Orçamento Rápido Via WhatsApp

Fale com um especialista
Nostrali pelo WhatsApp

blog

Carnaval veneziano: tudo o que você precisa saber

08/02/2024 | Curiosidades
Carnaval veneziano: tudo o que você precisa saber

O Carnaval de Veneza é uma comemoração fascinante que transcende as fronteiras italianas e encanta visitantes de todo o mundo.

Apesar de acontecer durante a mesma época, os carnavais veneziano e brasileiro não devem ser confundidos. Afinal, as festas não poderiam ser mais diferentes, seja em estilo, seja em simbologia histórica.

Se você é apaixonado pela tradição italiana, confira este artigo para saber mais sobre o Carnaval de Veneza, seu significado e tradições milenares.


O Carnaval de Veneza: entenda a sua história


As tradições do Carnaval Veneziano ficaram proibidas por muito tempo. Apenas no final da década de 70, as festividades voltaram ao calendário italiano.

No entanto, não devemos pensar que sua origem é recente. O Carnaval de Veneza é uma das festas mais antigas do mundo.

Saiba um pouco mais sobre a origem do Carnaval de Veneza.


A origem da festa e apogeu durante os séculos XVII e XVIII


O Carnaval de Veneza foi instituído em 1094, o mesmo ano da consagração da Basílica de São Marcos.

A ideia era criar uma festa popular para que o povo italiano se divertisse nos dias que antecedem a quaresma.

A partir da disseminação do Cristianismo e da importância de festas religiosas, o Carnaval ficou ainda mais popular na Itália.

Durante os séculos XVII e XVIII, com forte influência dos nobres e da burguesia, o Carnaval Veneziano viveu seus anos dourados.

É por isso que as fantasias que os foliões usam atualmente imitam as vestimentas deste período.


A proibição do Carnaval de Veneza em 1797


Quando o Império Sacro-Império Romano-Germânico foi instituído, o Carnaval enfrentou uma proibição rigorosa. O uso de máscaras foi condenado e a festividade foi completamente interrompida.

A resistência aconteceu devido ao caráter extravagante e exagerado do Carnaval. A Igreja Católica também começou a repreender as festas que exaltavam o luxo, o prazer e a fartura.


Ressurgimento em 1979


Após dois séculos de ausência, o Carnaval de Veneza retornou oficialmente em 1979. A medida foi um esforço do Estado da Itália para revitalizar suas tradições culturais.

Tal ano é o marco do reaparecimento da festa, trazendo de volta a exuberância, as máscaras e a sua tradição. De lá para cá, a essência da festa permanece a mesma.

Estima-se que 3 milhões de pessoas celebram o Carnaval de Veneza a cada ano.

Leia mais:
Imigração italiana no Brasil: saiba quais estados têm mais descendentes


A tradição do uso de máscaras


A tradição do uso de máscaras em Veneza remonta à época medieval. Inicialmente, as máscaras eram utilizadas durante o Carnaval como uma forma de nivelar as diferenças sociais.

Era uma forma de permitir que pessoas de diferentes classes sociais celebrassem anonimamente, criando uma atmosfera de igualdade temporária.

As pessoas podiam se envolver em atividades festivas, bailes e desfiles sem revelar suas identidades, criando uma atmosfera misteriosa.

Aliás, esse é o contexto de uma das histórias mais famosas do mundo, “Romeu & Julieta”, do escritor William Shakespeare.


Bailes de Gala: a riqueza do carnaval veneziano


Os bailes de gala são comuns no Carnaval italiano. Estas festas acontecem em palácios históricos, para que a arquitetura contribua para criar uma atmosfera luxuosa.

Além disso, os bailes introduzem elementos culturais da Itália, com destaque para a culinária e artesanato do país.

A presença da música sacra italiana e danças regionais também caracterizam esses eventos.

Vale lembrar que os bailes de gala são organizados de forma privada e muitos deles exigem um convite formal para serem apreciados.

Porém, devido à popularidade da festa, Veneza organiza alguns bailes e eventos sem a necessidade de convite.


Praça de São Marcos: a sua importância no Carnaval de Veneza


Sabemos que essa praça é um cartão postal de Veneza. Porém, durante os dias do Carnaval, o local turístico fica ainda mais lotado.

A Praça de São Marcos se transforma em um ponto de encontro para visitantes e moradores.

Se você precisar de máscaras, fantasias e adereços, com certeza, você vai encontrar isso e muito mais neste local.

É claro que não podemos esquecer das barracas que vendem comidas típicas, movimentando o comércio local.

Saiba mais:
Igreja Católica: qual é a sua influência na cultura italiana?


Carnaval de Veneza: curiosidades
 

Agora que você já conhece a história e a tradição do Carnaval Veneziano, confira algumas curiosidades:

Concursos abertos são organizados para eleger as melhores máscaras, incentivando a criatividade dos participantes.
Os trajes de gala são inspirados na moda barroca, justificando o excesso de costuras, estampas, cores e detalhes.
O Carnaval de Veneza ocorre nos dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em 2024, a festa se inicia em 27 de janeiro e se estende até 13 de fevereiro.
Uma cerimônia marcante na abertura do Carnaval é o "Voo do Anjo". Uma mulher vestida a rigor medieval desce do campanário à Praça de São Marcos. Ela sobrevoa a cidade em um dos momentos mais marcantes da festa.
• Veneza tem uma forte tradição musical. Durante o Carnaval, há apresentações especiais de ópera em diversos locais históricos
• O Carnaval de Veneza é repleto dos "Medicos della Peste", pessoas que usam tal fantasia. Durante a Peste Negra, a pandemia mais letal da história, Veneza foi uma das cidades mais afetadas.
• Os canais de Veneza também são palcos de desfiles e festividades, tornando a festa ainda mais singular.

O Carnaval de Veneza é realmente espetacular. Sabia que, com o passaporte italiano, você pode apreciar essa festa com mais facilidade?

Converse com a Nostrali e experimente o melhor da Itália.

08/02/2024 | Curiosidades
Compartilhe:
  • Facebook
  • Whatsapp

deixe um comentário

Ao enviar o Comentário, você declara quem leu e aceitou os termos da nossa nova Política de Privacidade.

comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

veja o depoimento de quem já fez a cidadania italiana com a Nostrali

ver depoimentos

perguntas frequentes

Tenho direito à cidadania italiana por casamento?

Todos que mantêm casamento civil com cidadão europeu podem solicitar a cidadania italiana por naturalização se cumprirem os seguintes requisitos:

1. Conhecimento do idioma italiano nível B1

2. Se residentes fora da Itália: casamento civil há 3 anos, se tiver filho o tempo reduz pela metade

3. Não ter antecedentes criminais

Por que reconhecer a cidadania italiana

A cidadania italiana é um direito previsto por lei de todos que têm sangue italiano, ou seja, daqueles que possuem um antepassado italiano. Ainda assim, devem ser cumpridos alguns requisitos legais e a transmissão da cidadania não deve ter sido interrompida entre as gerações. Além de ser um resgate das próprias origens, a cidadania traz inúmeros benefícios. Leia a nossa página sobre as Vantagens de ser italiano.

O que é tradução juramentada e para que serve?

A tradução juramentada no Brasil é feita por um tradutor que, após aprovação em concurso público, passa a ser habilitado em um ou mais idiomas estrangeiros além do português. Suas traduções passam então a ser reconhecidas oficialmente por instituições e órgãos públicos brasileiros.

Para apresentar uma tradução aos órgãos do Brasil (cartórios, tribunais, etc.) a tradução deve obrigatoriamente ser feita por um tradutor juramentado brasileiro. Por exemplo, se você precisa retificar uma certidão em um cartório no Brasil, deverá traduzir o documento comprobatório para o idioma português e, para isso, contratar um tradutor brasileiro que seja juramentado.

Já para apresentar uma tradução aos órgãos públicos italianos (consulados, comunidades, etc.) é preferível que a tradução seja feita por um tradutor italiano inscrito na Junta Comercial italiana ou no tribunal italiano. Por exemplo, se você está indo para Itália fazer o seu reconhecimento da Cidadania Italiana ou está entregando a sua documentação para o Consulado italiano no Brasil, deverá traduzir as certidões brasileiras para o italiano e, neste caso, é preferível contratar um tradutor italiano por questões de qualidade da tradução e de credibilidade perante os órgãos da Itália.

Sou descendente de italianos, porém não tenho sobrenome italiano. Isso é um problema para conseguir Cidadania Italiana?

Não, isso não é um impedimento. A cidadania italiana ius sanguinis é transmitida por filiação, por sangue. Ou seja, é suficiente você ter um italiano(a) na sua árvore genealógica para poder solicitar o reconhecimento da cidadania. Por exemplo, se seu bisavô nasceu na Itália e veio para o Brasil e depois nasceu a sua avó já em terras brasileiras, seguida pelo seu pai que já não herdou o sobrenome italiano, mesmo assim você tem direito à cidadania italiana. Mas, claro, deve sempre haver uma verificação completa para que não existam impedimentos documentais.

Cidades Atendidas

Rio Grande do Sul - RS
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.

Santa Catarina - SC
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.

Paraná - PR
Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.

São Paulo - SP
São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Goiás - GO
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.

Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Espírito Santo - ES
Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.

Minas Gerais - MG
Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.

Bahia - BA
Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.

Sergipe - SE
Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.

Alagoas - AL
Maceió, Arapiraca.

Pernambuco - PE
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.

Distrito Federal - DF
Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.

Mato Grosso - MT
Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.

Mato Grosso do Sul - MS
Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.

Paraíba - PB
João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.

Rio Grande do Norte - RN
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.

Ceará - CE
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.

Piauí - PI
Teresina, Parnaíba.

Maranhão - MA
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.

Tocantins - TO
Palmas, Araguaína.

Pará - PA
Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.

Amapá - AP
Macapá, Santana.

Roraima - RR
Boa Vista.

Amazonas - AM
Manaus, Parintins, Itacoatiara.

Rondônia - RO
Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.

Acre - AC
Rio Branco.

OK
Carregando

Carregando

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.

ENTENDI E FECHAR