos estrangeiros constituam família por lá.

 

França

 

Não é novidade que a França é um país encantador, afinal, é muito conhecida por ser o destino dos apaixonados.

Além disso, a França é um dos lugares mais procurados pelos brasileiros por conta das paisagens naturais e qualidade de vida.

Desde cidades agitadas até pequenos vilarejos no interior, o país conta com uma variedade imensa de opções turísticas para agradar a todos os gostos.

 

Alemanha

 

Por último, mas não menos importante, temos a Alemanha como um dos destinos mais procurados.

O país é bastante conhecido pela história e cultura, além de ser um exemplo em organização e limpeza.

Alguns dos maiores motivos para que brasileiros que possuem a dupla cidadania italiana se mudem para a Alemanha é a segurança pública e ótimas oportunidades de emprego, sem falar nos seus incríveis pontos turísticos.

 

Cidadania italiana com a Nostrali

 

A cidadania italiana oferece inúmeros benefícios, como poder viajar e viver em qualquer um desses destinos apenas com o passaporte italiano!

Se você deseja desfrutar de todas as vantagens que um cidadão italiano possui, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Conte com a Nostrali para te acompanhar do início ao fim do seu processo de Cidadania Italiana.

19/08/2020 | Curiosidades
Compartilhe:
  • Facebook
  • Whatsapp

deixe um comentário

Ao enviar o Comentário, você declara quem leu e aceitou os termos da nossa nova Política de Privacidade.

comentários

"cidadania italiana" 21/09/2020

por: francisco alves ramos

boa tarde, pela lei atual a mulher italiana só passou a oferecer o direito de cidadania a partir de 1948. Meus avos maternos eram italianos, minha mãe obteve assim a cidadania , por parte de pai sou neto de portuguese, logo sou muito mais europeu do que a maioria das pessoas que por simples parentesco com marido que pode ser bisneto de um italiano, mas como nasci em 1945 , a EUROPA , não me reconhece como europeu, legal não é....

"Viver como Turista." 19/02/2021

por: A Barroso

Boa Tarde,
Bom blog.
Posso viver como turista na Europa com o passaporte italiano, sem passar 183 dias num ano em qualquer dos países do espaço Schengen? Ou preciso, ao fim de cada três meses ir a um país vizinho, como Turquia, e retornar?
Obrigado antecipadamente pelas informações.

"Dúvidas" 11/09/2022

por: Laís Tosi Paiva

Bom dia!

Gostaria de tirar algumas dúvidas.
Possuo o passaporte italiano e vou me mudar para Paris em novembro/22.
No aeroporto, preciso apenas apresentar o passaporte, nenhum outro documento?
Ao chegar em Paris, vou na delegacia próxima a minha casa e preciso tirar o title de sejour apenas ou algo mais?
Como vou me mudar pra França, preciso informar algo ao consulado Italiano lá?

Desde já muito obrigada.
Aguardo retorno!

Laís Tosi Paiva
55 35 9 9185-5612

"Estudo na Alemanha " 26/09/2023

por: maina troian

Gostaria de saber se com o passaporte italiano, quais vantagens eu teria morando na alemanha e se consigo estudar nivel B1 e faculdade gratuitamente?

veja o depoimento de quem já fez a cidadania italiana com a Nostrali

ver depoimentos

perguntas frequentes

Tenho direito à cidadania italiana por casamento?

Todos que mantêm casamento civil com cidadão europeu podem solicitar a cidadania italiana por naturalização se cumprirem os seguintes requisitos:

1. Conhecimento do idioma italiano nível B1

2. Se residentes fora da Itália: casamento civil há 3 anos, se tiver filho o tempo reduz pela metade

3. Não ter antecedentes criminais

Por que reconhecer a cidadania italiana

A cidadania italiana é um direito previsto por lei de todos que têm sangue italiano, ou seja, daqueles que possuem um antepassado italiano. Ainda assim, devem ser cumpridos alguns requisitos legais e a transmissão da cidadania não deve ter sido interrompida entre as gerações. Além de ser um resgate das próprias origens, a cidadania traz inúmeros benefícios. Leia a nossa página sobre as Vantagens de ser italiano.

O que é tradução juramentada e para que serve?

A tradução juramentada no Brasil é feita por um tradutor que, após aprovação em concurso público, passa a ser habilitado em um ou mais idiomas estrangeiros além do português. Suas traduções passam então a ser reconhecidas oficialmente por instituições e órgãos públicos brasileiros.

Para apresentar uma tradução aos órgãos do Brasil (cartórios, tribunais, etc.) a tradução deve obrigatoriamente ser feita por um tradutor juramentado brasileiro. Por exemplo, se você precisa retificar uma certidão em um cartório no Brasil, deverá traduzir o documento comprobatório para o idioma português e, para isso, contratar um tradutor brasileiro que seja juramentado.

Já para apresentar uma tradução aos órgãos públicos italianos (consulados, comunidades, etc.) é preferível que a tradução seja feita por um tradutor italiano inscrito na Junta Comercial italiana ou no tribunal italiano. Por exemplo, se você está indo para Itália fazer o seu reconhecimento da Cidadania Italiana ou está entregando a sua documentação para o Consulado italiano no Brasil, deverá traduzir as certidões brasileiras para o italiano e, neste caso, é preferível contratar um tradutor italiano por questões de qualidade da tradução e de credibilidade perante os órgãos da Itália.

Sou descendente de italianos, porém não tenho sobrenome italiano. Isso é um problema para conseguir Cidadania Italiana?

Não, isso não é um impedimento. A cidadania italiana ius sanguinis é transmitida por filiação, por sangue. Ou seja, é suficiente você ter um italiano(a) na sua árvore genealógica para poder solicitar o reconhecimento da cidadania. Por exemplo, se seu bisavô nasceu na Itália e veio para o Brasil e depois nasceu a sua avó já em terras brasileiras, seguida pelo seu pai que já não herdou o sobrenome italiano, mesmo assim você tem direito à cidadania italiana. Mas, claro, deve sempre haver uma verificação completa para que não existam impedimentos documentais.

Cidades Atendidas

Rio Grande do Sul - RS
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.

Santa Catarina - SC
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.

Paraná - PR
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.

São Paulo - SP
São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Goiás - GO
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.

Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Espírito Santo - ES
Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.

Minas Gerais - MG
Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.

Bahia - BA
Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.

Sergipe - SE
Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.

Alagoas - AL
Maceió, Arapiraca.

Pernambuco - PE
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.

Distrito Federal - DF
Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.

Mato Grosso - MT
Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.

Mato Grosso do Sul - MS
Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.

Paraíba - PB
João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.

Rio Grande do Norte - RN
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.

Ceará - CE
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.

Piauí - PI
Teresina, Parnaíba.

Maranhão - MA
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.

Tocantins - TO
Palmas, Araguaína.

Pará - PA
Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.

Amapá - AP
Macapá, Santana.

Roraima - RR
Boa Vista.

Amazonas - AM
Manaus, Parintins, Itacoatiara.

Rondônia - RO
Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.

Acre - AC
Rio Branco.

OK
Carregando

Carregando

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.

ENTENDI E FECHAR