Orçamento Rápido Via WhatsApp

Fale com um especialista
Nostrali pelo WhatsApp

blog

Dirigir na Itália: saiba as regras e os limites

16/01/2024 | Curiosidades
Dirigir na Itália: saiba as regras e os limites

Explorar as cidades históricas da Itália ao volante é uma experiência inesquecível. Para que ela aconteça de forma positiva, compreender as regras e limites de tráfego é essencial.

No texto de hoje, queremos destacar algumas normas específicas, fornecendo informações pertinentes para uma condução segura.

Além das regras de trânsito, abordaremos a documentação essencial que os motoristas devem portar, orientando sobre como solicitar os papéis.

Este conhecimento vai ajudar você a ter segurança nas estradas italianas, além de garantir conformidade com as regulamentações internacionais.
 

O que é o PID (Permissão Internacional para Dirigir)?


A Permissão Internacional para Dirigir (PID) é um documento que autoriza o cidadão a conduzir veículos em territórios internacionais.

A emissão é rápida e acontece pelo próprio Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Basta preencher alguns formulários virtuais e pagar a taxa de serviço, além de apresentar os seguintes documentos:

  • Cópia e original de um documento de identificação com menção à nacionalidade do condutor;
  • Cópia e original do comprovante de pagamento das tarifas. O valor varia de acordo com o estado;
  • Cópia e original de um passaporte válido.


Vale ressaltar que a PID é reconhecida na Itália e em outros países signatários da Convenção de Viena, incluindo Portugal, Alemanha e Suíça.

Outros pontos positivos da PID são a duração de 3 anos e a aceitação em mais de 100 países.

Se você quer dirigir na Itália, solicite a PID antecipadamente.

Saiba mais:
Morar na Itália: conheça as 10 melhores cidades para viver no país
 

Patente di Guida (carteira de motorista na Itália): documentos necessários


Se a PID já está perto da sua expiração, mas ainda precisa dirigir na Itália, é recomendável que você solicite a carteira de habilitação no padrão do território europeu.

Para iniciar os procedimentos, o requerente precisa organizar a documentação necessária e apresentá-la ao Ufficio Motorizzazione Civile (uma espécie de Detran no território italiano).

Para que você não fique perdido em meio à papelada, siga a lista, considerando cópias e originais:

  • Carta di Identità ou passaporte italiano oficial;
  • Codice Fiscale ou documento que comprove a residência;
  • Comprovante de pagamento de taxas do Ufficio Postale, o que acontece de forma antecipada;
  • Atestado médico emitido por médico autorizado pelo Ministero delle Infrastrutture e dei Trasporti (MIT);
  • 2 fotos 3x4 atualizadas do requerente.


É preciso ainda assistir aulas teóricas e ser aprovado em um teste. Após a aprovação, ela receberá o Foglio Rosa para ter aulas práticas.

O prazo para a emissão da carteira de motorista italiana varia conforme a região. Por isso, é recomendável se organizar com meses de antecedência.

Mas não se preocupe. O condutor receberá uma permissão provisória para dirigir, com validade de 30 a 90 dias.

Esse procedimento é válido para motoristas de veículos de classificação A e B.

Caso o automóvel não se enquadre nestas faixas, é preciso buscar outras informações junto às autoridades competentes.
 

A PIB também é aceita para alugar um veículo na Itália?


Sim, o motorista pode usar a PID para alugar veículos na Itália. Não é preciso apresentar a Patente di Guida ou o passaporte italiano para este fim.

Porém, para dirigir com mais segurança, recomendamos que o motorista sempre tenha um documento de identificação quando estiver ao volante.

Portanto, se você quer residir na Europa e dirigir por lá, possuir o documento italiano vai facilitar a sua vida.

Continue lendo:
A melhor chance para a sua cidadania italiana

 

Dirigir na Itália: é seguro?


Dirigir na Itália é uma experiência e tanto e, no geral, é uma atividade segura.

O país possui uma extensa rede rodoviária que leva a diversos destinos, oferecendo a oportunidade de explorar suas famosas cidades.

No entanto, as estradas italianas são movimentadas, especialmente nas áreas urbanas.

Em adição, o estilo de condução local pode parecer agressivo para quem não está acostumado.

Estacionar em cidades agitadas, como Roma, Milão, Florença e Turim, vai exigir muita destreza e paciência do motorista.
 

Esteja sempre com os seus documentos


Apenas não esqueça de portar seus documentos, especialmente o passaporte, Patente di Guida e a PID, sempre que estiver ao volante.

Essa precaução vai prevenir dores de cabeça e multas que chegam a 1800 euros ou apreensão do veículo.

Por isso, é recomendável que os motoristas estejam atentos às sinalizações e entendam o básico do idioma.

O respeito aos limites de velocidade e o conhecimento das regras de trânsito locais são outros pontos essenciais.

Optar por transportes públicos ou compartilhados pode ser uma alternativa conveniente em áreas urbanas mais congestionadas.
 

Posso dirigir na Itália apenas com a PID?


Na Itália, o motorista estrangeiro pode utilizar a PID para dirigir. O mesmo é válido para outras nações da União Europeia.

No caso de mudança de residência, o motorista deve solicitar a carteira de habilitação italiana.

Todavia, isso envolve muita burocracia. Você pode começar solicitando os documentos de identificação italianos, como o passaporte e identidade.

Nesse ponto, o ideal é contratar uma assessoria especializada para iniciar o seu processo. A Nostrali com uma vasta experiência e mais de 15 mil cidadanias reconhecidas pode lhe auxiliar em todas as etapas do processo.

Solicite o passaporte europeu e simplifique a sua mudança à Itália.

16/01/2024 | Curiosidades
Compartilhe:
  • Facebook
  • Whatsapp

deixe um comentário

Ao enviar o Comentário, você declara quem leu e aceitou os termos da nossa nova Política de Privacidade.

comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

veja o depoimento de quem já fez a cidadania italiana com a Nostrali

ver depoimentos

perguntas frequentes

Tenho direito à cidadania italiana por casamento?

Todos que mantêm casamento civil com cidadão europeu podem solicitar a cidadania italiana por naturalização se cumprirem os seguintes requisitos:

1. Conhecimento do idioma italiano nível B1

2. Se residentes fora da Itália: casamento civil há 3 anos, se tiver filho o tempo reduz pela metade

3. Não ter antecedentes criminais

Por que reconhecer a cidadania italiana

A cidadania italiana é um direito previsto por lei de todos que têm sangue italiano, ou seja, daqueles que possuem um antepassado italiano. Ainda assim, devem ser cumpridos alguns requisitos legais e a transmissão da cidadania não deve ter sido interrompida entre as gerações. Além de ser um resgate das próprias origens, a cidadania traz inúmeros benefícios. Leia a nossa página sobre as Vantagens de ser italiano.

O que é tradução juramentada e para que serve?

A tradução juramentada no Brasil é feita por um tradutor que, após aprovação em concurso público, passa a ser habilitado em um ou mais idiomas estrangeiros além do português. Suas traduções passam então a ser reconhecidas oficialmente por instituições e órgãos públicos brasileiros.

Para apresentar uma tradução aos órgãos do Brasil (cartórios, tribunais, etc.) a tradução deve obrigatoriamente ser feita por um tradutor juramentado brasileiro. Por exemplo, se você precisa retificar uma certidão em um cartório no Brasil, deverá traduzir o documento comprobatório para o idioma português e, para isso, contratar um tradutor brasileiro que seja juramentado.

Já para apresentar uma tradução aos órgãos públicos italianos (consulados, comunidades, etc.) é preferível que a tradução seja feita por um tradutor italiano inscrito na Junta Comercial italiana ou no tribunal italiano. Por exemplo, se você está indo para Itália fazer o seu reconhecimento da Cidadania Italiana ou está entregando a sua documentação para o Consulado italiano no Brasil, deverá traduzir as certidões brasileiras para o italiano e, neste caso, é preferível contratar um tradutor italiano por questões de qualidade da tradução e de credibilidade perante os órgãos da Itália.

Sou descendente de italianos, porém não tenho sobrenome italiano. Isso é um problema para conseguir Cidadania Italiana?

Não, isso não é um impedimento. A cidadania italiana ius sanguinis é transmitida por filiação, por sangue. Ou seja, é suficiente você ter um italiano(a) na sua árvore genealógica para poder solicitar o reconhecimento da cidadania. Por exemplo, se seu bisavô nasceu na Itália e veio para o Brasil e depois nasceu a sua avó já em terras brasileiras, seguida pelo seu pai que já não herdou o sobrenome italiano, mesmo assim você tem direito à cidadania italiana. Mas, claro, deve sempre haver uma verificação completa para que não existam impedimentos documentais.

Cidades Atendidas

Rio Grande do Sul - RS
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.

Santa Catarina - SC
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.

Paraná - PR
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.

São Paulo - SP
São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Goiás - GO
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.

Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Espírito Santo - ES
Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.

Minas Gerais - MG
Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.

Bahia - BA
Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.

Sergipe - SE
Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.

Alagoas - AL
Maceió, Arapiraca.

Pernambuco - PE
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.

Distrito Federal - DF
Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.

Mato Grosso - MT
Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.

Mato Grosso do Sul - MS
Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.

Paraíba - PB
João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.

Rio Grande do Norte - RN
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.

Ceará - CE
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.

Piauí - PI
Teresina, Parnaíba.

Maranhão - MA
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.

Tocantins - TO
Palmas, Araguaína.

Pará - PA
Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.

Amapá - AP
Macapá, Santana.

Roraima - RR
Boa Vista.

Amazonas - AM
Manaus, Parintins, Itacoatiara.

Rondônia - RO
Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.

Acre - AC
Rio Branco.

OK
Carregando

Carregando

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.

ENTENDI E FECHAR